“É do Pará” entra no clima de comemoração dos 40 anos do Arte Pará
O programa vai ao ar neste sábado (5), às 11h45

O programa “É do Pará” deste sábado (5) fez uma edição especial para registar a comemoração de 40 anos do Arte Pará. A apresentadora Tainá Aires conversou com artistas paraenses e visitou a Casa das Onze Janelas, onde está ocorrendo a exposição até 30 de dezembro. O programa vai ao ar às 11h45. O Arte Pará é um projeto gratuito e aberto para todos os públicos.
Como forma de entrar no clima de comemoração e também de saber da importância do projeto de arte para artistas da Amazônia e de vários cantos do Brasil, o “É do Pará” selecionou uma pequena lista entre artistas e curadores que vêm marcando presença ao longo da história do projeto e que tiveram suas trajetórias marcadas pelo incentivo dado pelo Arte Pará.
Em um dos blocos, a apresentadora conversa com João de Jesus Paes Loureiro, Emanuel Franco e Orlando Maneschy em meio ao salão da Casa das Onze Janelas, onde estão expostos os trabalhos da edição de 40 anos. Cada um fala da sua história com o Arte Pará, mas também da história que o projeto construiu e ajudou a estabelecer a Amazônia no mapa das artes como um salão.
João de Jesus Paes Loureiro foi o primeiro curador do Arte Pará, quando surgiu em 1982. Em 2019, ele foi o artista homenageado. Emanuel Franco foi curador das salas especiais do Arte Pará entre 2004 a 2008 e, em 2008, foi membro da curadoria do projeto. Orlando Maneschy foi curador de 2008 a 2019.
Durante o programa o público vai poder conhecer alguns dos artistas que já ganharam o Arte Pará. Tainá Aires visitou o estúdio do fotógrafo Luiz Braga e também foi ao encontro de Emanuel Nassar e da fotógrafa Elza Lima para falar sobre arte, trajetória e a influência do projeto em suas vidas. Lembrando que este ano a homenageada da edição é Elza Lima.
VEJA MAIS
E o bate-papo não encerra por aí, a apresentadora também foi na casa do artista Marinaldo Silva, que tem uma longa história com o projeto. Entre 1986 e 1995, ele recebeu prêmio aquisição. No Arte Pará de 1989 e 2002 ele foi vencedor com o prêmio principal. No “É do Pará”, além de contar um pouco dessa trajetória, Marinaldo foi o escolhido para o quadro da receita do programa e vai preparar uma comida especial para a equipe.
Quem quiser aprender a receita e conhecer um pouco dos artistas, dos curadores e do que tem de especial nesta edição do Arte Pará é só acompanhar o programa.
O Projeto Arte Pará 2022 é apresentado pelo Instituto Cultural Vale, com patrocínio do Centro Universitário Fibra e do grupo Equatorial Energia e com apoio institucional dos Institutos Inclusartiz e Pivô Arte e Pesquisa e do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult). O Arte Pará é uma realização da Fundação Romulo Maiorana.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA