Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

1° Festival de Composição da Fundação Carlos Gomes ocorre em Belém

A programação reúne concertos, palestras, mesas redondas e masterclasses

Cultura

Iniciou na quinta-feira, 26, o 1° Festival de Composição da Fundação Carlos Gomes, programação especial de concertos e atividades didáticas com a participação de professores e alunos da instituição. O festival continua na sexta-feira e no sábado, 27 e 28, com espetáculos, palestras, mesas redondas e masterclasses.

Serão realizados seis concertos musicais com estreias de obras de compositores paraenses. O concerto de abertura será realizado pela Orquestra Sinfônica Carlos Gomes, sob a regência do maestro Pedro Messias, às 19h, na Igreja de Santo Alexandre. Outros concertos serão realizados pela Banda Sinfônica Carlos Gomes, Quarteto de Cordas Carlos Gomes, pianistas Daniel Vieira e José Correa, violonista Misael Carvalho, contrabaixista Natalia Pinheiro e pelo Grupo de Flautas Doces do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG).

O evento é uma evolução da mostra realizada em formato online no ano passado. “O  Festival surgiu da necessidade de valorizar, divulgar e oportunizar espaços aos jovens compositores de música de concerto do Instituto Estadual Carlos Gomes, bem como criar um espaço de debate sobre o mercado de trabalho da área", descreve o professor Victor Dantas, coordenador do festival.

O festival também vai promover o I Concurso de Composição Musical, que vai premiar os três primeiros colocados durante a programação do evento.

Inscrições

A programação será aberta para estudantes de composição musical. As inscrições serão realizadas via formulário online, disponível aqui e também na bio do Instagram da Fundação Carlos Gomes @fundacaocarlosgomes.

Programação

No primeiro dia do festival, a Sala Ettore Bosio, da Fundação Carlos Gomes, recebe o recital de piano, às 10h; seguido da mesa redonda "O fazer composicional na contemporaneidade", com os Doutores Marcílio Onofre e Elder Oliveira, o mestre Victor Dantas e professor especialista Prof Rodrigo Ramos, às 10h30. À noite, haverá o concerto de abertura. Na ocasião, será anunciado o resultado do I Concurso de Composição.

Durante os três dias do festival, o professor Marcílio Onofre fará masterclass, na Ettore Bosio, sempre às 14h.

Na sexta-feira, 27, a Ettore Bosio recebe o recital de contrabaixo e violão, às 10h; e a palestra “Interação Compositor Intérprete”, dos mestres Natalia Pinheiro e Victor Dantas, às 10h30; e haverá o concerto do Quarteto Carlos Gomes - Belém, às 18h.

Já no sábado, 28, na Ettore Bosio, haverá o recital do Grupo de Flautas Doces da Amazônia, às 10h; seguido da palestra "Criação musical contemporânea: (con)vivendo entre o mundo das ideias e de suas possíveis realizações sonoras", com o professor Marcílio Onofre, às 10h30. E, à noite, às 19h30 a Banda Sinfônica Carlos Gomes, fará o concerto de encerramento do festival sob a regência de Victor Dantas, na Igreja de Santo Alexandre, às 19h30.

 

Música
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA