Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Fafá de Belém volta com a Varanda de Nazaré em novo espetáculo

A cantora fará uma homenagem à Língua Portuguesa com a participação do Maestro João Carlos Martins

Enize Vidigal

Fafá de Belém retorna a Belém com uma nova edição da Varanda de Nazaré, na semana do Círio. Este ano, a cantora apresenta o espetáculo inédito “Luso Symphonia”, uma homenagem à Língua Portuguesa com a participação especial do maestro e pianista João Carlos Martins e o repertório com obras de Heitor Villa-Lobos, Cesária Évora e Amália Rodrigues. Serão duas apresentações nos dias 4 e 5 de outubro, no Theatro da Paz, sempre às 21h.

“Nada mais oportuno que falar do Brasil e da língua portuguesa nesse momento de celebrações por todo o país”, explica Fafá. A escolha do tema do espetáculo está relacionada à celebração do bicentenário da independência do Brasil, ocorrida em 7 de setembro, mas também busca celebrar a “língua-pátria” adotada em vários países que se irmanam na produção de obras culturais. 

Através da música, Fafá e João Carlos conduzem o público a uma viagem musical pelas sonoridades do fado de Portugal, das morras de Moçambique, Angola e Cabo Verde e da obra de Villa-Lobos, do Brasil.

Inspirada por Fernando Pessoa quando diz que “Minha pátria é a língua portuguesa”, Fafá de Belém pensou nesse espetáculo como forma de trazer para Belém o resultado da sua busca incessante em mergulhar pelos mares da língua portuguesa.

A cantora paraense costuma se apresentar nesses países e, no ano passado, ela cantou o Hino Nacional durante a reinauguração do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, tendo na plateia autoridades como os presidentes de Portugal, Marcelo Rabelo de Sousa, e de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.

Maestro João Carlos Martins (Divulgação)

É a segunda vez que Fafá divide o palco com o maestro João Carlos Martins. Há dois anos, eles fizeram a Live Círio Outra Vez, durante a pandemia, junto com o Padre Fábio de Melo. Dessa vez, o maestro estará pessoalmente em Belém.

Reconhecido pelo talento musical desenvolvido desde a infância, o maestro João Carlos é exemplo de resiliência. Afetado por problemas de saúde que comprometeram a habilidade para tocar piano, ele se afastou do instrumento por um período a fim de se submeter a uma série de cirurgias. Ele conseguiu voltar a tocar com a ajuda de luvas biônicas, desenvolvidas por um design industrial. Atualmente, ele é regente da Bachiana Filarmônica do Sesi de São Paulo.

“Tinha dado uma pausa na agenda de espetáculos para me dedicar inteiramente a esta edição da Varanda de Nazaré, no ano tão especial, de volta ao presencial (das romarias retornando às ruas), mas durante as homenagens do bicentenário, estive muito envolvida nessa agenda, e pensei o quanto seria importante trazer isso para Belém”, conclui Fafá.

Os ingressos para “Luso Symphonia” já estão à venda na bilheteria do Theatro da Paz. O espetáculo é apresentado pela Invisalign e conta também com o patrocínio da CR Beauty. 

Agende-se:

Espetáculo Luso Symphonia, de Fafá de Belém com Maestro João Carlos Martins

Dias: 4 e 5 de outubro

Hora: 21h

Local: Theatro da Paz

Ingressos à venda na bilheteria do teatro

 

Música
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA