Trio Igarité faz show com releitura livre de clássicos da Tropicália

Sucessos do movimento que marcou a música brasileira há 50 anos estão na programação do show

fonte

Passado o Carnaval, o Trio Igarité volta ao espaço de arte e gastronomia Casa do Fauno, em Belém, para revisitar o repertório da Tropicália, o movimento musical criado no Brasil há mais de 50 anos, com gritos e sussurros, guitarras elétricas, som eclético e vocação para causar polêmica. O show será neste sábado (9), a partir das 22 horas, com ingresso a R$ 15.

O show “Trio Igarité toca Tropicália e outros sambas” será também instrumental, no qual os virtuoses do grupo interpretarão temas como “Panis et circenses” e  “Baby”, dentre outros compositores do movimento, como o “Samba de uma nota só”,  “Desafinado” e até composições do Beatles.

Misturar conceitos, referências e sonoridades era, de fato, especialidade dos tropicalistas, liderados por Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tom Zé, Torquato Neto e Capinam, dentre outros. Em seu “Livro de Ouro da MPB” (Ediouro, 2003), o crítico e pesquisador Ricardo Cravo Albin lembra que “a estética do Tropicalismo ressaltava os contrastes da cultura brasileira, como o arcaico convivendo com o moderno, a cultura de elite com a cultura de massa. Foi assim que absorveu vários gêneros musicais como samba, bolero, frevo, música de vanguarda erudita e o pop-rock nacional e internacional, mas também as inovações da Jovem Guarda, como a incorporação da guitarra elétrica. E, dentro dessa mesma linha, buscou apropriar-se poeticamente de disparidades, que iam de Brasília a Carmen Miranda, da ‘palhoça’ – a habitação rústica do nosso Brasil interiorano – ao legado do Movimento Modernista de 1922”.

“Nesse contexto musical multifacetado da Tropicália, nossa ideia é desenvolver temas de jazz a partir das melodias, todas muito conhecidas do público, e interferir nesses temas com nossos improvisos e com nossos solos de bateria, baixo e guitarra”, diz o contrabaixista Maurício Panzera. Além dele, a formação do Igarité para o show inclui André Macleuri na bateria e a participação especial de Marcelo Viana na guitarra. “Como de hábito, abriremos espaço para canjas”, diz o músico.

Panzera adianta que o show “Tropicália” será ainda mais instrumental que o que homenageou Tim Maia, com casa cheia e público interagindo a cada canção. O motivo, ele diz, é que as letras dos tropicalistas são mais complexas que as de Tim e também menos conhecidas, o que decerto vai diminuir a participação direta da plateia ‘nos vocais’. “Mas tudo bem! Embora a ênfase do show vá ser no instrumental, acreditamos que mesmo assim devem rolar trechos cantados. Ficaremos abertos para isso. Não vamos podar o público”, promete.

Serviço:

Trio Igarité toca Tropicália e outros sambas
Local: Casa do Fauno - Rua Aristides Lobo, 1061, Reduto, Belém
Data: 9 de março de 2019, sábado, 22h
Ingresso: R$ 15
Informações: (91) 99808-2322

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA