Mattel supera projeções de vendas com crianças entediadas voltando a brincar de Barbie

O reposicionamento da marca com modelos de bonecas mais próximos da realidade ajudou no bom desempenho

Reuters
fonte

A Mattel anunciou nesta quinta-feira que superou expectativas de vendas trimestrais, com os norte-americanos presos em casa pela pandemia de covid-19 recorrendo a bonecas Barbie e jogo de cartas Uno para entreter seus filhos.

A fabricante de brinquedos disse esperar que suas vendas melhorem nos próximos meses, em comparação com o primeiro semestre, à medida que crescem preocupações de que as escolas em muitas partes dos Estados Unidos continuem fechadas.

Leia Também:

Barbie lança bonecas com vitiligo e sem cabelo

Ícone entre as bonecas, Barbie comemora 60 anos de evolução

A reabertura de lojas de brinquedos também está ajudando nas vendas, com o presidente Ynon Kreiz dizendo à Reuters que apenas 4% dos pontos de venda, que normalmente representam cerca de 8% das vendas da empresa, estavam fechados no final de junho. Cerca de 30% das lojas da Mattel foram fechadas no final de março.

Outro fator tem ajudado o bom desempenho da boneca: novos modelos com tons de pele, cor dos olhos e cabelos diferentes. A estratégia é vista por analistas como uma forma de aproximar a boneca da imagem das "pessoas reais" e, assim, reverter anos de queda nas vendas e atrair novas mães.

"As millenium moms (mães do novo milênio) não vinham comprando a Barbie para suas filhas, porque queriam que a boneca parecesse mais com as meninas, que parecesse mais com as pessoas que elas conhecem", disse à BBC Eliana Dockterman, jornalista que acompanhou a produção das novas bonecas para a revista Time.

Dockterman assistiu a quatro grupos de discussão com consumidores - mães e filhas - a respeito das novas bonecas, e afirmou que "um corpo mais realista" foi a principal demanda dos adultos, além de menos maquiagem, roupas mais simples e mais "mobilidade" (ou seja, um corpo que permitisse à Barbie fazer atividades como jogar futebol).

As vendas brutas da Mattel na América do Norte aumentaram 3% no segundo trimestre, impulsionadas principalmente pelo aumento da demanda pelos vários avatares dos icônicos Barbie e Uno, além de brinquedos de pelúcia "Baby Yoda".

As vendas brutas totais da Barbie aumentaram 7%, para 199,3 milhões de dólares no trimestre. No entanto, as vendas líquidas da Mattel caíram quase 15%, para 732,1 milhões de dólares, com as consequências econômicas da crise da saúde que afetaram a demanda nos mercados externos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA