MENU

BUSCA

Governo do Pará realiza programação da Semana do Patrimônio Cultural

Haverá atividades ao público no Mangal das Garças, Forte do Presépio, Palacete Faciola e o Museu do Marajó.

Enize Vidigal

Nesta quarta-feira (17), data em que se comemora o Dia do Patrimônio Cultural Brasileiro, a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), do Governo do Estado do Pará, divulgou a programação alusiva à Semana do Patrimônio Cultural, que acontece desta data até o próximo domingo (21). Intitulada “Ancestralidade, religiosidade e saberes”, a programação oferece atividades de valorização e de conscientização da preservação do patrimônio material, imaterial ou cultural.

A programação continua nesta quinta e sexta-feiras, 18 e 19. No Museu do Marajó, haverá a ação educativa "Patrimônio, fé e festa" spbre sobre a Festividade do Glorioso São Sebastião como Patrimônio da Cultura imaterial de Cachoeira do Arari. A atividade será realizada às 15h com estudantes da Escola Estadual Delgado Leão.

VEJA MAIS

Dia Nacional do Patrimônio Histórico: imóveis guardam a memória da cidade e necessitam de cuidados
Data foi criada para lembrar a sociedade sobre a importância dos cuidados para manter as construções

Projeto de Lei que torna praia do Atalaia patrimônio cultural será votado na Alepa
A proposta é de autoria da deputada Paula Gomes e integra a pauta de retorno dos parlamentares, nesta terça-feira (2)

Já o Memorial Amazônico da Navegação (MAN), localizado no Mangal das Garças, em Belém, vai oferecer ao público a atividade lúdica de construção de barquinhos de miriti, das 9h às 12h, que vai interagir com o público por meio da construção de pequenas embarcações ribeirinhas em miriti.

Na sexta-feira (20), o Forte do Presépio dia vai apresentar o “Arte-Varal no Museu”, laboratório livre de criação de desenho e colagem destinado preferencialmente a jovens e crianças, das 9 às 12h.

Ainda na sexta-feira, o Museu do Marajó sediará a roda de conversa “Patrimônio e Festa- A celebração entre o sagrado e o não religioso na festividade do Glorioso São Sebastião”, com a participação dos membros da Irmandade dos Devotos do Glorioso São Sebastião, representantes da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e representantes dos foliões da festa. À tarde, as 16h às 18h, haverá o seminário "Dalcídio Jurandir, Marajó e Peixe Frito"; e, das 18h30 às 20h, será realizada uma reunião de trabalho com a comunidade. Além disso, no mesmo dia, das 16h às 20h, o Museu do Marajó receberá a exposição de banners sobre Dalcídio Jurandir.

Encerrando a programação, no domingo, às 10h, será realizada a visita técnica “Por dentro da história, o Palacete Faciola e suas memórias”, no auditório Eneida de Moraes, no Centro Cultural Palacete Faciola.

Histórico

A data para a celebração do Patrimônio Cultural Brasileiro foi escolhida em razão do nascimento do jornalista, escritor e advogado Rodrigo Melo de Franco Andrade, intelectual que dedicou a vida à defesa do patrimônio histórico e artístico brasileiro.

 

Cultura