CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Leonel Ferreira encena 'Um Homem Sem Títulos' na abertura da programação de 2021 do Teatro do Sesi

A apresentação será transmitida ao vivo pelo canal do Youtube do Teatro

Caio Oliveira
fonte

Após um 2020 repleto de adaptações para levar a arte feita no palco para a casa do público, a programação cultural de 2021 do Teatro do SESI começa com o espetáculo lítero-musical “Um Homem Sem Títulos”, de Leonel Ferreira, uma verdadeira celebração metalinguística sobre o fazer artístico. A apresentação será transmitida ao vivo pelo canal do Youtube do Teatro, nesta quinta-feira, 28, gratuitamente.

O dramaturgo Leonel Ferreira integra a Cia de Teatro Madalenas e o Coletivo Artístico Casarão do Boneco, e nessa montagem, interpreta um escritor que se encontra diante de uma crise criativa e não consegue concluir seu trabalho. Em busca de inspiração para escrever o que considera que será sua grande obra, o personagem mergulha no universo da literatura para beber do talento de grandes nomes como Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Hilda Hilst e, principalmente, de Max Martins, poeta por quem Leonel tem imensa admiração.

“É uma viagem mesmo, onde eu faço o exercício criativo de falar de um tema que pra mim é muito interessante, ainda bem que eu não tenho esse problema [risos]”, diz o dramaturgo,  sobre encarnar um artista enfrentando um bloqueio de ideias. “O que tem em comum é meu gosto, meu interesse, por esses autores. Eu até tenho dito que esse espetáculo é uma homenagem a Max Martins, por conta da minha relação com a obra dele. É o segundo trabalho onde eu mergulho no trabalho dele para colocar Max Martins no local de destaque que ele merece, onde ele precisa estar e para não cair no esquecimento, pois ele foi um dos maiores poetas que nosso Estado já teve. Então, ele precisa ser revisitado e, enquanto eu existir, vou fazer o possível como artista de teatro para isso acontecer”, se declara.

Em quase uma hora de espetáculo, o artista apresenta em forma de monólogo os poemas e narrativas dos autores, com acompanhamento musical executado pelo percussionista Diego Vattos e a direção musical de José Maria Bezerra. “Um Homem Sem Títulos” estreou em 2018 como parte das comemorações pelos 20 anos de carreira teatral de Leonel. Em 2019, foi apresentado na Mostra Nilza Maria de Teatro, da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), na Semana Sesi de Teatro e na ParáLer – Nossa Festa Literária, da Fundação Cultural do Pará. Em 2020, por conta da pandemia, a montagem passou para o meio virtual, sendo transmitido por Leonel em seu Facebook, e agora, segue pela internet, mas em um novo canal.

Antes deste espetáculo, Leonel já havia navegado pelos rios de letras de Martins em “Marahu”, experimento cênico performático que misturava teatro, música e artes visuais, valendo-se da técnica dos pontos de vista construídos a partir da obra do poeta. No ano em que Martins completaria 95 anos, Leonel adianta que prepara mais um projeto, inédito, em sua homenagem. “Se tudo der certo, ainda este ano, sai a terceira obra. Mas ainda estou estudando, organizando ainda as ideias”, antecipa Leonel Ferreira.


Serviço

Espetáculo “Um Homem Sem Títulos”

Dia 28/01, quinta-feira, às 20h

Transmissão pelo youtube.com/teatrodosesipara.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA