CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Músico mexicano Celso Piña, o "rebelde" do acordeão, morre aos 66 anos

Piña colaborou com uma série de artistas de rock mexicanos e, em 2002, teve o disco solo "Barrio Bravo" indicado ao Grammy Latino

Reuters
fonte

O músico mexicano Celso Piña, conhecido como o "rebelde do acordeão" por misturar estilos ecléticos com a cúmbia tradicional colombiana, morreu nesta quarta-feira (21), aos 66 anos, após um ataque cardíaco em sua cidade natal, Monterrey. A informação foi repassada pela gravadora do artista, La Tuna Records.

Com interesse em gêneros que iam desde o ska ao hip-hop, Piña colaborou com uma série de artistas de rock mexicanos, incluindo Cafe Tacvba, Lila Downs, e Julieta Venegas. Em 2002, seu disco solo "Barrio Bravo" foi indicado ao Grammy Latino. 

O compositor e cantor começou a tocar música com seus irmãos durante a infância em Monterrey, cidade próxima à fronteira norte com os Estados Unidos. Ele só começou no acordeão quando já se aproximava dos 30 anos, e, ainda em Monterrey, aprendeu o famoso estilo vallenato colombiano, central no dançante ritmo da cúmbia. 

"Ninguém pode resistir à cúmbia", escreveu Piña em seu último tuíte antes de sua morte, que ocorreu antes de uma série de shows planejados nos Estados Unidos, um dos 30 países pelos quais excursionou, de acordo com seu perfil na plataforma de streaming de música Spotify. 

"O rebelde do acordeão nos deixou. Sua música uniu culturas latino-americanas e cativou americanos", escreveu a Embaixada dos Estados Unidos no México no Twitter. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA