CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Coletivo de poetas realiza sarau no Cemitério da Soledade

Atividade será neste sábado (18) das 15h às 17h

O Liberal
fonte

Pela primeira vez após o Parque Cemitério da Soledade receberá um sarau de poesia. O evento "Visagem e Outras Poesias" contará com várias atividades como declamação de poesias, música, performance e comercialização de livros e artes neste sábado, dia 18, das 15h às 17h. O local, que já foi o principal cemitério da cidade nos séculos passados, será um espaço de reflexão justamente sobre a morte, o principal tema abordado pelos artistas.

A atividade realizada pelo Coletivo Sarau do Recomeço, com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult-PA), contará com a explanação sobre a história deste patrimônio cultural material de Belém com o Turismólogo Alexandre Washington, e com a performance em homenagem aos poetas Augusto dos Anjos e Max Martins, do artista Karmel Elian.

A fundadora do Coletivo Sarau do Recomeço, a poeta Adriana Costa, conta que todos estão ansiosos para esse primeiro sarau no cemitério. “A gente está muito empolgado de ser o primeiro coletivo de poetas que teve o interesse e a iniciativa de apresentar um sarau dentro do cemitério. A nossa expectativa é que muitas pessoas compareçam, imagino que esse interesse por ser um espaço cultural como o Cemitério da Soledade instigue muito as pessoas. Essa edição terá relação com a morte, que assusta, mas que temos muito interesse com isso. As pessoas ficam empolgadas”, acredita Adriana.

Dez poetas já confirmaram presença e o microfone estará aberto para a livre manifestação de quem queira se expressar. “É fundamental a recitação de poemas autorais e de outros poetas que a gente considera importantes. A nossa característica do Sarau do Recomeço é ser bem libertária. A gente trabalha com edições. Toda edição tem um tema, mas você pode 'poetar' em cima daquele tema ou não”, revela Adriana.

O Sarau do Recomeço é um coletivo de poetas que surgiu primeiro no Facebook e alguns anos depois começou a organizar esporadicamente edições presenciais, a partir de 2015. O grupo dá preferência por atividades em espaços da periferia do Pará, em vias públicas, canais e bares, além de bibliotecas e centros comunitários. O Sarau do Recomeço tem levado poesia para eventos solidários pela periferia da cidade de Belém.

“A gente faz muita questão de se manter na periferia. A gente acredita que essa arte que é a literatura, que muitos consideram intelectualizada, está muito no centro das cidades. A gente quer descentralizar isso para que outras pessoas tenham acesso”, enfatiza Adriana. A próxima agenda do Sarau do Recomeço será no bairro do Bengui em maio, as pessoas poderão ter acesso às informações na fanpage do grupo no Facebook.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA