Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Galeria virtual exibe murais do projeto Arte em Cores

Grafite, pintura e colagem são algumas das técnicas usadas pelos artistas que coloriram 15 cidades do Pará e do Maranhão.

Enize Vidigal

O projeto Arte em Cores 2022, que leva arte às ruas de 15 cidades do Sul do Pará e do Maranhão, através de obras em grafite, pintura, estêncil e colagem, acaba de ganhar uma galeria virtual que valoriza os trabalhos de 49 artistas alcançados pelo projeto. As obras podem ser vistas no site arteemcores.art.br. O projeto tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

As obras da galeria virtual estão distribuídas em quatro ambientes: a Sala Tocantins exibe os trabalhos de 39 artistas; a Sala Araguaia, de dez artistas selecionados na segunda etapa do projeto; enquanto os painéis Marabá e Alto Alegre do Pindaré trazem murais realizados coletivamente nas cidades homônimas do Pará e do Maranhão. As cidades participantes integram 1.200 quilômetros do eixo, que vai da cidade de Tucumã, no Pará, a Arari, no Maranhão.

A galeria virtual é a culminância do Arte em Cores, conforme explica o produtor do projeto, Edson Filho: “(Com a galeria) A gente pode divulgar e aumentar a democratização do acesso à arte produzida por esses artistas, podendo alavancar os resultados do projeto”. Essa é a segunda edição do Arte em Cores, iniciado em 2020.

Mural do artista Felipe Santos, da cidade de Tucumã, no Pará. (André Amparo/ Divulgação)

Uma das artistas selecionadas, Fransuelle dos Santos, de Parauapebas, expõe “Flona” que integra uma obra coletiva em Marabá. “Várias pessoas conseguem ter acesso à galeria virtual, de qualquer lugar do mundo. É muito importante ter uma visibilidade maior, principalmente para uma artista do interior, praticamente anônima, como eu. A galeria traz reconhecimento”, destaca.

“A arte que estou expondo na galeria é o mural ‘Nego D’água’, que está localizado na ponte São Félix, na orla de Marabá”, descreve o artista Kauê Negreiros, de Marabá. Nessa obra, ele retrata a lenda homônima. “Utilizei bastante spray, rolo, pincel e materiais atuais de arte de rua. Foi uma experiência ótima pintar a nossa cultura em um ponto turístico de Marabá”.

Cada artista selecionado recebeu ajuda de custo para fazer um mural nas ruas da cidade em que vive. Além de Marabá, outros municípios paraenses alcançados foram Parauapebas, Canaã dos Carajás, Ourilândia do Norte e Tucumã, enquanto, no Maranhão, foram Arari, Santa Inês, Pindaré‐Mirim, Alto Alegre do Pindaré, Açailândia e São Pedro da Água Branca.

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA