CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Curtas e shows no Festival do Telas em Movimento, em Belém

O evento integra a programação pelo Dia da Amazônia e acontecerá nos dias 3, 4 e 5.

Enize Vidigal
fonte

O V Festival de Cinema das Periferias e Comunidades Tradicionais da Amazônia, o Telas em Movimento, abre em Belém a programação nacional dos Festivais pelo Dia da Amazônia, no próximo sábado, 3. O festival exibirá gratuitamente os curta-metragens produzidos este ano em dez localidades, além de atrações como a cantora santarena Priscila Castro; a multiartista indígena Márcia Kambeba; e o rapper amapaense Mc Super Shock, no Portal Amazônia, a partir das 16h30. O festival continua nos dias 4 e 5, em outros espaços, culminando com exibição do filme “Pureza”, com Dira Paes, no Cine Líbero Luxardo.

Vários festivais culturais em defesa da Amazônia serão realizados em diferentes cidades brasileiras em razão da data que celebra a região, no próximo dia 5.

Este ano, o Telas em Movimento teve como tema as narrativas climáticas da Amazônia. O projeto que visa democratizar o cinema percorreu a área da Vila da Barca, os bairros Terra Firme e Jurunas e as ilhas de Cotijuba e Outeiro, em Belém; a cidades de Altamira, Santarém e Benevides e a ilha do Marajó, no Pará; e o estado do Maranhão. Nesses locais, o projeto realizou oficinas de audiovisual de produção dos curtas que serão exibidos, envolvendo pelo menos 200 participantes. 

A assistente de produção e uma das oficineiras, Mayara Coelho, explica que as atividades são o primeiro contato de pessoas dessas comunidades com o aprendizado e a produção de cinema, além da exibição do filme produzido no próprio local. “O Telas em Movimento é um projeto social. Temos relatos de alunos com dificuldade de socialização que melhoraram a relação com a família e com a comunidade a partir dessa vivência”, relata Mayara. 

Os filmes serão disponibilizados no canal do Telas em Movimento no Youtube, no próximo dia 5. O projeto teve o apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS). A realização é da Negritar Filmes e Produções.

Exibição e shows

Os dez documentários produzidos serão exibidos no sábado, 3, a partir das 16h30, no Portal Amazônia. A movimentação no local inicia pela manhã com exposição fotográfica. Os shows iniciam às 19h, no intervalo entre os filmes, com o Instituto Você em Cena, Priscila Castro e Jeff Moraes, Panãs Panãs, Márcia Kambeba, MC Super Shock, Sarita Themonia e Samba Fé no Batuque e Ruth Costa.

Priscila fará o show do novo álbum autoral “A Voz do Rio”. “Será um show de música paraense, latina, carimbó e brega. Convidei o Jeff para dueto em duas músicas. Estou feliz porque, pela primeira vez, farei um show inteiro em Belém. É a oportunidade de fazer com que o público de Belém conheça melhor o meu trabalho e a sonoridade do Tapajós”, comemora. Entre as músicas que ela vai apresentar estão “Merengueira” (Renato Rosas, Naieme e e João Marcelo), gravada com Warilou; “Carimbó com Merengue” (Jana Figarella), que teve clipe no Sons do Pará; e a faixa-título (Mestre de carimbó Paulinho Barreto, de Alter do Chão) com letra sobre a contaminação do rio Tapajós.

Já Márcia Kambeba vai cantar e recitar poesias autorais. “Vou falar um pouco da relação do cinema, música, literatura e poesia com o território. Nós, indígenas, através da arte fazemos os nossos protestos e resistências. Para manter a cultura viva precisamos de um território onde tudo possa acontecer de forma compartilhada”.

No domingo, 4, no Centro de Estudos e Defesa do Negro no Pará e na Casa Samaúma, das 9 às 12h, acontecerão as rodas de conversa sobre Territorialidades, Cinema e Amazônia. Na segunda-feira, 5, será lançado o projeto Móquem Maery, do Instituto Iacitatá, sobre justiça climática e cultura alimentar, às 14h, na Escola Colibri; e a exibição gratuita do filme “Pureza”, no Líbero Luxardo, às 16h30.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cinema
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM CINEMA

MAIS LIDAS EM CULTURA