CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Festival Gastronomia das Ilhas incentiva turismo da cidade pela culinária

Estabelecimentos participantes criaram menu exclusivo para o evento

O Liberal
fonte

Pratos típicos da região estão no cardápio do Festival Gastronomia das Ilhas, evento inédito que vai reunir 13 restaurantes localizados na Ilha do Combu, em frente a capital, neste sábado (23) e domingo (24), das 8h30 às 17h. Os estabelecimentos participantes criaram um menu exclusivo para o evento composto por entrada, prato principal e sobremesa e que serão comercializados durante o festival ao preço individual de R$ 59,90.

O evento é promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), em parceria com a Belemtur e Universidade da Amazônia (Unama) com o intuito de promover a gastronomia paraense e o turismo da ilha de forma sustentável.

“Além de firmar parcerias com entidades públicas e privadas, ofertar cursos e oficinas na área da gastronomia para moradores da ilha e donos de restaurantes, criar a consciência de preservação ambiental e valorizar a cultura regional” explica a assessora da Diretoria de Desenvolvimento e Negócios da Codem (DDN), Mayra Proença, integrante da Comissão organizadora do Festival.

Para facilitar a participação do público no festival, serão colocados cerca de 30 barcos exclusivos com embarque e desembarque no terminal hidroviário Ruy Barata, na Praça Princesa Isabel, no bairro da Condor, com as rotas dos restaurantes participantes e cardápio. “Com a divulgação nas redes sociais, mídias digitais e mídias tradicionais, a expectativa é de que o evento fomente a retomada econômica na Ilha do Combú, atraindo participantes para prestigiar a culinária regional, observando as medidas de prevenção ao Covid 19”, acrescenta.

De acordo com ela, a curadoria dos estabelecimentos participantes não obedeceu a critérios específicos. “Todos os restaurantes da ilha foram convidados a participar do evento, permanecendo os que criaram menu exclusivo e criativo para o evento, utilizando insumos regionais, e que participaram de capacitações e treinamentos para valorizar o atendimento ao público na ilha”, destaca.

A assessora ressalta que desde 2015, Belém detém o Selo de Rede de Cidades Criativas da Gastronomia, concedido pela Unesco e tornando-se referência mundial em gastronomia, passando a integrar uma rede de cidades que buscam desenvolver esse setor de forma sustentável e justa. “Com esse entendimento, a gastronomia torna-se uma ferramenta essencial dentro das políticas públicas do município e compõem um conjunto de ações para fomento à gastronomia e ao turismo. Por isso, o Festival de Gastronomia das Ilhas ocupa uma importante estratégia como ação como instrumento de políticas de geração de renda e turismo para nossa cidade, se consolidando em 2021 e já faz parte do calendário de eventos de Belém”, avalia.

O diretor-presidente da Codem, Lélio Costa destacou que o festival tem como foco central valorizar a culinária local e, ao mesmo tempo, ofertar pratos especiais a preços mais em conta. “Teremos um cardápio mais variado e completo com o melhor da gastronomia paraense a um valor acessível para todos os públicos que buscam conhecer e experimentar nossa culinária de alto padrão e reconhecido internacionalmente”, ressaltou.

Agende-se:

Festival Gastronomia das ilhas - Combu. Nos dias 23 e 24 de outubro, das 8h30 às 17h. Embarque no Terminal Hidroviário Ruy Barata, localizado na praça Princesa Isabel, com bilhetes vendidos a R$20, incluindo ida e volta.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA