CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Jef Cecim apresenta seu teatro de bonecos em espetáculo nesta terça, 16

"Antes solo do que bem acompanhado" é apresentado para plateia presencial e virtual

Redação Integrada
fonte

O universo criativo do ator Jef Cecim, povoado por marionetes ao longo de 27 anos, integra o espetáculo “Antes solo do que bem acompanhado”, selecionado pelo edital de teatro da Lei Aldir Blanc Pará. O teatro com bonecos criado e recriado pelas mãos do artista dá origem a peça que será apresentada nesta terça-feira (16), no espaço da Cia. Fozkaluz de Teatro, em Castanhal, após o workshop “Trajetórias de um não-ser”, às 19h. Ambos serão apresentados para uma plateia formada apenas por convidados, e transmitidos pelo Facebook do ator.

No espetáculo, Cecim sola suas criações em cena e transmuta-se, ora ator ora boneco, em eterno jogo cênico entre criador e criatura. No palco há bonecos de balcão, marrotes, bonecos híbridos, máscaras e sombras que se misturam a sons, movimentos, luz, poesia, e a cena dramatúrgica é permeada pela música ou por fragmentos de textos. “Antes solo do que bem acompanhado” quer levar o teatro de bonecos paraense para todos, por meio da internet.

Jef Cecim é um artista da cena teatral paraense. O ator pesquisa a linguagem do teatro de animação desde a década de 1990, e seu universo criativo transita em diversas dramaturgias no qual o boneco permeia a cena. Seu trabalho é marcado fortemente pelo diálogo entre as linguagens artísticas e o apuro plástico nas criações. Cecim também assina projetos com grupos e artistas criando cenários, figurinos, adereços, e atuando em direção de arte no teatro paraense e também no audiovisual. Ao longo da carreira também foi diretor de arte do projeto Catalendas edição 2019/2020 da TV Cultura.

“Embora acostumado com o audiovisual me defronto com um novo desafio neste projeto, porque meus bonecos interagem com as pessoas presentes no teatro. É chegada a hora de descobrir e inventar outras formas de chegar ao público”, diz Cecim sobre o projeto teatral que apresenta nesta terça.

“Antes Solo do que bem acompanhado” foi pensado inicialmente para itinerar por quatro municípios paraenses, mas a ideia foi inviabilizada pela pandemia da covid-19. Desta forma, o espetáculo ganha uma nova janela após o lançamento em Castanhal, já que será gravado e disponibilizado no YouTube em seguida, ampliando assim a possibilidade de alargamento de público ainda em fevereiro. 

Cecim assina a direção do espetáculo, além de estar no palco. A sonoplastia é de Leo Bitar, a produção é de Alessandra Torres; e Robson Campbel assina a assistência de produção.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA