Escritora sul-coreana Baek Se Hee morre aos 35 anos
Autora sul-coreana ficou conhecida por abordar depressão e saúde mental; causa da morte não foi divulgada

A escritora sul-coreana Baek Se Hee, autora do best-seller Queria Morrer, Mas No Céu Não Tem Tteokbokki, morreu nesta semana, aos 35 anos. A causa da morte não foi divulgada oficialmente.
Segundo a BBC, a Agência Coreana de Doação de Órgãos informou que Baek doou coração, pulmões, fígado e rins, beneficiando cinco pessoas com os transplantes.
Obra sobre depressão fez sucesso internacional
O livro de estreia da autora, lançado em 2018, se tornou um fenômeno editorial na Coreia do Sul e ultrapassou a marca de 1 milhão de exemplares vendidos. A obra foi traduzida para 25 idiomas.
Baek era formada em escrita criativa e trabalhou por cinco anos em uma editora antes de lançar o livro. De acordo com biografia publicada pela editora Bloomsbury, a autora conviveu por cerca de uma década com distimia — forma crônica e leve de depressão —, condição que inspirou sua obra.
Livro é descrito como maior best-seller sul-coreano atual
O sucesso da obra levou ao lançamento de uma continuação, publicada em 2019 na Coreia do Sul. No Brasil, o livro é distribuído pela editora Universo dos Livros e traz recomendação de Namjoon, integrante do grupo BTS, na capa.
Em seus escritos, Baek relatava a experiência de viver com ansiedade e depressão desde a infância. Na fase adulta, buscou conforto em pequenas rotinas, como saborear o tteokbokki — prato coreano de bolinho de arroz picante — e iniciou terapia em busca de autoconhecimento e equilíbrio emocional.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA