'Os Curupiras' é atração no projeto Pôr do Som, na Estação das Docas

Grupo leva espetáculo de releitura de danças parafolclóricas à orla da capital paraense

O projeto Pôr do Som, na Estação das Docas, recebe o grupo Os Curupiras, nesta sexta-feira, a partir das 18h30. O espaço será tomado pelas danças parafolclóricas, na orla do Armazém 03. E a programação é gratuita.

Na Estação, o grupo vai mostrar o espetáculo de releitura de danças parafolclóricas e também trechos do espetáculo "História de Nazaré: o profanos que remete à fé", que é um espetáculo que conta a vivência dos personagens e locais que fazem parte do contexto do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

O grupo, que tem quase 20 anos de existência, busca se reinventar a cada apresentação, transformando-se em um forte e importante referencial de incentivo à expressão das raízes culturais paraenses.

O coordenador do grupo, Cleber Sandim, conta que realiza pesquisas a respeito das características da região amazônica, que são utilizadas nos shows e repassadas aos integrantes e ao público durante as apresentações artísticas das danças parafolclóricas.

O grupo surgiu em junho de 2000, após convite de uma professora para se apresentar na Praça da Republica. A partir daí, Cleber juntou seis músicos e dez dançarinos e formou o grupo que realizou a apresentação.

"Como depois dessa apresentação continuamos recebendo vários convites, demos continuidade no projeto que, neste mês, está completando 19 anos", diz o coordenador. De acordo com Cleber, foi em 2001 que o grupo passou a se chamar "Os Curupiras" e ganhou uma nova formação.

"O nome do grupo faz alusão à lenda do Curupira, uma figura do folclore brasileiro. E a representatividade do Curupira ocorre por meio da alegria e barulho que o grupo transmite ao público", ressalta.

Cleber Sandim contou que o grupo conta, atualmente, com a participação de aproximadamente 30 integrantes entre músicos e dançarinos. A sede do grupo fica no bairro da Cremação, onde, além de ensaios, ocorrem atividades de oficinas de danças folclóricas e apresentações artísticas ao longo do ano. O endereço da sede fica na Passagem Teixeira, 51. 

Agende-se:
Pôr do Som: Grupo Os Curupiras
Data: 14 de junho, às 18h30
Local: Orla do Armazém 3, na Estação das Docas (Boulevard Castilhos França, s/nº - Campina).
Programação gratuita

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!