Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Dia da Pessoa com Deficiência: Veja 5 filmes sobre inclusão que te farão repensar

Essa seleção de produções inspiradoras vão te ajudar a não agir de forma excludente ou discriminatória

O Liberal

Apesar de ser prevista na Constituição e ser um dos direitos dos cidadãos, a inclusão de pessoas com deficiência nem sempre acontece. Na prática, isso não se resume a apenas garantir a presença dessas pessoas em todos os espaços, como muitos pensam. Está também, no ato de valorizar e entender que todos possuem perfis e necessidades específicas. Todos vivem e aprendem conforme a sua maneira.

Para quebrar esse paradigma e promover a reflexão sobre o assunto, veja cinco filmes que têm como tema a inclusão de pessoas com deficiência.

Extraordinário

Auggie Pullman é um garoto que nasceu com uma deformidade na face. Pela primeira vez ele irá frequentar uma escola regular, como qualquer outra criança. Ele irá precisar se esforçar para conseguir se encaixar em sua nova realidade.

 Intocáveis

O filme conta a história de Philippe, um homem rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando contratar um assistente, sua história cruza com a de Driss, jovem de baixa renda e sem nenhuma experiência na função de cuidador. O percurso trilhado pelos dois é de aprendizagem mútua. Driss contribui para a retomada da identidade e da auto estima de Philippe a partir de um trabalho que mostra o cuidado com as deficiências, mas também uma atenção ímpar com as potencialidades envolvidas.

Cordas

Esse curta animado narra a amizade entre Maria, uma garotinha muito especial e Nicolás, seu novo colega de classe, que sofre de paralisia cerebral. A pequena, vendo algumas das impossibilidades do amigo, não desiste e faz de tudo para que ele se divirta e consiga brincar. Reconfigurando e recriando jogos e atividades, Maria celebra a vida do colega, aprende ao passo que ensina e emociona a todos com as possibilidades do sonho e de uma amizade verdadeira.

Como eu era Antes de você

Rico e bem sucedido, Will leva uma vida repleta de conquistas, viagens e esportes radicais até ser atingido por uma moto, ao atravessar uma rua, em um dia chuvoso. O acidente o torna paraplégico e o obriga a ficar em uma cadeira de rodas. A situação o torna depressivo e extremamente cínico. É nesse contexto que Louisa Clark é contratada para cuidar dele. De origem modesta, com a família vivendo em dificuldade financeira e sem grandes aspirações na vida, ela faz o possível para melhorar o estado de espírito de Will e, aos poucos, acaba se envolvendo com ele.

Forrest Gump

Um clássico do cinema, esse filme foi indicado a 13 Oscars e ganhou em cinco categorias. Apesar de não falar diretamente sobre autismo, o personagem principal apresenta claras características da Síndrome de Asperger, tornando a história uma referência sobre o assunto. Forrest faz o telespectador viajar em sua grande imaginação. Leve e cativante, essa produção provoca a reflexão sobre a beleza das improbabilidades da vida. 

Colegas

Aninha, Stalone e Márcio protagonizam uma história de amizade e sonhos. Os três fogem do instituto em que viviam para perseguirem seus respectivos desejos de casar, ver o mar e voar. Ao longo da trama, os três trilham um percurso de aventura, contribuindo para que a Síndrome de Down seja retratada dentro de um contexto de autonomia, superação e aprendizagem.

Cinema
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM CINEMA

MAIS LIDAS EM CULTURA