Mateus Aleluia e Kaê Guajajara são atrações no primeiro dia do Festival Psica 2023

A 11ª edição do festival é considerada a maior de todas e é a primeira a ocorrer em dois espaços de Belém, Cidade Velha e Mangueirão

Lívia Ximenes
fonte

O bairro da Cidade Velha, em Belém, recebe programação especial nesta sexta-feira, 15. O Festival Psica 2023 chega com atrações gratuitas e abertos ao público a partir das 16h30. O primeiro dia de evento recebe Mateus Aleluia, Kaê Guajajara, Amazônia Jazz Band e Orquestra Som de Pau Oco, entre outras atrações.

VEJA MAIS

image Aposta Psica abre seletiva para novos talentos da música na periferia da Amazônia paraense
Os músicos interessados podem se inscrever até dia 18 de novembro de forma online e gratuita

image Psica 2023 libera line up com mais de 60 atrações em edição inédita no Mangueirão
Jorge Ben, Alcione, Mc Tha, Gang do Eletro, DJ Zek Picoteiro, aparelhagens e mestres da cultura estão entre os destaques do festival

image Lollapalooza 2024 anuncia programação por dia; Blink-182 se apresenta na sexta-feira
O festival acontece nos dias 22, 23 e 24 de março e conta com Blink-182, Arcade Fire, Paramore, Limp Bizkit, Titãs, SZA e Sam Smith como atrações principais

Esta é a 11ª edição do festival, que conta com mais de 60 artistas no line-up. Na abertura do evento, os palcos ficam no píer da Casa das Onze Janelas, Praça Frei Caetano Brandão, Praça do Carmo e Praça do Relógio.

Idealizado pelos irmãos Jeft e Gerson Dias, o Festival Psica nasceu na Cidade Velha, em Belém. “O festival é com muita sinceridade que leva toda essa diversidade amazônica, porque a gente faz parte disso, a gente nasceu nisso, a gente é criado dentro dessa história toda”, fala Jeft.

A valorização da cultura local é marca registrada do festival, assim como a cultura nacional. Neste ano, o primeiro dia de festa desfruta das apresentações do baiano Mateus Aleluia e da maranhense Kaê Guajajara. Para Jeft, essa é uma forma de exaltar a arte brasileira e receber público de outras regiões.

“É uma forma de a gente pegar e botar o que é nosso, a nossa cultura, a nossa forma de fazer cultura lá em cima para todo mundo ver e ficar curioso para ver o que é isso e procurar tentar entender. A gente está recebendo muita gente de outros estados, de outras regiões. A região norte está toda em peso aqui com a gente. Isso é uma grande celebração da nossa cultura. É um grande momento que a gente está ali ajudando a botar em destaque o que está sendo produzido aqui há anos e anos”, explica Jeft.

Cerca de 80 mil pessoas são esperadas no primeiro dia de Psica, de acordo com Gerson Dias. O idealizador explica que essa média se dá devido à experiência em outros eventos do tipo e ao tamanho do espaço na Cidade Velha.

Mateus Aleluia é cantor, compositor e pesquisador. O artista é remanescente do grupo Os Tincoãs, considerado o primeiro a expressar de forma musical e linguística a herança dos povos africanos que estiveram no Brasil. Em 2021, Mateus recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano - dado pelo seu reconhecimento como autoridade cultural.

O cantor e compositor considera um privilégio estar na Amazônia e participar do Psica. “Hoje em dia, ela [a Amazônia] é encarada como um ponto de convergência a todos aqueles que procuram, realmente, a essência do meio ambiente - eles não podem, de forma nenhuma, desassociar da imagem da Amazônia. Eu me sinto agraciado, me sinto voltar a tudo aquilo que a gente se esquece que é: esse Brasil tão indígena, esse Brasil que se tornou tão africano”, diz.

Nascida em Mirinzal, no Maranhão, e criada no Complexo de Favelas da Maré, no Rio de Janeiro, Kaê Guajajara é cantora e compositora. Com mais de 40 músicas lançadas, a rapper é fundadora do Coletivo Azuruhu, selo artístico de incentivo à Música Popular Originária.

Gerson fala que o primeiro dia é sobre raízes e culto à ancestralidade, e a presença de Mateus e Kaê é uma maneira de abençoar e abrir caminhos. “A gente se entende como festival preto, periférico e amazônida, e nossa curadoria não poderia ficar longe disso”, pondera.

Durante o primeiro dia, o público também pode prestigiar o espetáculo da Amazônia Jazz Band e a Orquestra Som de Pau Oco, com participação dos mestres de carimbó Juricema Abaziteira, Nazaré de Ó, Lourival Igarapé, Cizico e Nazaré Pereira. As aparelhagens Lendário Rubi e Ouro Negro marcam presença na Praça do Relógio.

Além disso, a abertura do Psica recebe a Banda Afro Axé Dudu, Aldo Sena, Mestre Curica, Mestre Solano, Clube da Guitarrada, Banda Mastodontes, Lambada Social Clube, Flor de Mururé, Fé no Batuque e DJ Iury Andrew.

"Vai ser muito maluco, vai ser uma virada cultural ali na Cidade Velha”, diz Jeft Dias.

VEJA MAIS

image Jão e Gloria Groove são confirmados no Rock in Rio 2024; confira
O festival acontece no Rio de Janeiro, em setembro de 2024, e celebra os 40 anos do evento

image Imagine Dragons e Lulu Santos são confirmados no Rock in Rio 2024
Novas atrações do festival foram confirmadas nesta quinta-feira (23). Line-up já conta com Ed Sheeran, Ne-Yo e Ludmilla

image Pianista prodígio Andres Costa faz primeiro recital solo neste domingo (17), em Belém
Andres ficou famoso quando seu vídeo tocando Beethoven viralizou. O pequeno músico já participou do quadro “Pequenos Gênios” no programa “Domingão com Huck”.

A programação desta sexta está prevista para iniciar às 16h30, no Açaí Biruta, com a concentração do Cortejo Encantado. O cortejo é movido pela cultura popular amazônida com aproximadamente 100 brincantes, entre eles batuqueiros, baianas, representantes das tradições de matriz africana, grupos parafolclóricos, atores e carnavalescos. A saída está programada para às 18h.

O Festival Psica 2023 terá cinco palcos: Güera, Rio Voador, Megazord, Kabana do Gerso e Karretinha. O Megazord é exclusivo para os shows das aparelhagens Lendário Rubi e Ouro Negro (sexta-feira, 15), Tudão Crocodilo (sábado, 16) e Carabao (domingo, 17).

O show de Kaê Guajajara está marcado para às 19h45, no palco Rio Voador. Enquanto isso, a apresentação de Mateus Aleluia deve iniciar às 20h40, no palco Güera.

Essa é a maior edição do evento e a primeira que ocorre no Mangueirão. A programação no estádio será nos dias 16 e 17 de dezembro, sábado e domingo, e tem Jorge Ben Jor e Alcione. No palco Güera, Jorge Ben Jor se apresenta no sábado. No domingo, é a vez de Alcione encantar o público no palco Rio Voador com participação especial de MC Tha. Ingressos à venda.

O Festival Psica 2023 é patrocinado pelo Ministério da Cultura (MC), Petrobras e Nubank, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Rouanet. Budweiser, Beats, Fundação Cultural do Pará (FCP), Kenner, White Horse, Secretaria de Cultura do Estado do Pará (Secult-PA) e da Fundação Cultural de Belém (Fumbel) também são parte do time de apoiadores do evento.

O terceiro lote de ingressos para o festival está disponível no site e os valores variam entre R$ 100 a R$ 320.

Serviço

Festival Psica 2023 - Programação gratuita

Data: 15 de dezembro

Horário: a partir das 16h30

Local: Cidade Velha

Festival Psica 2023 - Programação paga

Data: 16 e 17 de dezembro

Horário: a partir das 17h

Local: Estádio Olímpico Edgar Proença - Mangueirão (Rodovia Augusto Montenegro, s/n - Km 03 - Mangueirão - Belém, Pará)

Ingressos à venda no site.

(*Lívia Ximenes, estagiária sob supervisão do Coordenador de Cultura, Abílio Dantas)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA