Redes de cinema de Belém têm seis estreias esta semana

O destaque vai para o longa "Vingança a Sangue Frio", com Liam Neeson

Redação Integrada

O ator Liam Neeson, conhecido por estrelar filmes de ação, protagoniza uma das estreias da semana com a mais nova produção "Vingança a Sangue Frio". O longa chega envolto em polêmicas declarações do ator que foram consideradas racistas durante a divulgação do filme. Além dele, outros cinco longas diversificados estreiam nesta quinta-feira, dia 14, em Belém, como os de terror "Maligno" e "Mal Nosso", o romance "A Cinco Passos de Você", o drama "Suprema" e o filme nacional "Albatroz".

"Vingança a Sangue Frio" estreia em todos os cinemas da capital. No filme, Nels (interpretado por Liam Neeson) é um tranquilo homem de família, que trabalha como motorista de um removedor de neve e vê o mundo virar de cabeça para baixo quando o filho é morto por um poderoso traficante de drogas. Nels, impulsionado pelo desejo de vingança e sem nada a perder, fará tudo o que por preciso para destruir o cartel.

O filme teve a estreia adiada no Brasil por um mês devido a uma entrevista que Neeson concedeu ao jornal britânico "The Independent" em que o ator disse ter tido vontade de matar um homem negro após o estupro de uma amiga. Liam começou dizendo que estava arrependido de ter tido aqueles sentimentos e que buscou ajuda posteriormente.

Ele ainda destacou ser importante discutir o racismo e o fanatismo nos Estados Unidos. Na entrevista, o ator disse entender os personagens de seus filmes, como Taken, que buscam vingança quando alguém próximo a eles se machuca. Devido à entrevista, a cerimônia do tapete vermelho, que lança os filmes no EUA, foi cancelada.

Em outra entrevista à rede de TV americana ABC's, no programa Good Mordning America, Neeson respondeu às reações negativas. "Eu não sou racista", defendeu-se. "Foi horrível, horrível quando penso que fiz isso", disse. "É horrível, mas aprendi uma lição com isso", complementou.

Vingança a Sangue Frio (estreia)
Dir: Hans Petter
Ação, 12 anos
Cinesystem Metrópole 4 (2D dub): 14h40, 17h05, 19h30 e 21h55;
Cinépolis Boulevard 5 (2D dub): 19h15 (exceto sab e dom); Cinépolis Boulevard 5 (2D leg): 21h45;
Cinépolis Parque 1 (2D dub): 16h50 e 21h45;
Moviecom Pátio 3 (2D dub): 16h50 e 19h20; Moviecom Pátio 3 (2D leg): 21h45;
Moviecom Castanheira 1 (2D dub): 16h50, 19h15 e 21h40;
UCI Bosque 4 (2D leg): 17h10 e 22h20; UCI Bosque 4 (2D dub): 14h35 e 19h45

Longa nacional

Um dos filmes que entram em cartaz é o nacional "Albatroz", na rede Cinesystem do Shopping Metrópole. O longa conta a história do fotógrafo Simão (Alexandre Nero), que é casado com a compositora de jingles publicitários Catarina (Maria Flor), mas se apaixona pela atriz judia Renée (Camila Morgado), com quem viaja à Jerusalém.

Na capital de Israel, acaba registrando um atentado terrorista, o que lhe torna mundialmente famoso, e ao mesmo tempo surgem críticas negativas por ter fotografado em vez de tentar evitar a tragédia. Simão entra em depressão e fica na fronteira entre realidade, sonho e delírio.

Dirigido por Daniel Augusto a partir de uma idéia original do roteirista Bráulio Mantovani, a trama apresenta descobertas recentes da neurociência para ultrapassar as fronteiras entre a realidade, o sonho e o delírio. Alexandre Nero protagoniza o longa ao lado das atrizes Andrea Beltrão, Andréia Horta, Camila Morgado e Maria Flor.

“Eu confesso que o roteiro era absolutamente um labirinto no escuro e depois foi se clareando. Assisti uma vez, assisti duas e tenho assistido a um filme diferente cada vez que eu vejo e tenho entendido cada vez mais”, conta Alexandre Nero.

Albatroz (estreia)
Dir: Daniel Augusto
Suspense, 14 anos
Cinesystem Metrópole 7 (2D): 15h30

Duas opções de Terror

Para os fãs de terror, as estreias da semana são "Maligno" e o brasileiro "Mal Nosso". Na história de "Maligno", Sarah (Taylor Schilling), mãe de Miles (Jackson Robert Scott), fica preocupada com o repentino comportamento estranho e violento do filho.

Por conta própria, ela inicia uma investigação para entender o que está acontecendo e descobre que alguma força sobrenatural está agindo sobre o menino. O filme recebeu notas medianas da crítica internacional.

Maligno (estreia)
Dir: Nicholas McCarthy
Suspense, 16 anos
Cinesystem Metrópole 2 (2D dub): 16h, 18h, 20h e 22h;
Cinépolis Boulevard 1 (2D dub): 18h20; Cinépolis Boulevard 1 (2D leg): 20h20 e 22h20;
Cinépolis Parque 7 (2D dub): 18h, 20h15 e 22h30;
Moviecom Pátio 6 (2D dub): 18h e 20h; Moviecom Pátio 6 (2D leg): 22h;
Moviecom Castanheira 4 (2D dub): 18h, 20h e 22h;
UCI Bosque 6 (2D leg): 17h50 e 22h10; UCI Bosque 6 (2D dub): 15h40 e 20h

Já o longa de terror brasileiro "Mal Nosso" conta a história de Arthur (Ademir Esteves), um exorcista que usa a internet para contratar Charles (Ricardo Casella), um serial killer que precisa proteger sua filha Michele (Luara Pepita) de uma possessão demoníaca. Fernando Cardoso, Walderrama dos Santos, Maria Galves e Gabriela Grecco completam o elenco do filme. Escrito e dirigido por Samuel Galli, o longa foi selecionado para mais de 30 festivais internacionais, como o Moscow International Film Festival, na Rússia, e o The Dark Heart of the Cinema, na Inglaterra.

Mal Nosso (estreia)
Dir: Samuel Galli
Terror, 16 anos
Cinesystem Metrópole 9 (2D): 19h30 e 21h25

Outras novidades

A semana também oferece estreia para quem gosta de um bom romance. O filme "A Cinco Passos de Você", que estreia na rede Cinesystem do Shopping Metrópole, no Cinépolis do Shopping Boulevard e no UCI do Bosque Grão Pará, narra a história de Stella Grant (Haley Lu Richardson), uma adolescente de 16 anos de idade que sofre de fibrose cística e passa muito tempo no hospital entre tratamentos e acompanhamento médico.

Ela conhece então um garoto que sofre da mesma doença, Will Newman (Cole Sprouse) e se sente imediatamente atraída. Entretanto, os dois são obrigados a manter distância um do outro, por questões de saúde.

A Cinco Passos de Você (estreia)
Dir: Justin Baldoni
Romance, 10 anos
Cinesystem Metrópole 9 (2D dub): 17h (somente sab e dom);
Cinépolis Boulevard 5 (2D leg): 19h15 (somente sab e dom);
UCI Bosque 4 (2D leg): 17h10 (somente sab e dom)

Já para os fãs de drama, a estreia da semana fica por conta do longa americano "Suprema", que entra em cartaz na rede UCI do shopping Bosque Grão Pará. A trama se passa nos Estados Unidos, na década de 50 e 60, quando Ruth Bader Ginsburg (Felicity Jones) se formou em direito nas instituições mais prestigiadas do país: Harvard e Columbia, sempre como a primeira aluna da turma.
Mesmo assim, ela enfrentou o machismo presente na sociedade americana quando tentou procurar emprego, sendo recusada pelos principais escritórios de advocacia. Na função de professora, ela se especializou em direito relacionado ao gênero, decidindo atacar o Estado norte-americano para derrubar centenas de leis que permitem a discriminação às mulheres.

Suprema (estreia)
Dir: Mimi Leder
Drama, 12 anos
UCI Bosque 1 (2D leg): 19h10 e 21h45

Leia Também:

Capitã Marvel segue em destaque entre os filmes em cartaz em Belém

Cinema