CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Dirigível Coletivo comemora uma década com documentário

Estreia do longa será no Cine Líbero Luxardo, nesta segunda-feira (01), com entrada é franca.

O Liberal
fonte

O Dirigível Coletivo de Teatro completa 10 anos de existência. O grupo acumula um repertório de produções que variam entre espetáculos, contações de histórias e performances. Para comemorar uma década de existência, eles lançam o documentário do longa-metragem “Dirigível Coletivo 10 Anos, Deliciosamente Caótico”, no Cine Líbero Luxardo, nesta segunda-feira (01), às 19h30. A entrada é franca.

O grupo produz espetáculos cênicos a partir de pesquisas e experimentações, que cruzam diferentes linguagens – teatro, dança, literatura, música, audiovisual, artes plásticas, entre outras. O documentário traz as histórias dessas produções. O longa remonta a história do grupo, do teatro paraense, de linguagem, pesquisa, cena cultural, coletividade, horizontalidade, vida, e faz um recorte importante da década teatral paraense. 

Mesmo durante a pandemia, o Dirigível Coletivo produziu novos espetáculos. Em 2020, o grupo montou de forma virtual o espetáculo “Nesse Não Lugar”, apresentado por aplicativo de reunião à distância. Neste ano, o coletivo estreou o mais novo espetáculo “Manga Curumim”, uma pesquisa no universo do teatro de formas animadas, disponível no Youtube.

O integrante do Dirigível e diretor do documentário Luciano Lira lembra das primeiras apresentações do coletivo. “As primeiras temporadas do Aviador aconteceram no Teatro Cláudio Barradas, quase sempre com a casa cheia. Havia naquele momento da Escola de Teatro uma aura muito convidativa em fazer acontecer e o Grupo de Teatro Universitário estava num momento de retomada muito forte, realizando montagens com grandes elencos”, destacou.

O documentário é também uma homenagem do grupo aos artistas de teatro do Pará. “Era uma diversidade muito grande de pessoas, das mais diversas idades, áreas, não necessariamente das artes. Um lugar de encontros possíveis, por mais que aparentemente inusitados. O documentário tem como ponto de partida esse momento de encontro no Grupo de Teatro Universitário, refletindo nossa trajetória a partir das coisas que fomos fazendo e pesquisando juntos a partir daí, das nossas encenações até a nossa experiência enquanto gestores de um espaço cultural, das nossas vivências de dentro e fora do palco, do teatro do início de uma década até o teatro que fazemos hoje, nesse período em que estamos atravessando a pandemia”, lembra a integrante do dirigível, Raíssa Araújo, que assina o designer e as animações do documentário.

O documentário “Dirigível Coletivo 10 Anos, Deliciosamente Caótico” foi realizado com os recursos provenientes da Lei Aldir Blanc em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Pará (Secult), por meio do prêmio de teatro na categoria Memória da Coxia Paraense. 

Estreia do documentário “Dirigível Coletivo 10 Anos, Deliciosamente Caótico”

Local: Cine Líbero Luxardo, Centur

Data: segunda-feira (01)

Horário: 19h30

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA