Coletivo de artistas do Pará buscam incentivo para produção de obra

O projeto de quadrinho independente que reúne artistas de diversos municípios paraenses busca incentivo para produção de HQ inspirada na Amazônia

O Liberal
fonte

O Coletivo Açaí Pesado anuncia o lançamento do Hipernatureza - Edição Especial Açaí Pesado, uma antologia inspirada na resiliência e união do povo amazônida pela proteção da floresta. Referência no cenário de quadrinhos independentes do Norte do Brasil, o coletivo busca para o projeto incentivo, através da Lei Semear, para a produção e financiamento do produto que reflete o talento e os saberes da Amazônia.

Atualmente na fase de captação de recursos, e, além da publicação, ainda será realizado um evento inédito de cultura pop, arte e socioambientalismo em Belém. Totalizando mais de 54 horas de atividades formativas, o evento contará com oficinas, workshops, painéis, feira gráfica e gastronômica, criando um espaço de ativação, acolhimento e formação em torno de temas urgentes da sociedade, ligados à proteção da Amazônia e sua cultura.

VEJA MAIS

image Turma da Mônica homenageia Estopinha e ilustração emociona a web: 'quanta sensibilidade'
Na despedida virtual do quadrinho, criada pela Turma da Mônica, há um diálogo curto, direto e reconfortante

image Eterna, baby! Mauricio de Sousa presta homenagem póstuma a Gal Costa; veja
A ilustração foi compartilhada por meio das redes sociais do desenho em quadrinho. Não foi divulgada as causas da morte de Gal Costa

image Mangá nacional 'Echoes' é lançado digitalmente no Brasil
Eliana Oda estreia no quadrinho autoral depois de passar por estúdios brasileiros de games como ilustradora

O Hipernatureza - Edição Especial Açaí Pesado conta com mais de 40 artistas e prevê seu lançamento no primeiro semestre de 2026. Os convidados chegam com o objetivo de empoderar e fortalecer a nova geração de criativos do Pará. 

Em sua configuração atual, o projeto ainda prevê exposições e performances que se conectam diretamente com a população de treze bairros da região metropolitana de Belém, junto com outras cidades natais dos membros como Ananindeua, Barcarena, Cametá e Paragominas.

O termo hipernatureza é o conceito central desta edição que demonstra a conexão entre a cosmopercepção e tecnologia, lembrando-nos de que a Natureza nunca deixa de falar, basta estarmos abertos para escutá-la. O enredo parte de um evento cósmico que arrasta para o centro do palco seres e civilizações de diferentes realidades, criando alianças e conflitos em torno do território.

image Hipernatureza - Edição Especial Açaí Pesado (Emidio Silva)

Tendo como objetivo de mostrar a Amazônia como um organismo vivo, evolutivo e cheio de poder, as histórias exploram temas como bioeconomia, monocultura, ancestralidade, fake news, afetos, questões climáticas, entre outros. Através da ficção especulativa, a Hipernatureza é um conceito que aceita a Natureza como ativa, resistente e detentora de direitos.

SELO AÇAÍ RAÍZ

O selo Açaí Raíz foi criado para representar a identidade e as origens de seus membros atuais. Ele serve como uma identificação oficial para os artistas e profissionais envolvidos na HQ Hipernatureza - Edição Especial Açaí Pesado, funcionando também como uma proteção para os direitos autorais das obras desenvolvidas dentro do projeto.

A concepção do selo reflete o design vernacular, trazendo elementos simbólicos como o garrafão vermelho e a lâmpada, pois assim como o açaí vendido nas ruas das periferias do Estado é uma riqueza natural, as produções do coletivo são uma riqueza cultural e artística, reafirmando a conexão entre arte, identidade e território.
 

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA