CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

A loucura de Macbeth chega às telonas do circuito alternativo

Montagem de ópera de Verdi será exibida no Cine Líbero Luxardo, nesta segunda-feira

fonte

Belém volta a receber, no Cine Líbero Luxardo, nesta segunda-feira, 1 de abril, o projeto "Ópera na Tela", que garante a exibição, em diversos estados, de produções que foram apresentadas nos principais palcos líricos da Europa. Desta vez, a montagem que ganha a tela grande é “Macbeth”, de Giuseppi Verdi.

Na trama, depois de ter vencido uma batalha importante, o comandante Macbeth é informado sobre uma profecia segundo a qual um dia se tornará rei da Escócia. Influenciado por sua mulher, ele se mostra disposto a tudo – mesmo a cometer um assassinato – para que a profecia se cumpra. Porém, logo cairá vítima de seu próprio cinismo e de sua insaciável sede de poder.

Na estreia desta ópera, sob a direção do próprio maestro Verdi (Scala, 1847), o público ficou chocado com os traços exageradamente grosseiros da monstruosa Lady Macbeth e com a ausência deliberada de qualquer duo amoroso na obra. A arquitetura desta versão de Macbeth fulmina literalmente o espectador e poucas vezes a sordidez e o cinismo de um casal de políticos ambiciosos terão sido expostos de uma maneira tão impiedosa.

A nova versão da ópera consagrada tem como protagonistas o casal vocal Anna Netrebko, como Lady Macbeth, e Plácido Domingo, na pele de um ditador abatido e covarde, com a participação única do coro da Ópera do Estado de Berlim. Segundo a crítica especializada, Netrebko/Domingo compõem um dos mais belos casais verdianos da atualidade, de uma intensidade elétrica; ele, encarnando um homem sem vontade própria e destruído, e ela, como um demônio feroz, que o repreende por sua flagrante covardia.

A direção é de Harry Kupfer, que situa a ação num mundo moderno e parece evocar, por seus trajes, as ditaduras sul-americanas do século XX, tendo como pano de fundo guerras e cidades incendiadas. Desde o início, Lady Macbeth entra em cena como a personificação do Diabo: um bebê morto num braço, uma espada na outra mão, ela vaga em meio a uma paisagem desolada, na qual jazem por terra os cadáveres de suas vítimas.

A troca entre o interior (o salão dos Macbeth) e o exterior (paisagens industriais num fim de mundo) se dá graças a um novo equipamento cênico com o uso de plataformas móveis. A regência é do maestro Daniel Barenboim, à frente da Staatskapelle Berlin.

SERVIÇO: Projeto "Ópera na Tela" apresenta "Macbeth"

Data: hoje, 1, às 18h

Local: Cine Líbero Luxardo (Av. Gentil Bittencourt, 650 – Nazaré)

Ingresso: Inteira: R$ 12,00 | Meia: R$ 6,00

Informações: (91) 3202 4321

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cinema
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM CINEMA

MAIS LIDAS EM CULTURA