Grande Rio é a campeã do Carnaval 2022 do Rio de Janeiro
Escola que teve a atriz Paolla Oliveira como Rainha da Bateria levou para a avenida o tema sobre "Exu".

Grande Rio é a grande vencedora do Carnaval 2022 do Rio de Janeiro. A apuração ocorreu na tarde desta terça-feira, 26, na Praça da Apoteose, no Sambódromo. O tema da Grande Rio se propôs a desmistificar a figura demonizada de Exu, entidade afro-religiosa que representa a transformação. Beija-Flor é a vice-campeã.
Os carnavalescos foram Gabriel Haddad e Leonardo Bora que trabalharam para enfrentar a intolerância religiosa. A agremiação de Duque de Caxias foi campeã pela primeira vez.
A Grande Rio tem as cores vermelho, verde e branco. A escola contou com a atriz Paolla Oliveira fantasiada de Pomba-Gira como Rainha de Bateria. Na comissão de frente, o ator Demerson D’alvaro representou Exu escalando um globo gigantesco que se movimentava e chegando ao “topo do mundo”, onde se banqueteava com o "padê" (oferendas).
Outros famosos que desfilaram pela agremiação foram a atriz Monique Alfradique, os ex-BBB Gil do Vigor, Bianca Andrade e Pocah.
Ouça o samba-enredo da escola campeã:
Na avenida, a Grande Rio contou a história de personalidades excluídas, como Bispo do Rosário, Estamira e Stela do Patrocínio, que transformaram o lixo em arte e meio de sustento. A escola aproveitou materiais recicláveis e alternativos na confecção das fantasias e adereços.
Resultado da apuração
As seis primeiras colocadas, dentre as 12 que estavam na disputa, voltam a desfilar na Av. Marquês de Sapucaí, no dia 30, no Sábado das Campeãs: Grande Rio, Beija-flor, Viradouro, Vila Isabel, Portela e Salgueiro.
Já a São Clemente foi rebaixada do Grupo Especial para a Série Ouro no Carnaval 2023, por ter sido a menos votada este ano.
Este ano, as agremiações desfilaram em datas inusitadas, devido à pandemia, nos dias 22 e 23 de abril, sendo seis em cada noite.
Nove quesitos foram avaliados: fantasias, harmonia, comissão de frente, bateria, alegorias e adereços, enredo, mestre-sala e porta-bandeira e evolução.
Ao todo, esses quesitos foram avaliados por 45 julgadores, sendo 5 para cada quesito, como ocorreu no Carnaval de 2020.
A menor e a maior nota são descartadas dentre as pontuações atribuídas por cinco jurados em cada quesito.
Disputa acirrada
A apuração de votos dos jurados demonstrou a disputa de cada décimo entre as agremiações. Durante a avaliação dos quesitos comissão de frente, samba-enredo e bateria, a Beija-flor e a Grande Rio ficaram se revezando na liderança e vice-liderança.
Já no quesito alegorias e adereços, a Grande Rio voltou ao topo, a Viradouro chegou à segunda posição e a Beija-flor caiu para a terceira. Esse cenário se manteve na avaliação do enredo.
Mas na avaliação dos pontos atribuídos para mestre-sala e porta-bandeira, a Grande Rio se manteve no topo com a maior pontuação, enquanto a Beija-flor voltou à segunda posição.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA