Leonel Ferreira apresenta a peça 'Um Homem Sem Títulos' em live

O espetáculo eivado de poesia e música sobre o amor foi adaptado para o meio virtual.

Enize Vidigal

“Um Homem Sem Títulos” é o espetáculo teatral que o ator, diretor e dramaturgo Leonel Ferreira, da Cia de Teatro Madalenas e do Coletivo Artístico Casarão do Boneco, apresenta em live nesta quinta-feira, 30, a partir das 20 horas, com transmissão pelo perfil do artista no Facebook. O monólogo recheado de poesia e música homenageia os grandes nomes da literatura brasileira e paraense: Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Hilda Hilst, Max Martins, Edyr Augusto Proença, Vasco Cavalcante e Mayara La-Rocque.

O objetivo da live é fazer uma arrecadação solidária em favor do Abrigo João de Deus, que, atualmente, atende 25 idosos em situação de vulnerabilidade social. “O abrigo vive das doações, que ficaram mais escassas durante a pandemia”, justifica o ator.

“Um Homem Sem Títulos” conta o drama de um escritor em plena crise criativa que busca inspiração na poesia e na música para elaborar o que ele acredita que será a maior obra da vida dele.

“Todas as poesias e músicas apresentadas no espetáculo têm em comum o tema do amor. O personagem acredita que esse sentimento é a salvação da humanidade e que, se ele conseguir escrever algo profundo sobre o amor, mas de maneira simples, vai conseguir tocar o coração das pessoas”, conta Leonel, que atua, dirige e assina o roteiro do espetáculo. A direção musical é de violonistas José Maria Bezerra e Thales Branche.

O espetáculo estreou em 2018 como parte das comemorações pelos 20 anos de carreira teatral de Leonel. Em 2019, foi apresentado na Mostra Nilza Maria de Teatro, da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), na Semana Sesi de Teatro e na ParáLer – Nossa Festa Literária, da Fundação Cultural do Pará.

Originalmente, a peça teatral tem a participação de José Maria e Thales, que são violonistas, e também do percussionista Diego Vattos, que, devido à recomendação de distanciamento para prevenir a Covid-19, participarão por meio de vídeos pré-gravados. Por esse motivo, parte da transmissão será efetivamente ao vivo, com Leonel no palco, e parte em vídeo. Outra participação especial será da professora de Literatura Mayara Guimarães, que vai declamar um poema.

O processo de criação do espetáculo surgiu a partir dos poemas selecionados por ele. Leonel conta que, inicialmente, faria outra abordagem, mas, ao perceber que todos os poemas falavam de amor, mudou o direcionamento da proposta para falar desse sentimento.

“O amor falou mais alto, naquele momento. E, hoje, estamos atravessando um momento importante para falar de amor. O pano de fundo do espetáculo é o amor. O personagem acredita que esse sentimento vai nos tornar pessoas mais afetuosas e solidárias”.

A apresentação será transmitida ao vivo através do perfil de Leonel Ferreira no Facebook (Leonel.Ferreira1420). O espetáculo tem duração de cerca de 50 minutos e classificação para 14 anos.

Como doar:

As contribuições poderão ser realizadas diretamente para o Abrigo João de Deus por meio de depósito no Banco do Brasil, agência 1686-1, conta 174472-0 e CNPJ 04.347.035/0001-52

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA