Concurso de dança abre festival ‘Os Sons que Vêm do Pará’ com celebração da cultura paraense

Evento contou com apresentações coletivas, jurados técnicos e shows de artistas locais

Amanda Martins
fonte

A noite desta sexta-feira (23/05) foi marcada pelo ritmo, pela dança e pela valorização da cultura popular na Aldeia Cabana, no bairro da Pedreira, em Belém. A 1ª edição do Festival “Os Sons que Vêm do Pará” começou celebrando a musicalidade e os talentos da região, reunindo centenas de pessoas para acompanhar as primeiras atividades do evento. O destaque da programação foi o Concurso de Dança, que promoveu competições abertas, revelando o gingado dos participantes em um verdadeiro espetáculo de diversidade e tradição paraense.

VEJA MAIS

image Festival 'Os Sons Que Vêm do Pará' celebra a cultura amazônica; confira a programação gratuita
Festival gratuito em Belém terá shows, gravação de DVD, concurso de dança e atrações da música paraense

image Shows e concurso de dança celebram cultura paraense na Aldeia Amazônica
'Os Sons Que Vêm do Pará' levará ao público shows gratuitos de grandes nomes da música paraense

image Belém recebe festival “Os Sons Que Vêm do Pará” de 19 a 24 de maio
Rhenan Sanches e o coreógrafo Rolon Ho serão os embaixadores da festividade que celebra a cultura paraense com vários convidados

O festival, realizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), teve entrada gratuita mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. O evento foi comandado pelo cantor Rhenan Sanches, embaixador da música, e teve como embaixador da dança o coreógrafo Rolon Ho, responsável pela direção do concurso que distribuirá R$ 18 mil em prêmios entre as três primeiras colocações.

Concurso de dança abre festival ‘Os Sons que Vêm do Pará’ com celebração da cultura paraense

A competição começou com os batuques do carimbó, ritmo que abriu os trabalhos da noite. Diferentemente das demais categorias, o carimbó foi disputado em grupo, com apresentações coletivas que preencheram o espaço com passos e movimentos característicos. Em seguida, foi a vez do merengue, que apresentou movimentos rápidos aos casais competidores. O brega encerrou a programação do concurso, com performances que abordaram diferentes vertentes do gênero, mostrando a relação dos dançarinos com a música.

Segundo Rolon Ho, a competição foi aberta e inclusiva, permitindo que todos pudessem participar independentemente de experiência. “O figurino não foi critério de julgamento, justamente para dar possibilidade a todos, inclusive aos grupos que não têm condição de pagar inscrição ou produzir roupas específicas”, explicou.

image Rolon Ho (Cláudio Pinheiro / O Liberal)

Rolon definiu a noite como uma celebração genuína da identidade paraense. “Está maravilhoso,  o puro ‘suco’ do Pará. O caqueado está sendo mostrado aqui. A gente está muito feliz, muito realizado, porque as pessoas abraçaram a ideia e a gente está curtindo a cada momento”, disse.

Ao final das apresentações, o júri técnico selecionou três finalistas em cada categoria. No merengue, foram classificados os casais Rafael Carvalho e Audilena Paixão, Brenda Maranhão e David Silva, e Lickee Ayres e Luanda Branche. No brega, seguem na disputa Rangelltore e Lucas David, Allen e Joãozinho, e Jhonny e Cléo. Já no carimbó, os grupos finalistas são Trilhas da Amazônica, Encantos do Pará e Pará Caboclo.

Para muitos competidores, chegar à final foi a realização de um sonho. O dançarino Lucas David, de 23 anos, que faz dupla com Rangelltore no brega, comemorou emocionado. “Treinamos bastante para estar aqui. Eu e o Rangel somos do grupo Os Potentes do Brega e sempre competimos juntos. A gente nem esperava passar pra final, mas graças a Deus conseguimos. Agora é focar na decisão”, declarou.

Além da competição, o público também acompanhou shows da banda Xeiro Verde, da cantora Suanny Batidão e do DJ Assayag, que agitaram a Aldeia Cabana com sucessos do brega, do tecnomelody e de outras vertentes da música popular paraense.

A programação segue no sábado (24/05), com a segunda noite de shows e com a grande final. O palco do festival receberá Rhenan Sanches e outros artistas convidados, que farão performances especiais com clássicos da música paraense em um espetáculo que será registrado para a gravação de um DVD comemorativo. O encerramento da noite ficará por conta do grupo Vingadores do Brega e do DJ Cayan Ribeiro.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA