Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Há 30 anos, programa 'Roberto Carlos em Detalhes' celebra a paixão dos paraenses pelo Rei

Nas comemorações dos 80 anos do maior cantor do Brasil, ouvintes falam da relação de amor com o programa campeão de audiência da Rádio Liberal

Caio Oliveira

Todos os dias pela manhã - exceto aos domingos, que é dia de missa - Fátima Silva, de 54 anos, acorda e liga o aparelho de som já sintonizado na Rádio Liberal. O dia da esteticista, moradora do bairro da Condor, só começa bem se ela ouvir a voz do grande amor de sua vida no programa “Roberto Carlos em Detalhes”. 


“Escuto todo dia as músicas no programa, e quando não, ouço meus CDs ou no Spotify. Mas mesmo no domingo, quando eu não ouço o rádio porque vou pra igreja, eu mando minha mensagem de bom dia pro programa pelo celular”, conta Fátima, cuja dedicação pelo maior cantor do Brasil, de quem ela se considera “eterna noiva”, acompanhou a evolução da música, começando ainda menina, nos discos de vinil, até a era dos serviços de streaming. Nesse tempo todo, a única constante foi o programa que, desde 1991, está no ar ininterruptamente, sendo um dos mais longevos dedicados exclusivamente ao Rei Roberto em transmissão.

Atual apresentador do "Roberto Carlos em Detalhes", Alcyr Cruz trouxe inovações para programa da Rádio Liberal (Tarso Sarraf)

Outro que todo dia amanhece escutando a voz do Rei - que celebra seus 80 anos nesta segunda-feira, 19 de abril - é Alcyr Cruz, apresentador do programa Roberto Carlos em Detalhes, que vai ao ar de segunda-feira a domingo, das 6h às 8h. Alcyr tem a missão de selecionar dentre as 1.352 canções de Roberto que estão no acervo da Rádio Liberal  - entre inéditas, apresentações ao vivo e regravações em outros idiomas - aquelas que vão ao ar todas as manhãs, além de interagir com os inúmeros fãs do programa e do ícone da música brasileira. “Na primeira meia hora no ar, recebo em torno de 2.500 mensagens pelo WhatsApp, com pessoas mandando bom dia, pedindo canções, enfim, as mais diversas mensagens de carinho”, conta o radialista que há sete anos comanda o programa.


Segundo Alcyr, o público feminino domina a audiência. “É 80%, por aí. A maioria são mulheres acima dos 40 anos”, avalia o radialista, comentando que, não por acaso, a canção mais pedida é justamente “Mulher de 40”, lançada em 1996; “Eu tento deixar a programação variada para não ficar repetitivo, mas essa música, eu tenho que tocar essa duas vezes na semana”, brinca. Dentro dessa faixa da audiência, Fátima é uma dessas mulheres do Rei que ama a canção, apesar de sua favorita ser “Cartas de Amor”, gravada em 1984. “Eu lembro muito do meu pai quando escuto essa música. Hoje em dia, as cartas de amor são as fotos, e eu escuto a música, olho para as fotos e me emociono”, explica.

Fatima Silva mostra ingresso para show de Roberto Carlos. Paixão resultou em amizade com produção do cantor, que envia brindes para a paraense (Thiago Gomes)


Amor que atravessa gerações


A relação familiar marca a fidelidade do público e a longevidade do programa, com o carinho por Roberto Carlos sendo transmitido como uma herança. Alcyr Cruz conta que muitas pessoas comentam como escutavam as canções quando eram levadas de carro para a escola pelos pais, e a paixão pelo cantor foi se associando a uma memória afetiva. No dia que recebeu a reportagem de O Liberal, Alcyr pediu para que os ouvintes enviassem mensagens sobre a relação deles com o programa, contando um pouco dessas histórias de amor embaladas pela voz de Roberto.


“Bom dia, Alcyr Cruz. Sou Marilene Dias, de Abaetetuba. Estou ligada todas as manhãs na rádio Liberal FM. Minha história com as músicas de Roberto Carlos é feita de muito amor,  mas um amor que transcende qualquer romance. Minha amada mãe, em sua última etapa de vida ao nosso lado, foi acometida pelo Alzheimer. Então, os papéis se inverteram: de mãe, passou a ser filha, cuidada com muito carinho, tanto que procurávamos encontrar maneiras de trazê-la sempre à lucidez. E uma das formas que encontramos foi a música. Em especial, músicas católicas, do Roberto Carlos, o qual ela gostava muito e, por graça de Deus, tem muitas músicas religiosas gravadas. Aí encontramos a junção perfeita para deixar minha mãe feliz em seus momentos de lucidez. No hospital, durante a visita dos médicos, eles não interrompiam quando cantávamos junto com ela as músicas religiosas de Roberto Carlos porque ficavam admirados. Então, essa é minha história: manter perto de nós, com as músicas do Roberto, o nosso bem mais precioso: nossa mãezinha”, disse a ouvinte em uma das milhares de mensagens.

Redes sociais serviram para aproximar ouvintes da produção do programa (Tarso Sarraf)

Segundo Edmilson Mota, coordenador de programação da Rádio Liberal que estava lá quando tudo começou, Roberto Carlos em Detalhes foi criado em julho de 1991, como uma das ideias de Ronaldo Maiorana, à época, diretor do veículo, para renovar a programação. De lá para cada, o sucesso do programa foi tanto que, quando veio se apresentar em Belém, o Rei deu um agrado exclusivo para os ouvintes paraenses. “Ele gravou uma vinheta para a gente, inclusive. Ele não grava para rádio nenhuma, mas para cá, ele gravou”, conta Edmilson, imitando a voz do ícone: “Roberto Carlos, é uma boa, na Rádio Liberal!”.


“É o programa que tem mais audiência da rádio. Nesse horário, Roberto Carlos tem praticamente 60% do público. Ou seja, de todo mundo que está escutando rádio em Belém, mais da metade está escutando Roberto”, conta Augusto Medeiros, diretor da Rádio Liberal. “A gente tem que preservar aquilo que é bom. Estamos mudando muito a rádio, que está com outra cara, mas os programas que são líderes de audiência, se mantém e têm que ser mantidos, porque é sucesso”, comemora o diretor, celebrando sucesso e a vida do Rei. 

Música
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA