CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Livro digital 'Crianças Unidas Contra o Coronavírus' é ferramenta didática sobre a pandemia

Disponível gratuitamente pela plataforma educacional Eduqbrinq, a obra teve a colaboração de profissionais da pedagogia, psicologia e infectologia

Enize Vidigal

As crianças podem entender sobre a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus e aprender as formas de se prevenir da Covid-19 de forma didática e atrativa. Esse é o intuito do livro digital "Crianças Unidas Contra o Coronavírus", disponibilizado gratuitamente em versão digital pelo projeto Eduqbrinq, no link: eduqbrinq.com.br/livrocorona.

O livro traz uma das aventuras da coleção “Turma do Zeca”, da plataforma Eduqbrinq, cujas aventuras se passam na cidade fictícia de “Brópolis”. Nessa nova história, os personagens vão para escola, mas encontram os portões fechados porque as aulas foram suspensas devido ao coronavírus. De início, elas confundem a expressão com “coronel”, pois não entendem o significado da palavra. Os personagens iniciam uma pesquisas sobre o assunto e o pequeno leitor vai entendendo junto com eles.

O livro fala das características do vírus, sintomas, grupos de risco, a crise mundial causada pela doença e os cuidados necessários para se proteger: lavar as mãos, evitar abraços e beijos, o uso de máscaras e álcool em gel, evitar aglomerações e manter o isolamento dentro de casa por enquanto, entre outros cuidados. As crianças da história decidem montar uma rede de informações a fim de alertar as crianças do mundo inteiro sobre o novo coronavírus.

image Roseane Lopes e Élder Márcio, autores da obra (Divulgação)

Os autores são os irmãos amapaenses Roseane Lopes e Élder Márcio, radicados no Pará. Ela é professora de Educação Física, arte-educadora e autora de 12 livros infantis, publicados pelo Eduqbrinq. Enquanto Élder Márcio é professor de canto e corais, pianista e cirurgião dentista. As ilustrações são de Brenda Failache, especializada em ilustração de livros, arte para games e animação.

O trabalho contou com a consultoria da psicóloga infanto-juvenil Julie Maranhão e da médica infectologista Liliam Rodrigues, além de uma equipe pedagógica formada por Roseane, Ana Cláudia Carvalho de Jesus e Norma Ney Tolksdorf Diniz. O projeto é coordenado por Luiz Paulo Lopes, responsável pela plataforma Eduqbrinq.

“O projeto Eduqbrinq é uma tecnologia educacional voltada para crianças de 6 a 12 anos. A partir do livro desenvolvemos várias temáticas transversais para fazer com que as crianças aprendam de forma mais divertida matemática e português. O livro é a primeira ferramenta do projeto educacional”, explica Luiz Paulo Lopes.

“Queríamos ter uma ferramenta que ajudasse as crianças a entenderem melhor o contexto da pandemia. O livro dá a noção para elas sobre o que está acontecendo e como podem se cuidar, mas de forma a motivá-las a não ficarem passíveis. As crianças também têm força”, avalia.

Segundo ele, algumas prefeituras do Brasil estão adotando o livro para orientar os alunos sobre a questão. O livro está sendo disponibilizado para famílias, escolas e instituições de todo o país, como uma contribuição para o enfrentamento da pandemia.

“Esperamos que nessa época de aulas suspensas e de isolamento social, as crianças e adolescentes tenham mais um material educacional de qualidade para estudar, brincar e aprender cada vez mais”, completa.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA