Espetáculo ‘Belém, um Mosaico de Marias’ exalta ancestralidade indígena e cultura paraense

A narrativa acompanha a trajetória de Maria que desembarca em Belém do Pará para descobrir os cheiros, sabores, lendas e toda a 'pavulagem' da Cidade das Mangueiras

O Liberal

No próximo dia 16, o espetáculo “Belém, um Mosaico de Marias” leva ao palco do Theatro da Paz, uma verdadeira imersão nas riquezas culturais, históricas e místicas da capital paraense. A narrativa acompanha a trajetória de Maria, uma portuguesa que desembarca em Belém do Pará para descobrir os cheiros, sabores, lendas, tradições e toda a “pavulagem” que fazem da Cidade das Mangueiras um dos principais polos culturais da Amazônia.

Durante a aventura, Maria reencontra Manoel, um velho amigo de infância que há muitos anos vive em Belém. Malandro, típico belenense e cheio dos chamados “caquiados”, Manoel conduz a personagem por um passeio pelas ruas ao redor do complexo do Ver-o-Peso, apresentando a diversidade cultural e as opções turísticas da capital.

Ao longo do percurso, Maria vivencia experiências marcantes, que vão desde a gastronomia típica até as danças, manifestações populares e cenários que só Belém oferece. O roteiro passa pelas ruas Apinajés, Mundurucus, Timbiras, Pariquis e Tamoios, todas com nomes de tribos indígenas, reforçando a forte presença da ancestralidade na formação da cidade.

VEJA MAIS

image Festival Rio Ouricuri inunda Capanema no final da programação
Evento reuniu atrações da música e do cinema, além do arrastão cultural da Marujada de São Benedito

image Sarau do Povo da Noite leva protagonismo da palavra para Festival Pyracema em Cotijuba (PA)
Evento cultural ocorre neste sábado (6), a partir das 18h, no Teatro Curral Cotijubano (Praia do Seringal)

No espetáculo, as “Marias” representam os pajés, e cada rua aborda elementos simbólicos das tribos. Apinajés remete às lendas das águas, como a Cobra Grande, o Boto, Naiá e a Vitória-Régia. Mundurucus traz os seres místicos da floresta, como o Curupira, a Arara e o Uirapuru. Timbiras destaca a culinária paraense, com sabores como açaí, farinha e tacacá. Pariquis relembra as antigas casas de shows e a força do carimbó. Já Tamoios simboliza a fé do povo paraense, representada pelo Círio de Nazaré.

“Belém, um Mosaico de Marias” é uma homenagem à força feminina, às raízes indígenas e à identidade cultural do Pará, celebrando, por meio da arte, os encantos de uma cidade rica em história, tradição e diversidade.

Serviço: 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA