CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Neste domingo, Festival pela causa indígena com Anitta, Sting, Iza, Caetano, Gilberto Gil e outros

Ainda, artistas paraenses fazem live nas redes sociais pelo Make Music Day

Enize Vidigal
fonte

Live Shows

- Neste domingo, 21, o Make Music Day Brasil, evento mundial de engajamento musical que envolve 120 países com transmissões pelas redes sociais, traz 30 atrações paraenses, como Dayse Addario, Salomão Habib, Adilson Lima, Cizinho, Luis Rubão Andrade, Raydol Saldanha, Silvinha Tavares, Mário Mouzinho, Fé no Batuque, Flávia Hunter, Maurício Gomes, DJ Arthur the Black, Edvaldo Freitas, Márcio Farias, Violões da Amazônia e Paulinho Mururé, entre outros.

- Leo Santana apresenta a “Live Baile da Santinha Sunset” neste domingo, 21, a partir das 15h, com transmissão pelo canal oficial do cantor no Youtube.

- Jerry Smith e Márcia Fellipe se juntam em uma live de São João transmitida de Fortaleza, pelos canais oficiais do Youtube dos artistas, no domingo, 21, a partir das 17h. O repertório vem recheado de sucessos como "Quatro Sorrisos", "Troféu do Ano" e clássicos do São João para animar o domingão. Em 2018, eles lançaram juntos o hit “Quem me dera”.

- No domingo, 21, grandes nomes da música brasileira e internacional se unem para apoiar os indígenas sob ameaça do novo coronavírus. A "SOS Rainforest Live" contará com nomes como Sting, Anitta, Sandy, Iza, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Aurora, Jorge Drexler, Maná, Manu Chao, Gaby Amarantos, Tony Garrido e Maria Gadú. Ainda, participam líderes indígenas, como Sônia Guajajara e Dario Kopenawa Yanomami, ativistas ambientais, como Camila Pitanga, Oona Chaplin e Sebastião Salgado, e outros. No Brasil, a live será transmitida a partir das 16h, pelo YouTube e TikTok da entidade.

- Michel Teló prepara uma festa junina para o público ao lado da esposa, a atriz Thaís Fersoza. A live temática “O Arraiá do Teló” será transmitida pelo canal oficial do cantor no Youtube, no próximo dia 21 de junho, a partir das 13h30.

- O cantor pernambucano Ayrton apresenta lives temáticas semanais em homenagens a nomes consagrados e da nova geração da MPB. No dia 23 de junho, ele traz o repertório de Chico Buarque: Música e Poesia Atravessando Gerações; e em 30 de junho, com Os Grandes Cantores da Era de Ouro do Rádio.

- Pinduca canta os sucessos do carimbo em live show no próximo dia 24, às 16h, com transmissão pelo canal oficial do Youtube.

- Os Titãs estreiam uma live acústica com os sucessos do grupo no próximo dia 26, a partir das 20h, com transmissão pelo canal oficial da banda no Youtube. O show terá a participação especial de músicos do Instituto Anelo e vai arrecadar doações para o Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância (Crami-Campinas).

- Simone e Simaria farão uma nova live show com transmissão pelo canal oficial da dupla no Youtube, no dia 27 de junho, a partir das 16h30.

- Mariza Black, conhecida intérprete paraense de samba, realiza o “Samba Solidário da Black” no dia 27 de junho, a partir das 14h, com transmissão pelo canal oficial da cantora no Youtube.

- No dia 27 de junho, a cantora Karol Diva realiza a live “Arraiá da Diva” com transmissão pelo canal oficial do Youtube, a partir das 16h.

- A Turma do Pagode fará a “Live Show 3”, no próximo dia 27, às 19h, com transmissão direto de um cine drive-in no interior de São Paulo pelo canal do Youtube do grupo.

- A banda The Fevers realiza a primeira live show para celebrar os 55 anos de carreira. Será no próximo dia 27, às 18h30, com transmissão pelo canal oficial do Youtube.

- Milton Nascimento também se rende às live shows. O artista anunciou que fará a primeira transmissão ao vivo no dia 28 de junho, às 18h30. A programação será exibida no canal do YouTube do cantor.

- No mês do orgulho LGBTQIA+, Gloria Groove realiza a primeira live show no próximo dia 27, às 20h, com transmissão pelo canal oficial da artista no Youtube

- Daniela Mercury também anunciou a “Live do Orgulho” também em homenagem ao Dia Mundial do Orgulho LGBTQIA+, no dia 28, às 18h, em Salvador, com transmissão pelo canal oficial da cantora no Youtube.

- Primeira casa do projeto React Rio, a Jeunesse Arena, vai sediar grandes transmissões ao vivo nas próximas semanas. Dia 13 de julho, é a vez do Planet Hemp. O grupo se apresenta sem plateia física, e os shows serão transmitidos em seus canais no YouTube.

Infantil

- A plataforma online colorindoodia.com.br/, ação Colorindo o Dia, criada pela agência Purple Cow, oferece videoaulas de desenho às crianças, com os temas "Play na Criatividade" e "Qualquer Forma é Qualquer coisa", ministrados por artistas parceiros da Faber-Castell. O intuito é disponibilizar conteúdos divertidos e ensinar novas ferramentas para que as crianças consigam inundar a internet com positividade, do jeito que só elas sabem, desenhando.

- O Itaú Cultural continua oferecendo programação para criança e a família. No domingo, 21, tem aula de dança com Melina Sanchez, pedagoga e especializada em dança-educação. As postagens de todas as aulas são feitas sempre às 11h no site itaucultural.org.br e no canal oficial da instituição no Youtube.

- O Cartoon Network lança atividades digitais para crianças disponíveis no site do canal. A plataforma traz dicas de como as crianças podem se cuidar, inclusive aprender a lavar as mãos; vídeos tutoriais com lições de como desenhar os personagens favoritos; estímulos para se mexer; clipes dos melhores momentos dos shows favoritos; jogos online grátis no CN Games; e as crianças podem enviar os próprios desenhos na plataforma cnfanart.com/br/

- Nos domingos de junho, 21 e 28, a partir das 10h, a Viva e Deixe Vive promove Domingueiras de Histórias online especiais. A exibição será feita ao vivo, no canal do YouTube e Facebook da entidade. A ação contará com a participação dos voluntários Contadores de Histórias que atuam nas regiões de São Paulo, Brasília e Ubatuba.

- O projeto Fábricas de Cultura tem uma programação especial para as crianças nas redes sociais. No dia 25, às 17h, a programação é a África e suas diásporas. Por fim, a programação apresenta Histórias de Abraçamento: A Garota Silenciosa. Baseada no livro “O Silêncio de Júlia”, de Pierre Coran. A contação será transmitida pelo Facebook no último sábado do mês, dia 27, às 17h.

- A Editora Rocco abriu as inscrições para o concurso que irá escolher desenhos de crianças brasileiras para ilustrar a edição nacional do novo livro de JK Rowling, O Ickabog. Em uma ação mundial, a autora convidou pequenos do mundo todo a criar ilustrações para o livro físico e digital de cada país.  As inscrições vão até o dia 24 de julho e devem ser feitas exclusivamente pelo site livroickabog.com.br, onde estão disponíveis as informações sobre o regulamento.

- A série Crianças #EmCasaComSesc continua mantendo os pequenos ativos neste período de distanciamento social. A programação ocorre todos os sábados, ao meio-dia, com transmissão pelo YouTube do Sesc São Paulo e Instagram do Sesc ao Vivo.

Gastronomia

- Desde a sexta-feira, 19, até este domingo, 21, acontece a versão on line do Festival Fartura de gastronomia e cultura. São 160 atrações disponíveis no site farturabrasil.com.br, como vídeos de receitas e dicas de chefs, cursos e atrações de música e teatro.

Cinema, TV e Espetáculos

- O Theatro Municipal de São Paulo disponibilizou a íntegra da ópera “O Barbeiro de Sevilha”, de Gioachino Rossini, no canal oficial do Youtube. A história traz o Conde de Almaviva (tenor Anibal Mancini), que pede a ajuda do barbeiro Fígaro (barítono David Marcondes) para ver a amada Rosina (mezzo-soprano Luciana Bueno), mantida trancada em casa. A montagem de 2019 teve a direção e regência do maestro Roberto Minczuk e a direção cênica de Cleber Papa. Também estão disponíveis no canal as óperas “A Viúva Alegre” e “Rigoletto” e o espetáculo “A Biblioteca de Babel” com o Balé da Cidade de São Paulo, entre outros conteúdos.

- Epaminondas mantém as lives fixas às segundas-feiras, "Na Retréte com Epaminondas Gustavo", sempre às 18h, e às quintas-feiras, “Te Sóca em Casa que Tudo vai passar”, às 20h, com transmissão pelo Facebook e Instagram @epaminondasgustavo.

- O TeatroJá transmitirá 14 peças ao vivo com ingresso a R$ 10. Lilia Cabral, Paulo Betti e outros atores consagrados terão os espetáculos transmitidos pela plataforma Zoom. O primeiro, “Os Vilões de Shakespeare”, monólogo com Marcelo Serrado, estreia em 4 de julho. Ingressos à venda na plataforma teatropetragold.com.br/. Parte da arrecadação é destinada à assistência emergencial de famílias de técnicos e artistas de teatro de todo o Brasil.

- O público encontra no Festival Varilux Em Casa uma seleção de 50 filmes de edições anteriores do Festival Varilux de Cinema Francês com diversidade de títulos e gêneros gratuitamente, até o dia 27 de agosto. Há comédias (Amor à Segunda Vista), dramas (A Viagem de Fanny), filmes históricos (A Revolução em Paris; Cyrano mon Amour) e thrillers (Carnívoras). E ainda estão disponíveis seis longas de animação dublados ou legendados para as crianças assistirem sozinhas ou com a família: Abril e o Mundo Extraordinário; A Raposa Má; O Menino da Floresta; Asterix e o Domínio de Deuses; Asterix e a Poção Mágica e Um Gato em Paris. Para ver os filmes basta acessar o link: festivalvariluxemcasa.com.br e fazer um cadastro simples.

- A plataforma de cinema gratuito do Sesc São Paulo, o Sesc Digital, disponibiliza, a partir desta quinta-feira, 18, mais quatro filmes: o clássico franco-italiano “A Carruagem de Ouro” (1952), do francês Jean Renoir, sobre a estrela de uma trupe italiana do século XVIII, que conquista três pretendentes no Peru; o documentário intimista “Eu Sou Ingrid Bergman”, do sueco Stig Bjorkman, com entrevistas, cartas, diários e imagens inéditos da atriz; e as produções nacionais “Paulinho da Viola – Meu tempo é Hoje”, documentário dirigido por Izabel Jaguaribe com roteiro de Zuenir Ventura; e o infantil “Miúda e o Guarda-Chuva” sobre as aventuras de uma menina míope e imaginativa. Acesse sescsp.org.br/cinemaemcasa.

- O Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) está transmitindo lives com convidados vinculados a diversos setores de atuação no cinema entrarão na agenda do CEC, que desde 2015 realiza programações de debate sobre a cultura cinematográfica.

- O Itaú Cultural lançou o projeto Camarim em Cena, uma série de 16 entrevistas gravadas com personalidades do teatro, da dança, do circo e da música sobre o ofício dos atuadores, em diálogo aberto sobre suas formações e processos criativos. Acesse em  itaucultural.org.br.

- Distribuidores e exibidores de cinema se uniram para disponibilizar filmes inéditos toda quinta-feira, por meio da plataforma cinemavirtual.com.br. Cada sessão custa R$ 24,90 e vale por 72 horas. Os filmes podem ser assistidos em até três plataformas diferentes, entre celular, TV, computador, tablet. O objetivo é manter 10 filmes disponíveis.

- O Theatro Municipal de São Paulo disponibiliza gratuitamente a íntegra das gravações das nove sinfonias de Beethoven, realizadas pela Orquestra Sinfônica Municipal (OSM), no Theatro Municipal. Os conteúdos são publicados às segundas e quartas-feiras, no canal do teatro no Youtube.

Dança

- A programação da Lambateria Live traz às segundas-feiras, aulas de dança com o professor Jean Patrick. As transmissões ocorrem de segunda a sábado, das 22h às 23h, no Facebook da Lambateria.

image Jonathan Feio (Divulgação)

- O professor de Educação Física Jonathan Feio realiza a live de dança “Arraiá do JF” no próximo dia 24 com transmissão pelo canal oficial dele no Youtube, a partir das 19h. Ele promete botar o público para dançar ritmos juninos em casa.

Literatura

- A Bienal do Livro Rio traz os debates sobre cultura sociedade e literatura para o ambiente da web com o Café Digital. O ator, cineasta e escritor Lázaro Ramos participa no próximo dia 26, às 17h com transmissão pelo Instagram @bienaldolivro. Emicida e Gabriela Priori estarão na programação de julho. 

image Roger Lerina (Rafael Révi - Divulgação)

- O Instituto Ling traz na próxima terça-feira, 23, um debate sobre adaptações entre a literatura e o cinema com o professor e escritor Pedro Gonzaga e o jornalista cultural e crítico de cinema Roger Lerina. Eles analisarão obras marcantes, como Macbeth, de Shakespeare, com o filme homônimo do diretor australiano Justin Kurzel, estrelado por Michael Fassbender e Marion Cotillard. O bate-papo será transmitido ao vivo e gratuitamente a partir das 16h, mediante inscrição prévia pelo site institutoling.org.br. No dia 29, o Clube de Leitura do instituto traz o escritor Pedro Gonzaga comentando o livro “Nêmesis”, de Philip Roth.

- O autor Tiago Santos-Vieira disponibilizou dois livros de suspense de thriller psicológico de autoria dele para download gratuito durante a quarentena: “Dança das Bestas” e “Elos do Mau Agouro”. Basta acessar o site da editora c5livros.com.br.

- A Casa Mário de Andrade de São Paulo está com inscrições abertas para atividades literárias que irão acontecer durante o mês de junho. Os encontros do grupo seguem no dia 24, das 19 às 21h, pela plataforma Google Hangouts Meet. As inscrições podem ser realizadas até o dia do último encontro, 24. Para os participantes que obtiverem pelo menos 75% de frequência na atividade, haverá emissão de certificado. Para mais informações e se inscrever os interessados podem entrar no site casamariodeandrade.org.br.

- A Fan The Flame Concepts LLC lança sua quarta série de quadrinhos do título Neymar Jr. Comics. Intitulada de Inked: A Steady Hand (Uma Mão Firme, em português), a série está disponível gratuitamente para os mais de 3,1 milhões de seguidores da Neymar Jr. Comics pelo mundo. Para ler, basta acessar o site NeymarJrComics.com ou baixar o app oficial que está disponível tanto na Apple Store, para sistema iOs, e na Google Play, para sistema Android.

- Hilda Hilst faria 90 anos se estivesse viva. O Itaú Cultural disponibiliza no site da organização o conteúdo da 22ª mostra da série Ocupação, realizada em 2015, que teve a autora como homenageada. A plataforma traz fotos, vídeos, manuscritos, documentos originais sobre a trajetória dela, incluindo biografia e obras de autores relacionados.

- A Editora Mundo Cristão disponibilizou 18 audiolivros gratuitos no Deezer e Spotify: o best-seller de Gary Chapman, "As cinco linguagens do amor", "Novo Testamento" com texto da Nova Versão Transformadora (NVT); "O evangelho maltrapilho", "O anseio furioso de Deus", "O Peregrino", "Cristianismo descomplicado", "Louco Amor", "Ortodoxia", "Decepcionado com Deus", "Perdão Total", "O Deus que abre portas", "Jesus Copy", "Família indestrutível", "Formigas", "Discipulado", "Confissões", "Na jornada com Cristo" e "O impostor que vive em mim".

Arte e Cultura

- Neste fim de semana inicia o “Arrastão do Pavulagem, Arraial do Futuro”, evento digital que substitui a tradicional manifestação junina nas ruas de Belém. Serão realizados quatro cortejos virtuais nos domingos 21 e 28 de junho e 05 e 12 de julho, sempre às 10h, ao som da Banda Arraial do Pavulagem. As lives serão transmitidas pelo canal do Arraial do Pavulagem, no YouTube, com a participação de convidados, sendo que, neste primeiro cortejo, serão Patrícia Bastos e Allan Carvalho. Cada live terá um tema e, nesse primeiro será a brincadeira do boi na Amazônia e no Brasil e a do Boi Pavulagem e, ainda  haverá a levantação do mastro. 

Até 12 de julho, a programação segue com lives, podcasts e campanhas solidárias. Neste sábado, 20, às 16h, a seção “Oralidades” traz um bate-papo com os pesquisadores Ima Vieira, Aldrin Figueiredo e Ivânia Neves, respectivamente Doutores em Ecologia, História e Linguística sobre a construção de um Arraial do Futuro com a mediação do Doutor em Sociologia e Antropologia, Edgar Chagas Júnior.

- O Mapa dos Festivais promove uma série de lives chamada Festival de Histórias. São encontros com produtores de festivais por todo Brasil para contar boas histórias sobre seus eventos, a motivação por trás dos projetos e a relação com os artistas, público e com o local onde acontecem. As lives são transmitidas pelo Instagram @mapadosfestivias, e ficam disponíveis no IGTV. No dia 24, às 20h, a conversa é com Gustavo Sirotsky (Planeta Atlântida - RS/SC); dia 26, às 11h, Renée Chalu (Festival Se Rasgum - Belém) é a convidada.

- Artistas que integram o Clube de Colecionadores do MAM São Paulo abrem os espaços de trabalho em uma série de lives no Instagram do Museu de Arte Moderna de São Paulo (@mamoficial ). A programação do #LiveNoAteliê ocorre aos sábados, às 15h, com os curadores Eder Chiodetto e Felipe Scovino. No dia 27, o papo será com o fotógrafo paraense Guy Veloso.

- O FAMA Museu - Fábrica de Arte Marcos Amaro, instituição sediada em Itu, no interior de São Paulo -, promove uma série de ações e atividades culturais, artísticas e educativas em suas redes sociais. O público pode conhecer mais sobre o acervo extenso do Museu por meio de vídeos com os curadores Ricardo Resende e Ana Carolina Ralston. Ambos comentam trabalhos que integram a coleção e apresentam trajetórias dos artistas na série #ObrasComentadas.

Cursos e Oficinas

- A Fotoativa realizará duas oficinas virtuais em julho: “Fotografia encenada”, com Martin Pérez, do Uruguai, de 01 a 22 de julho, com cinco encontros coletivos, na quarta e quinta-feiras da primeira semana e às quartas das semanas seguintes, ao valor de R$ 200. E “Criação de portfólio para artistas visuais”, com Camila Fialho, de 6 a 18 de julho, com 6 encontros coletivos e um encontro individual, às segundas, quartas e sextas, de 10h às 12h. Nas duas oficinas, tem descontos de 10% no pagamento à vista e 20% para associados, além de haver uma bolsa integral a aluno sem possibilidade financeira.

- O BrLab, laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais, está com inscrições abertas à 10ª edição até o dia 06 de julho pelo site brlab.com.br. O evento acontece de 05 a 27 de novembro, com programação totalmente on line. Serão distribuídos R$650 mil em prêmios em parceria com a Vitrine Filmes, Globo Filmes e Projeto Paradiso, além de outros prêmios internacionais. Serão realizados os seguintes workshops: o principal para projetos selecionados em desenvolvimento, o de montagem para obras já filmadas, o de estratégias de audiência, e e o de treinamento de profissionais de distribuição, programação e marketing. Ainda, debates, palestras e masterclasses.

Editais e Concursos

- Estão abertas as inscrições Ao 15º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, que acontecerá de 3 a 10 de dezembro na rede Cinépolis – a previsão é que seja presencial. Poderão concorrer longas e curtas metragens de todo Brasil, além das categorias Curta Universitário de Trabalho de Conclusão de Curso, Filme Publicitário (este apenas para a Paraíba) e Videoclipe. Inscrições até 11 de agosto pelo site festaruanda.com.br.

- O Prêmio Cabíria, voltado a incentivar o protagonismo das mulheres no audiovisual, está com as inscrições abertas até 31 de julho pelo site cabiria.com.br. Este ano, a categoria “piloto de série documental” se soma às existentes nas edições anteriores: “longa de ficção”, “argumento infanto-juvenil de longa de ficção” e “piloto de série de ficção”. Cada categoria celebrará premiações para roteiristas negras e indígenas. Para participar os roteiros e argumentos devem ser de autoria ou coautoria feminina e as narrativas devem contar com pelo menos uma protagonista feminina. A taxa de inscrição é de R$ 80 com valor promocional a R$ 50 até 10 de julho. Até dia 15 de julho, roteiristas negras, indígenas e mulheres trans poderão requisitar inscrições gratuitas.

- Até 31 de julho de 2020, a Nave Gris Cia Cênica receberá obras de bailarinas(os), coreógrafas(os), performers e artistas do audiovisual de todo o país que exploram a linguagem videodança. As produções selecionadas estarão na GIRA - Mostra Nave Gris de Videodança, que tem previsão de estreia para o segundo semestre deste ano, na cidade de São Paulo. Tanto o regulamento da mostra como o formulário para inscrições estarão disponíveis a no site navegris.com.br. O resultado dos selecionados será divulgado em 31 de agosto.

- Até o dia 30 de agosto, estão as inscrições para a 28° edição do Festival Mix Brasil da Cultura da Diversidade, considerado o maior evento cultural com foco em filmes relacionados com a sexualidade em suas diversas formas de expressão da América Latina. As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://bit.ly/mixbrasil2020. Em 2020, a programação ocorre de 11 a 22 de novembro.

- O Sindtifes lança o edital do II Prêmio de Literatura. O sindicato segue no intuito de incentivar a verve literária dos técnicos-administrativos sindicalizados da UFPA, Ufra, Ufopa e Unifesspa. Poderão participar todos os técnico-administrativos da UFPA, Ufra, Ufopa e Unifesspa, Fadesp e EBSERH, devidamente sindicalizados; com trabalhos escritos em língua portuguesa. As inscrições vão até 31 de agosto, pelo site da instituição.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA