Mostra debate equidade de gênero no circuito universitário

Na quinta-feira haverá exibição e debate do documentário 'Repense o elogio' na UFPA

Bruna Lima

O uso do cinema como ferramenta de discussão de temas de interesse do cidadão é o principal foco do projeto "Cinema em Movimento", que passa por todos os estados do país e pelo Distrito Federal. No Pará, a comunidade acadêmica terá oportunidade de participar da sessão do filme "Repense o elogio", na quinta-feira (14), no estacionamento do Ateliê de Artes da Universidade Federal do Pará, campus profissional, em Belém.

O projeto é dividido entre os circuitos universitário, comunitário, escolar e de oficinas. No circuito universitário a equidade de gênero é o tema presente nos três filmes do Cinema em Movimento. E os filmes selecionados no estado foram "Lute como uma menina", de Beatriz Alonso e Flávio Colombini, Repense o Elogio, de Estela Renner, e O Silêncio dos Homens, de Ian Leite e Luiza de Castro.

Os filmes escolhidos fortalecem as discussões sobre o homem na sociedade, o feminismo na atualidade, o modelo educacional do nosso país e o poder popular. Em cada circuito do projeto há uma agente mobilizadora. No Pará, a agente do circuito universitário é a estudante de Comunicação Social Susan Santiago.

De acordo com Susan, o projeto visa fomentar o debate dentro do meio acadêmico com as comunidades e a discussão de temas que são de interesses de todo cidadão. Ela diz que é uma forma de despertar interesse dos jovens com as temáticas abordadas. "Cada sessão é seguida de um debate. Uma pessoa é convidada para facilitar a interação com o público", destaca.

Em outubro, esses jovens estudantes, que atuam como agentes do projeto, passaram por uma semana de imersão em um hotel na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Durante cinco dias, eles assistiram aos filmes da mostra, debateram com os diretores, tiveram aulas sobre cinema, história e memória, participaram de dinâmicas e workshops de produção e divulgação. O objetivo é que voltassem para as suas respectivas cidades aptos a agendar as sessões, convidar debatedores e mediadores, divulgar o Circuito junto à imprensa e mobilizar o público a comparecer às sessões.

"Discutir equidade de gênero é fundamental na construção de um mundo menos violento. Escolhemos o tema e selecionamos os filmes buscando discutir, além da questão feminina também a masculinidade. Acredito que o filme O Silêncio dos Homens será uma ferramenta incrível para isso", diz a diretora geral do circuito, Luciana Boal Marinho.  As sessões marcadas em Universidades podem ser acompanhadas pelo instagram @circuitounivercinema. 

O filme "Repense o Elogio" (Documentário, 48 minutos, Livre, 2017) propõe uma conversa sobre a maneira como as crianças são elogiadas. Enquanto meninas muitas vezes são elogiadas apenas por sua aparência, meninos podem receber elogios ressaltando suas habilidades. Este é um filme que reflete sobre o poder das palavras e da cultura que trouxe um desequilíbrio na forma de elogiar nossos meninos e meninas.

Agende-se: 

Projeto Cinema em Movimento
Local: Estacionamento do Ateliê de Artes, UFPA, Campus Profissional. Rua Augusto Corrêa, 1 – Guamá
Data: 14/11/2019
Filme: Repense o elogio
Hora: 18h exibição do filme (48min) seguida de debate

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cinema
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM CINEMA

MAIS LIDAS EM CULTURA