MENU

BUSCA

Naieme apresenta a força da ancestralidade em novo show

Artista mostra show inédito no noite desta sexta-feira (15) no Teatro do Sesi, a partir das 20h

O Liberal

Retomando a ancestralidade indígena e quilombola, a cantora Naieme apresenta show trazendo à tona toda essa história e influência na noite de hoje (15), no Teatro do Sesi, com ‘O canto de Maery’, a partir das 20h. A apresentação terá distribuição de ingressos gratuitos e transmissão pelo canal do Youtube do Teatro do Sesi Pará. Os interessados em adquirir os ingressos podem ir a bilheteria do teatro das 9h às 18h, até encerrarem os ingressos.

A cantora, que ficou conhecida pelo nome Nanna Reis, fez um resgate das suas raízes e resolveu se intitular Naieme. A apresentação criada pela cantora e compositora promove o resgate das tradições indígenas e afroamazônicas valorizando o protagonismo feminino. A artista conecta essas ancestralidades com a influência artística mesclada às nuances da música brasileira. No repertório estarão oito músicas autorais.

"Eu sou uma mulher marajoara e retomada indígena. Sou natural de Salvaterra. Na minha família é muito forte essa coisa da cultura, das nossas raízes ancestrais, os traços indígenas, essas palavras, as comidas, as histórias, as lendas fazem muito parte da minha vida e do meu trabalho artístico. Esse show traz essa conexão com Maery, que é o nome indígena de Belém. E é o canto de Maery porque é o canto da cidade de Belém", explica Naieme

A banda que acompanhará Naieme é totalmente composta por mulheres. A direção e os arranjos são de Camila Alves, Sara Moraes toca o violino, Ludhiana Vigário fica no baixo acústico e Katarina na percussão. "Essa é a primeira edição deste show. É um show inédito. Vai ter um quarteto de cordas, muito lindo, mulheres incríveis musicistas, que eu admiro de mais. É um prazer tocar com elas", afirma Naieme.

O show “O Canto de Maery” foi criado para resgatar as tradições indígenas e do protagonismo feminino. Maery é o nome indígena de Belém, um dos berços da grande nação Tupinambá. “Maery”, “mairi” e suas variações no tupi e nhaangatu significam “cidade”. Nas composições, Naieme tenta imprimir as forças ancestrais das etnias tikuna, dessana, marajo, samaúma e da nação Tupinambá.

Naieme é cantora e compositora paraense, graduada em licenciatura plena em música pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Com mais de oito anos de carreira, ela tem previsão de lançar um novo EP até o final deste ano, que vem sendo produzido pelo renomado produtor musical Paulinho Dafilin, conhecido por trabalhar com nomes da música popular brasileira como, Maria Bethania, Zeca Pagodinho, Jair Rodrigues, e outros.

O show de Naieme integra o projeto “Cultura de Fé” que reúne espetáculos de música paraense e intervenção urbana que leva arte e luzes para a fachada do prédio do Teatro do Sesi, localizado na avenida Almirante Barroso. Todos os shows musicais serão transmitidos ao vivo pelo canal  youtube.com/teatrodosesipara. 

Agende-se

Show ‘O Canto de Maery’

Horário: 20h

Local: Teatro do Sesi, localizado na Avenida Almirante Barroso, esquina com a avenida Doutor Freitas

Distribuição gratuita de ingressos das 9h às 18h na bilheteria do Teatro

Transmissão pelo canal do Youtube do Teatro do Sesi Pará

Música