CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

'Aos Olhos de Ernesto' estreia nesta quinta em cinema de Belém

O filme de Ana Luíza Azevedo foi premiado pela crítica na 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e pelo público no 23º Festival Internacional de Cine de Punta del Este

Redação Integrada
fonte

“Aos Olhos de Ernesto” chega aos cinemas de Belém, Brasília e Rio de Janeiro e também às plataformas de streaming (Net Now, Vivo Play e Oi Play) e ao canal fechado TV Brasil nesta quinta-feira, 17. O novo filme da diretora e roteirista Ana Luiza Azevedo ("Antes Que O Mundo Acabe") narra a história do idoso fotógrafo uruguaio que é cego e solitário, mas acredita poder disfarçar as limitações da idade avançada para todos.

Nos curta no Facebook para acessar as principais notícias do dia, lives e promoções. Clique aqui

Viúvo, Ernesto (Jorge Bolani) aprendeu a envelhecer em silêncio, com os telefonemas do filho que mora longe, com as idas ao banco para buscar a escassa aposentadoria, com rápidas visitas do vizinho Javier (Jorge d’Elia) e a espera de uma nova carta de Lúcia (Glória Demassi). Mas a cuidadora de cães Bia (Gabriela Poester) coloca em risco o metódico cotidiano de Ernesto e ele percebe que envelhecer pode ser rejuvenescer com a intensa companhia de uma jovem.

O roteiro permeado de lirismo, humor e melancolia é assinado em parceria com Jorge Furtadoe sob a consultoria do escritor cubano Senel Paz (“Morango e Chocolate”). A produção é da Casa de Cinema de Porto Alegre e a distribuição, da Elo Company. 

“Aos Olhos de Ernesto” teve a estreia mundial em outubro no 24º Festival Internacional de Busan (Coréia do Sul), o maior festival de cinema da Ásia, na categoria “World Cinema”.  

O filme foi laureado pela crítica da Mostra SP “por tratar a solidão de maneira realista, sem abrir mão do humor” e “por apostar, com segurança, num estilo narrativo que dialoga tanto com cinéfilos, quanto com amplas plateias”.  

O longa também já foi exibido na Mostra Latina do Festival do Rio 2019, no 41º Festival Del Nuevo Cine Latinoamericano de Havana e no 23º Festival Internacional de Cine de Punta del Este, no qual foi eleito melhor filme pelo voto popular e venceu o prêmio de melhor ator. 

Uma curiosidade do filme é a proximidade cultural entre as cidades do Sul do Brasil, Uruguai e Argentina estão presentes na obra através da música, da língua e da literatura.  

A história de Ernesto foi inspirada na vida do fotógrafo italiano Luigi Del Re. “O personagem surgiu a partir da história dele, fotógrafo italiano que vivia em Porto Alegre, e que com a idade e avanço da cegueira já não conseguia mais se corresponder com a irmã, que morava na França”, conta a diretora e roteirista.

“Em homenagem a Luigi, usamos na direção de arte as suas fotos e equipamentos de filmagem para compor o universo de Ernesto e seu apartamento. Mas Ernesto não é só Luigi: é um pouco de nossos pais, e de nós mesmos”, complementa a cineasta. 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cinema
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM CINEMA

MAIS LIDAS EM CULTURA