Exposição no Museu Goeldi leva público à experiência de realidade aumentada

'Arte rupestre amazônica e realidade virtual' une história e tecnologia em uma viagem que promete encantar crianças e adultos

Thainá Dias

A união entre a realidade virtual e a realidade aumentada aproximam o público na nova exposição do Museu Goeldi. A mostra “Arte rupestre amazônica e realidade virtual” inicia nesta quarta-feira (19), no novo Centro de Exposições Eduardo Galvão do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi e busca encantar crianças, jovens e adultos através da arte rupestre e da pesquisa arqueológica na Amazônia. Veja:

Com a inovação das tecnologias de interface, a exposição, aproxima os visitantes na história e na pesquisa sobre a presença humana no continente, com destaque para o patrimônio arqueológico e natural de Monte Alegre (PA). O evento de abertura terá a palestra da arqueóloga Edithe Pereira sobre “Arte Rupestre Amazônica e Monte Alegre”. Sob curadoria do antropólogo e videomaker Adriano Espínola Filho, a mostra visa unir tecnologia e história.

“A ideia é trazer para perto das novas gerações, por meio da tecnologia, um tema tão importante. A arte rupestre é uma questão-chave nessa exposição. O uso dessas ferramentas acompanha uma tendência mundial e abre os museus para novas experiências. Para mim, é uma alegria realizar esse trabalho numa instituição como o Museu Goeldi, sobretudo pela tradição do trabalho de pesquisa em arqueologia e de difusão e defesa desse patrimônio”, destacou.
 

Os visitantes vão poder fazer a visita através de um óculos de realidade virtual, a grande experiência da mostra é uma caverna com desenhos e inscrições rupestres. Para a produção dessas imagens, a equipe visitou cinco sítios do Parque Estadual de Monte Alegre. Além disso, com um tablet, os visitantes vão poder navegar por um mapa, que apresenta, por meio da realidade aumentada, os movimentos migratórios que levaram à ocupação das Américas. Os detalhes da produção vão poder ser conferidos através de um minidocumentário que também integra a exposição.

Como visitar a exposição Arte Rupestre na Amazônia e realidade virtual?

A exposição inicia nesta quarta-feira (19/10), a partir das 9h, no Centro de Exposições Eduardo Galvão, Parque Zoobotânico do Museu Goeldi. A entrada é gratuita para os visitantes do Parque. Já a entrada no Parque custa R$3, com meia entrada e gratuidades previstas em lei.

Onde fica o Museu Emílio Goeldi?

O Museu Emílio Goeldi está localizado na Av. Magalhães Barata, 376, no bairro de São Braz, na capital paraense. Veja o mapa:

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA