Leona faz releitura do 'Nascimento de Vênus' em ensaio fotográfico

O fotógrafo Jonas Amador pôs a Vênus da Amazônia sobre uma vitória-régia e cercada de garças

Enize Vidigal
fonte

Leona Vingativa surpreende em um novo ensaio fotográfico que faz a releitura da pintura clássica de Sandro Botticelli, "Nascimento de Vênus". Em um novo referencial amazônico da obra, a celebridade da internet ganhou cabelos longuíssimos escuros para o ensaio, substituindo os longos cabelos claros e ondulados da figura feminina da tela. Ainda, Uma intervenção na foto colocou a Vênus paraense em uma vitória-régia, em vez da concha gigantesca da obra original, e garças substituíram os anjos. O projeto foi idealizado pelo fotógrafo Jonas Amador.

O ensaio foi postado na terça-feira, 11, nas redes sociais da celebridade da internet, teve grande repercussão. "A gente teve essa ideia de fazer na última hora. O Jonas me convidou e eu topei. A gente fez as fotos, até então, só pra ter coisas pra postar no Instagram. Só que não só essa, como todos os ensaios que a gente faz, repercutiu muito. São fotos que fazem muito sucesso", conta Leona.

image Na fotomontagem de Rafa Cardoso, a 'Vênus' Leona é posta sobre a vitória-régia em vez da concha.

 

"A proposta foi desconstruir a imagem da obra de arte em um ensaio referenciado na obra de Botticelli, que nessa imagem uma mulher (que preenche) de padrões de beleza. A ideia foi trazer mais a pegada da Amazônia (...) como o 'renascimento'", descreve Jonas. "A Leona, como uma pessoa muito pop cultural da nossa geração, é trazida com nova roupagem, dando (mais) visibilidade a uma mulher negra, trans e da periferia".

O trabalho reúne a fotomontagem que traça um paralelo ao "Nascimento da Vênus", com outras fotos do ensaio em que Leona é fotografada vestida de branco e com maquiagem dourada sob a luz do sob e entre a vegetação, além de vídeo do making off do ensaio e da própria montagem da releitura de "Vênus" com fundo musical de Dona Onete e Lucas Estrela.

Veja mais fotos do ensaio:

O ensaio aconteceu há três semanas no Bosque Rodrigues Alves, em Belém, com uma equipe de produção, que incluiu um fotógrafo, dois cinegrafistas, um maquiador, um cabeleireiro, um figurista e um designer gráfico. "Em Roma, Vênus é a deusa do amor, na Grécia, deusa da beleza, e aqui, a deusa que renasce, resiste e empodera", ressalta Jonas.

Leona atribui o sucesso à humildade: "É a humildade da pessoa e a pessoa saber trabalhar. Ele (Jonas) vê meus Stories e quis fazer fotos comigo. A gente sempre na humildade, brincando. Já venho fazendo sucesso trabalhando na internet há mais de dez anos. Quando tem uma coisa bem menina, pra botar uma trava, um trans, eles me convidam".

Confira vídeo e comparativo entre as Vênus:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Finalizando o conteúdo da @leonaoficial com essa obra de ARTE do @oimechamorafa!!!⁣ Arrasta pro lado pra ver essa mágica ❤️ ⁣ -⁣ O (re)nascimento de Vênus da vitória régia, dos rios, do verde, daqui. O recomeço que transcende estigmas e que floresce como as bromélias no verão. Nas entrelinhas de Botticelli, nas nuances das monsteras, na nossa Amazônia, lá por volta de 1845 e que no agora é Leona. Deusa não-romana, mas amazônida de resistência e inspiração. A mulher jamais falada, a menina jamais igualada. ⁣ ⁣ -⁣ ⁣ Arte: @oimechamorafa⁣ Film: @jpfariax / @j.almeida.ph⁣ Beauty: @netonavarro / @_exoticflower ⁣ Produção de moda: @vnecius

Uma publicação compartilhada por Jonas Amador (@jonasamador) em

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA