CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Cristina Serra revela a intimidades dos grandes autores brasileiros

Jornalista lança livro ‘Entrevista’ com conversas com grandes nomes da literatura brasileira

Vito Gemaque
fonte

Os medalhões da literatura brasileira como Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado, Ferreira Gullar, João Cabral de Melo Neto e Mário Quintana abriram suas portas há 40 anos para explicar para uma jovem repórter os seus processos particulares de produção literária. As entrevistas publicadas na época na revista “Leia” foram feitas por uma jovem repórter chamada Cristina Serra. Agora consagrada jornalista, colunista e escritora, Cristina lança o livro “Entrevista” (Kotter Editorial) com um compilado das melhores conversas com romancistas e poetas brasileiros, feitas nos anos 1980.

“Tem uma certa unidade nessas entrevistas em que os próprios autores mergulham no trabalho deles. A minha grande curiosidade e interesse era saber como eles produziam. Quem ler o livro vai perceber e entender o processo criativo, como um romancista como o Jorge Amado vai elaborando e desenvolvendo os personagens, e como uma ideia poética do Drummond se torna um poema”, explica.

Os textos contam agora com introduções sobre os bastidores e a preparação das entrevistas feitas por Cristina, que reconstitui como conseguiu ser recebida, como foi a receptividade dos autores e as impressões que absorveu em cada encontro. “Não quis mexer na edição original, eu queria que as pessoas que lessem esse livro vissem o que esses autores falaram há mais de 30 anos, e para cada uma dessas entrevistas eu escrevi um texto de abertura em que conto como foi o encontro com cada um deles. Eu me preocupei em contar os bastidores das entrevistas”, argumenta.

Natural de Belém, Cristina formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense. Desde então passou por importantes redações dos do Brasil como os jornais Resistência, Tribuna da Imprensa, Leia, Jornal do Brasil, revista Veja e Rede Globo. Na literatura Cristina Serra estreou com o livro-reportagem “Tragédia em Mariana – A história do maior desastre ambiental do Brasil”. A obra é uma investigação sobre o desastre provocado pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), em novembro de 2015.

Ao revistar essas entrevistas do início da carreira, a jornalista percebeu que quase nada mudaria hoje. “Foi um reencontro da jornalista já madura, depois de ter passado por tanta coisa na vida, com aquela menina do início de carreira, mas que no essencial é a mesma. Eu sou aquela repórter com o mesmo interesse e curiosidade, a mesma ousadia de fazer perguntas tão íntimas para esses escritores, que não teve medo de fazer perguntas que achava importante para revelar um pouco da intimidade. Eu acho que estava no lugar certo e na hora certa, foi um imenso privilégio poder entrevistá-los. Foram entrevistas construídas há quatro mãos, e tentei abrir uma fresta e eles acabavam abrindo uma porta para mim e para os leitores entrarem”, agradece.

Agende-se

Livro: Entrevista

Autora: Cristina Serra

Editora: Kotter

Páginas: 168

Preço: R$ 39,90

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA