CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Guitarrada soa em novos lançamentos, nesta sexta, 26

João Belém e Eduardo Barbosa e duo Marapuama apresentam novos álbuns e Manoel Cordeiro traz nova parceria na faixa 'Terreiro da Vovó'.

Redação Integrada
fonte

Viva a guitarrada! Músicos paraenses realizam lançamentos nesta sexta-feira, 26, nas plataformas de streaming. Os guitarristas João Belém e Eduardo Barbosa apresentam o álbum “Anhangá Dance Club”, projeto experimental de guitarrada com pegada pop. Já o duo Marapuama, dos instrumentistas Thiago Pires e Emmanuel Penna, lança o primeiro álbum autoral com “guitarrada sem efeitos e bateria com formação básica”. Enquanto o mestre Manoel Cordeiro revela a parceria com o cantor e compositor paulista Daniel Tatit na faixa “Terreiro da Vovó”, que traz o candomblé para o samba com influência da guitarrada paraense. 

João Belém e Eduardo Barbosa, integrantes do Clube da Guitarrada e do integram Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (Gemam), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), apresentam sete faixas em “Anhangá Dance Club”, nas quais promovem um flerte do gênero regional com trap, brega funk e house.

“A ideia de misturar tais gêneros vem do próprio cerne da guitarrada, visto que os mestres sempre a misturaram com os gêneros pop da época: mambo, choro, cumbia, jovem guarda. A guitarrada sempre foi o produto do seu momento. Nós apenas damos continuidade trazendo novas influências para cena” explica João.

O projeto foi contemplado pelo edital de Música da Lei Aldir Blanc Pará e teve a produção de Léo Chermont, que acrescentou a pegada eletrônica ao trabalho. Também participaram Marcelino Santos na percussão, Dan Bordallo nos teclados e o clarinetista e professor Sebastião Trindade. A finalização foi do estúdio Fadul Audio Lab.

image Marapuama, duo de Thiago Pires e Emmanuel Penna. (Gabriel Darwich- Divulgação)

Já Marapuama empresta o nome do duo ao título do álbum de estreia prometendo uma “explosão sonora e criativa” em seis faixas instrumentais autorais e inéditas. Um vídeo session com três músicas - “Bastardo”, “Bumbá” e “Delírio” - será disponibilizado no canal da Casa Forno, no YouTube da Casa Forno, às 19 horas. Dessas, somente a última está no disco.

Emmanuel, o baterista, descreve que as músicas soam como rock, que serviu de referência à dupla, mas prefere não classificar gênero para o álbum. Ele e Thiago participaram juntos de vários projetos, como bandas covers, acompanharam artistas independentes e integraram a banda instrumental Enquadro. “A gente consome esteticamente de tudo, desde os anos 40 até trap, sempre tentando refinar a nossa sensibilidade”, diz ele.

O álbum tem o selo Ná Figueredo e foi contemplado pelo edital de Música da Lei Aldir Blanc Pará. A produção executiva é da Psica Produções e a gravação teve a produção do Budokaos Studio.

image Legenda (Fábio Costa/Arquivo O Liberal)

E Manoel Cordeiro apresenta mais uma de suas muitas parcerias pelo Brasil, dessa vez, com Daniel Tatit. No ano passado, o nortista foi convidado a contribuir com o álbum do conhecido músico da cena do samba paulista em nova versão da faixa “Terreiro da Vovó”, composição de Tatit com Leandro Fregonesi que integra o novo álbum do artista.

“Ele queria um som diferente. Ele gosta de misturar as tendências paulistana com as do Norte”, conta Manoel, que gravou guitarra e teclados na música. No Youtube, Daniel Tatit, descreveu: “Essa versão traz uma linguagem dançante no arranjo, com pinceladas da música latina, rica em percussão e swing. Conta também com a participação divina de um dos maiores guitarristas do país, o paraense Manoel Cordeiro, que na sua linguagem de Carimbó, trouxe toda a malícia que faltava para a canção”.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA