Ruth de Souza é homenageada da 9ª Semana de Cinema, no Rio

Atriz é considerada a primeira-dama negra do teatro, do cinema e da televisão brasileira

Agência Brasil

Com uma homenagem à atriz Ruth de Souza, de 97 anos, a 9ª Semana de Cinema (Secine) foi aberta nesta segunda-feira, 13, um dia depois da data de nascimento da atriz, considerada a primeira-dama negra do teatro, do cinema e da televisão brasileira. Ruth de Souza foi a primeira atriz do Brasil indicada ao prêmio de melhor atriz em um festival internacional de cinema, com o filme Sinhá Moça, que concorreu no Festival de Veneza, em 1954.

O evento é gratuito e será realizado até o dia 15 deste mês na unidade Estácio João Uchôa, zona norte do Rio de Janeiro. A Secine é produzida pelo Núcleo de Cinema da Estácio (Nucine), que convidou para conversar com o público cineastas famosos no Brasil e no mundo, como Cacá Diegues, o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), e Mario Abbade; e artistas, entre os quais Eriberto Leão e Izak Dahora.

Está prevista também a participação do presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Christian de Castro, e do superintendente de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Vinícius Azevedo.

Na abertura do evento, às 8h30, foi feita homenagem em vídeo a Ruth de Souza, seguida da exibição do filme “Neville D´Almeida – cronista da beleza e do caos”. No dia 14, o público terá a oportunidade de assistir a obra “O Grande Circo Místico", de Cacá Diegues, que foi indicado ao Oscar deste ano representando o Brasil.

Cinema