Vanessa da Mata retorna a Belém com referências ao Modernismo; saiba quando é o show
Após cinco anos, a intérprete de “Amado” se apresentará na capital paraense, desta vez, com show “Vem Doce”. Vanessa da Mata canta no próximo sábado, na Assembleia Paraense

Após cinco anos, Vanessa da Mata está de volta a Belém. Agora, a artista volta aos palcos da capital paraense com o espetáculo "Vem Doce", inspirado no seu último álbum homônimo, lançado no ano passado. A apresentação com direção assinada por Jorge Farjalla é uma comemoração aos 20 anos de carreira da cantora e acontecerá no sábado (23), às 21 horas, na Assembleia Paraense (AP), com a banda formada por Maurício Pacheco, Rodrigo Braga, Magno, Gil, Caio e Pedro.
A homenagem ao último trabalho de Vanessa será repleta de momentos marcantes ao público. Além dos clássicos da carreira, como "Amado" e "Não Me Deixe Só", a cantora chega a Belém com as suas novas canções em um show dividido em três atos. Unindo as músicas recentes às mais antigas, a cantora-compositora agora reimagina seus trabalhos para o contexto criativo do projeto, revisitando momentos da sua trajetória musical.
Em entrevista ao O Liberal, a artista adiantou sobe ao palco com sua expressão de compositora e escritora ainda mais marcante. Segundo a mato-grossense, o público terá surpresas ao longo do show separado em três partes. "A força da mulher que me descobriu com o outro, que junto com ela me lançaram Chico César, também vivem fortemente nesse espetáculo. 'Onde ir',
'Amado', 'Ainda bem' e 'Boa sorte', cantada de uma maneira onde se percebe mais a melodia e letra", diz.
Comemorar os 20 anos de carreira com este projeto repleto de sucessos que marcam a trajetória dos fãs é uma das maiores felicidades da cantora. Para a artista, é ainda mais especial poder retornar à capital paraense com o "Vem Doce".
"Eu sempre fico muito feliz em ver Belém, voltar à essa cidade que, para mim, é uma ilha diferente, cercada da magia da natureza. Praticamente agradeço todos os dias da minha vida por compor melodias e letras que alcancem tantas pessoas e fazem sentido, aliviam, embalam. Já seria lindo escrever. Ter a sorte e dom para embalar tantos milhões é mais sagrado ainda."
Cenário modernista
Cada parte do show terá um cenário diferente, inspirado em grandes nomes do modernismo brasileiro, movimento que marcou o país durante a primeira metade do século XX. Oswald de Andrade, Lina Bo Bardi, Hélio Eichbauer estão entre as várias referências usadas para abrilhantar o espetáculo da cantora.
"Na pandemia, fui com os filhos para o interior do Mato Grosso e ficarmos com minha mãe. Encomendei telas por correio e comecei a pintar incessantemente. Mergulhei nos poemas e movimentos da Lina, Oswald de Andrade, que também trazia uma linguagem muito forte na minha casa. Sempre tive fascinação por arquitetura modernista. Tenho fascinação por esse movimento da música, pintura, escrita. Hélio Eichbauer já tinha feito meu cenário e sempre fui doida com a arte dele", conta Vanessa.
Fãs estão animados
A também cantora de MPB Mel Chaves, de 18 anos, vai presenciar a artista na apresentação na capital. Em entrevista à Redação Integrada de O Liberal, Mel contou não saber exatamente quando começou a ser fã de Vanessa, mas sua vida é marcada pela lembrança de quando ouvia a canção "Boa Sorte", na infância, e "Amado", na adolescência.
"Além de letras lindas, a voz dela é sem igual. É o primeiro show que eu vou e as expectativas são as maiores possíveis! Conversei com alguns amigos que já foram em shows anteriores e todos dizem que é um show com uma energia muito boa, que ela brilha no palco."
Um dos passatempos da cantora paraense é ir a shows e poder presenciar os artistas que admira de perto. Para ela, a experiência de ver todo mundo aguardar para ver o artista e cantar as músicas é algo incomparável. Como Vanessa da Mata é uma das inspirações na carreira de Mel, a sensação maravilhosa "triplica".
“Ela, sem dúvidas, é uma referência. Ela tem algo que é muito particular quando canta. É potente, mas, ao mesmo tempo, traz uma suavidade. Me ajudou na minha trajetória a entender que eu posso explorar várias áreas dentro da música com minha voz.
Vanessa teve forte influência na carreira da jovem. Ela garante que, entre outros cantores, a artista é uma grande referência em sua vida: "Ela tem algo que é muito particular quando canta. É potente, mas, ao mesmo tempo, traz uma suavidade. Me ajudou na minha trajetória a entender que eu posso explorar várias áreas dentro da música com minha voz".
VEJA MAIS
Mel está bastante animada para ver, pela primeira vez, a artista de perto. Por ter canções de Vanessa que marcaram sua vida, existem algumas que estão entre as favoritas e que ela espera poder ouvir no show de sábado. "Sem dúvida as músicas que eu vou colocar a mão no peito e cantar como se não houvesse amanhã são 'Amado', 'Só Você e Eu' e 'Não Me Deixe Só'", garante.
Veja a homenagem de Mel para Vanessa:
Serviço
Vanessa da Mata em Belém
Data: Sábado, 23 de março
Horário: 23 horas
Local: Assembleia Paraense. Av. Almirante Barroso, 4614 - Souza, Belém
Ingressos: Bilheteria digital do show de Vanessa da Mata. R$ 120 (meia-entrada e meia solidária) e R$ 200 (camarote)
(*Juliana Maia, estagiária sob supervisão do Coordenador do Núcleo de Cultura de Oliberal.com, Abílio Dantas)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA