“É do Pará” entra no clima de comemoração dos 40 anos do Arte Pará

O programa vai ao ar neste sábado (5), às 11h45

Bruna Lima
fonte

O programa “É do Pará” deste sábado (5) fez uma edição especial para registar a comemoração de 40 anos do Arte Pará. A apresentadora Tainá Aires conversou com artistas paraenses e visitou a Casa das Onze Janelas, onde está ocorrendo a exposição até 30 de dezembro. O programa vai ao ar às 11h45. O Arte Pará é um projeto gratuito e aberto para todos os públicos.

Como forma de entrar no clima de comemoração e também de saber da importância do projeto de arte para artistas da Amazônia e de vários cantos do Brasil, o “É do Pará” selecionou uma pequena lista entre artistas e curadores que vêm marcando presença ao longo da história do projeto e que tiveram suas trajetórias marcadas pelo incentivo dado pelo Arte Pará.

Em um dos blocos, a apresentadora conversa com João de Jesus Paes Loureiro, Emanuel Franco e Orlando Maneschy em meio ao salão da Casa das Onze Janelas, onde estão expostos os trabalhos da edição de 40 anos. Cada um fala da sua história com o Arte Pará, mas também da história que o projeto construiu e ajudou a estabelecer a Amazônia no mapa das artes como um salão.

João de Jesus Paes Loureiro foi o primeiro curador do Arte Pará, quando surgiu em 1982. Em 2019, ele foi o artista homenageado. Emanuel Franco foi curador das salas especiais do Arte Pará entre 2004 a 2008 e, em 2008, foi membro da curadoria do projeto. Orlando Maneschy foi curador de 2008 a 2019.

Durante o programa o público vai poder conhecer alguns dos artistas que já ganharam o Arte Pará. Tainá Aires visitou o estúdio do fotógrafo Luiz Braga e também foi ao encontro de  Emanuel Nassar e da fotógrafa Elza Lima para falar sobre arte, trajetória e a influência do projeto em suas vidas. Lembrando que este ano a homenageada da edição é Elza Lima.

VEJA MAIS

image Arte Pará: tradição e novidades marcam os 40 anos do prêmio de artes visuais da Amazônia
Os artistas que têm interesse em fazer parte desta história já podem realizar as suas inscrições, que ficam abertas até 16 de julho

image Arte Pará 2022: cerimônia anuncia premiados da 40ª edição
20 trabalhos foram selecionados entre a categoria da Mostra Nacional e a categoria de Fomento à Produção de artistas emergentes da Amazônia Legal

image Renovação é a marca dos selecionados do Arte Pará 2022
Salão escolheu 20 artistas da Amazônia Legal e do resto do Brasil

E o bate-papo não encerra por aí, a apresentadora também foi na casa do artista Marinaldo Silva, que tem uma longa história com o projeto. Entre 1986 e 1995, ele recebeu prêmio aquisição. No Arte Pará de 1989 e 2002 ele foi vencedor com o prêmio principal. No “É do Pará”, além de contar um pouco dessa trajetória, Marinaldo foi o escolhido para o quadro da receita do programa e vai preparar uma comida especial para a equipe.

Quem quiser aprender a receita e conhecer um pouco dos artistas, dos curadores e do que tem de especial nesta edição do Arte Pará é só acompanhar o programa.

O Projeto Arte Pará 2022 é apresentado pelo Instituto Cultural Vale, com patrocínio do Centro Universitário Fibra e do grupo Equatorial Energia e com apoio institucional dos Institutos Inclusartiz e Pivô Arte e Pesquisa e do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult). O Arte Pará é uma realização da Fundação Romulo Maiorana.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA