Neguinho da Beija-Flor e Will Love são atração no aniversário do instituto de Zeneida Lima

A instituição completa 20 anos atendendo crianças carentes de Soure

Enize Vidigal

Neguinho da Beija-Flor e Will Love (Gang do Eletro) se apresentam neste sábado, 7, em Soure, no show em comemoração ao aniversário de 20 anos do Instituto Caruanas do Marajó Cultura e Ecologia, fundado e coordenado pela pajé Zeneida Lima.

A entidade atende atualmente 240 crianças com ensino regular do jardim ao 5º ano, educação ambiental e aulas de artesanato, música, esporte, informática e lazer. Neguinho é amigo de longa data de Zeneida. Em 1998, ela inspirou e foi a estrela principal do desfile campeão do carnaval carioca, da Beija-Flor de Nilópolis, sob o tema "O mundo místico dos Caruanas nas águas do Patu-Anu".

Neguinho chega a Soure pela manhã. A volta dele à cidade marajoara é o cumprimento de uma promessa que fez à pajé para ir puxar o hino do instituto, chamado Hino Aguaguara, composto por ela, durante o desfile escolar, que acontece no final da tarde, no centro da cidade.

"O Instituto Caruanas é um projeto maravilhoso que a dona Zeneida faz com as crianças. É um projeto exemplo para o Brasil. Vou estar lá com muito prazer", comemora o sambista, que viaja com a banda dele. O show inicia por volta das 22 horas, em um palco armado pela prefeitura no centro de Soure. Ainda, na ida ao Marajó, Will Love anuncia que fará uma oficina de música eletrônica para os alunos do instituto.

Neguinho disse a O Liberal que vai cantar sambas-enredo famosos e sucessos como "Nega Ângela" e as novas músicas "Vovó Filé", "Meu Amar é Assim", "Ricardão Ciumento" e "Amor do Mau Caminho". O cantor já esteve antes em Soure, inclusive, na fundação da escola, após a Beija-Flor ter sido vitoriosa na Marquês de Sapucaí. "Adorei a cidade e agora estou indo novamente com esse projeto dela maravilhoso".

Na abertura da programação, serão exibidos depoimentos de celebridades em um telão, como de Dira Paes, Fafá de Belém, Leila Pinheiro, do compositor e multi-instrumentista Egberto Gismonti, entre outros.

Na volta a Belém, Neguinho da Beija-Flor se apresenta no domingo, 8, na sede do Rancho Não Posso Me Amofiná, a partir das 17 horas, para o show de arrancada do Carnaval 2020, que terá como tema a cidade de Abaetetuba. O evento terá as participações de Mariza Black, Grupo Cabanagem, Nega Rô, Moisés Fidelidade e Mestre Cavalo. "Gosto muito de Belém. Fico feliz porque o povo é maravilhoso e receptivo e a culinária é maravilhosa", comemora o sambista.

Fundada em 21 de julho de 1999, junto com a escritora Racquel de Queiroz, com o nome inicial de Associação Cultural Beneficente Caruanas do Marajó, a instituição foi transformada em organização não-governamental e passou a ter o atual nome no ano de 2003. O objetivo foi levar educação e cultura para crianças dos bairros mais carentes da cidade, Bom Futuro e Puá.

"O Criança Esperança (da Globo) já nos ajudou oito vezes", recorda agradecida. "Já passaram pela instituição quase 3.100 crianças que tiveram educação de base. Elas aprenderam a fazer crochê, tricô e cerâmica nos projetos da instituição e, hoje, vivem disso. Outras foram para Belém terminar de estudar, fizeram faculdade. A gente fica feliz de dar alguma coisa para essas crianças pobres do Marajó, como eu fui, para se tornarem cidadãos honestos", declara Zeneida.

Além de ser um dos mais importantes ícones da cultura amazônica, Zeneida Lima é uma artista de muitas facetas: escritora e compositora. Ela possui mais de 130 composições com temas alusivos ao meio ambiente. Na comitiva que chega ao Marajó, estão o badalado produtor de audiovisual Léo Platô (Sampleados) e a publicitária e produtora artística Meg Martins.

Eles irão iniciar a produção de três videoclipes para o lançamento nacional da carreira de Zeneida como cantora. Meg antecipa que as músicas terão as produções dos grandes Luiz Pardal, Manoel Cordeiro, Jacinto Kawage e Will Love. "Artistas nacionais de peso estão sendo convidados para gravar com a Zeneida, além de artistas locais", revela Meg.

Música
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!