CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

'Bacurau' será tema da live do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC), nesta quinta, 3

O historiador Michel Pinho e o crítico de cinema Marco Antonio Moreira analisam o longa brasileiro que é sucesso mundial.

Enize Vidigal
fonte

“Bacurau”, filme brasileiro de maior sucesso da atualidade, será tema da live promovida pelo Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) no Instagram @centrodeestudosdecinema, nesta quinta-feira, 3, a partir das 20 horas. A live terá participação do historiador Michel Pinho e a mediação do crítico de cinema e coordenador do CEC, Marco Antonio Moreira.

O filme dos diretores de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, lançado em 2019, conquistou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes, na França, um dos principais festivais de cinema do mundo. E, no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, foi vencedor nas categorias de Melhores Direção, Roteiro Original, Longa-Metragem de Ficção, Montagem de Ficção, Efeito Visual e Ator - com Silvero Pereira, que interpretou o justiceiro “Lunga” -, entre outros destaques em festivais pelo mundo.

“Bacurau” chegou ao circuito comercial atingindo grande público e foi exibido na tevê aberta, na Globo, na última segunda-feira, 30.

A live vai abordar os aspectos históricos e cinematográficos do longa. “’Bacurau’ é uma continuidade do trabalho do Kleber Mendonça Filho, considerado o melhor diretor da nova geração. Ele tem chamado a atenção da crítica e dos telespectadores desde que fez ‘O Som Ao Redor’ e depois ‘Aquarius’, que, junto com ‘Bacurau’, são três filmes excelentes, que merecem atenção e debate”, destaca Marco Antonio, que vê no lançamento mais recente o maior sucesso da carreira do cineasta.

image O ator Silvero Pereira no papel de “Lunga”. (Reprodução)

Michel Pinho e Marco Antonio já realizaram um debate anterior sobre esse filme, no final do ano passado. “Bacurau” continua sendo bastante comentado um ano depois do lançamento e já existe especulação de que possa ser lançado nos Estados Unidos este ano para concorrer ao Oscar. Essa medida possibilitou que a produção sul-koreana “Parasita” concorresse na categoria de Melhor Filme da academia de cinema americano este ano, inclusive, sendo consagrada como vencedora.

“Tivemos vários filmes brasileiros badalados, como ‘Cidade de Deus’ e ‘Tropa de Elite’, mas, sem dúvida, ‘Bacurau’ é o filme mais comentado dos últimos anos”, destaca Marco Antonio.

O enredo que se passa em uma cidade fictícia que leva o nome do filme, e na qual os moradores começam a ser misteriosamente assassinados. Mas, na avaliação do crítico paraense, a fórmula de sucesso desse filme está na mistura de gêneros – ação, ficção e aventura – que surpreendem o telespectador.

CEC

O Centro de Estudos de Cinema (CEC) foi fundado nos Anos 60 pelo filósofo Benedicto Nunes e a esposa dele, a professora de teatro Maria Sylvia Nunes, junto com Francisco Paulo Mendes, todos docentes da Universidade Federal do Pará (UFPA). Durante muito tempo, o CEC promoveu ações de cinema, incluindo sessões de exibição de filmes que estavam fora do circuito comercial. As atividades foram interrompidas na década de 70, mas foram retomadas em 2015 com palestras e bate-papos sobre cinema, que migraram para o formato de lives com a pandemia.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cinema
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM CINEMA

MAIS LIDAS EM CULTURA