Galeria australiana fecha as portas para proteger obras de Matisse e Picasso da fumaça

Embora não exista perigo iminente das chamas, galeria nacional fica entre os diversos incêndios que assolam a costa leste do país

Reuters
fonte

A qualidade do ar na capital da Austrália foi a pior de todas as principais cidades do mundo nesta segunda-feira, quando a fumaça dos incêndios florestais levou lojas e escritórios a pedir aos funcionários que ficassem em casa e a galeria nacional fechou as portas para proteger obras de arte.

Embora não exista nenhum perigo iminente das chamas, Camberra fica entre os diversos incêndios que assolam a costa leste e partes do interior da Austrália, e seus céus foram escurecidos pela fumaça nesta semana.

A Galeria Nacional da Austrália disse que não abriu na segunda-feira em parte para proteger as obras exibidas em sua coleção de Matisse e Picasso, incluindo algumas emprestadas do Museu Picasso, em Paris.

"Fechar nossas portas nos permite mitigar qualquer risco para o público, funcionários e obras de arte em exibição", afirmou a galeria.

A exposição inclui retratos de Picasso de sua esposa, Olga, e sua amante, Marie-Therese, ambas emprestadas de Paris.

Os incêndios do verão devastaram mais de 8 milhões de hectares das matas da Austrália e mataram pelo menos 24 pessoas e inúmeros animais.

A fumaça amarelada cobriu vilas e cidades, aumentando a preocupação com a saúde pública.

(Reportagem de Jonathan Barrett, em Sydney)

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA