CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Filme brasileiro 'Todos os Mortos' é anunciado para a competição oficial do Festival de Berlim

Outras quatro produções nacionais participam do festival, incluindo documentário paraense

Redação Integrada
fonte

A organização do Festival Internacional de Berlim anunciou que o filme brasileiro ambientado em São Paulo entre 1899 e 1900, "Todos os Mortos" é o filme brasileiro selecionado para a Competição Oficial do 70º Festival de Berlim, que será realizado de 20 de fevereiro a 1º de março de 2020. O longa foi escrito e dirigido pela dupla Caetano Gotardo (O Que Se Move) e Marco Dutra (As Boas Maneiras).

Duas famílias, uma branca, os Soares, e outra negra, os Nascimento, guiam a trama, que se passa onze anos após o fim do período escravista - passado recente que ainda mantém os decadentes Soares presos à ideia de superioridade e posse.

A história é conduzida pelas mulheres das famílias, interpretadas por Mawusi Tulani, Clarissa Kiste (do elenco da novela Amor de Mãe), Carolina Bianchi e Thaia Perez (dos filmes Aquarius e O Homem Cordial). O jovem Agyei Augusto (do musical Escola do Rock) é um dos protagonistas do filme, que também tem participações especiais da cantora Alaíde Costa, da atriz portuguesa Leonor Silveira e de Thomás Aquino (Bacurau).

No longa, os fantasmas do passado ainda caminham entre os vivos. As mulheres da família Soares, antigas proprietárias de terra, tentam se agarrar ao que resta de seus privilégios. Para Iná Nascimento, que viveu muito tempo escravizada, a luta para reunir seus entes queridos em um mundo hostil a conduz a um questionamento de suas próprias vontades. Entre o passado conturbado do Brasil e seu presente fraturado, essas mulheres tentam construir um futuro próprio.

O Festival de Berlim selecionou outros três filmes de ficção brasileiros para sua edição de 2020. "Meu nome é Bagdá", da diretora Caru Alves Souza, passará na mostra Generation, dedicada a retratar a realidade de jovens ao redor do mundo. O filme mostra a história de adolescentes skatistas em São Paulo.

"Cidade pássaro", coprodução entre Brasil e França, foi selecionado para a mostra Panorama. Dirigido por Matias Mariani, ele acompanha a história de um músico nigeriano que vai a São Paulo em busca do irmão mais velho.

O outro filme brasileiro estará na seleção Forum Expanded. "Apiyemiyekî", coprodução com França e Holanda, é dirigido pela brasileira Ana Vaz.

Paraense na Mostra

O documentário "O Reflexo do Lago", do cineasta paraense Fernando Segtowick , também foi selecionado ao 70º Festival Internacional de Berlim, um dos festivais de cinema mais importantes do mundo. O documentário em preto e branco, com duração de 72 minutos, se debruça sobre os relatos do modo de vida de moradores da região do lago de Tucuruí, no Pará.

A hidrelétrica foi inaugurada em 1984, mas até hoje algumas comunidades da região não têm acesso à energia elétrica. O filme de Segtowick  compete na mostra "Panorama" junto a outros 34 filmes.

Saiba Mais

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cinema
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM CINEMA

MAIS LIDAS EM CULTURA