CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

54ª edição do Festival de Brasília começa nesta terça

Filme Já que Ninguém me Tira pra Dançar, de Ana Maria Magalhães, abre a programação, que faz homenagem a Leila Diniz

O Liberal
fonte

Tem início nesta terça-feira, 7, a 54ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o evento de cinema mais longevo do país. Apresentada diretamente do Cine Brasília pela atriz e apresentadora Maria Paula Fidalgo, a Cerimônia de Abertura será transmitida às 20h na plataforma InnSaei.TV, onde encontram-se gratuitamente os 63 títulos programados pelo festival até o dia 14 de dezembro.

Realizada virtualmente, tal como toda a programação do evento, a cerimônia tem entre seus participantes o secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Bartolomeu Rodrigues, os curadores Silvio Tendler e Tania Montoro, a cineasta e gestora cultural Olga Futemma – que recebe a medalha Paulo Emílio Salles Gomes, concedida a grandes contribuintes da memória e pensamento do cinema nacional – e da diretora do filme de abertura, Ana Maria Magalhães.

Magalhães apresenta Já que Ninguém me Tira pra Dançar (doc, 91 min, 2021, RJ), realizado em homenagem à sua amiga pessoal Leila Diniz, filme que fica disponível até o fim do festival. Também às 20h, uma série de filmes estreiam na InnSaei.TV nesta terça, restando disponíveis até o dia 14 de dezembro.

São eles: os nove títulos exibidos pela Mostra Sessentinha, que celebra o melhor da filmografia brasiliense, os dois programas de curtas do Festivalzinho, programação para crianças e adolescentes com curadoria do CINEDUC, e Catadores de História (doc, 75 min, 2016, DF), filme que abre a mostra Brasília, homenageando Tânia Quaresma.

A Mostra Competitiva também tem início nesta terça, mais tarde, às 22h30. Os curtas Ocupagem (Joel Pizzini, doc, 12 min, 2021, SP) e Terra Nova (Diego Bauer, fic, 22 min, 2021, AM) ficam disponíveis das 22h30 do dia 7 até às 22h29 do dia 8 de dezembro. Às 23h30, o longa Alice dos Anjos (Daniel Leite Almeida, fic, 76 min, 2021, BA) é exibido no Canal Brasil e estreia na InnSaei à 1h30 da madrugada, já no 8 de dezembro, ficando disponível até às 22h29 do mesmo dia. Na manhã da quarta (8), às 10h, acompanhamos o debate do filme de abertura, sob a mediação de Denise Lopes.

A programação completa do Festival de Brasília pode ser encontrada no site do festival. Por lá, o usuário salva todos os eventos em sua agenda pessoal no Google e acessa diretamente os filmes na InnSaei. O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro é realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF em parceria com a Associação Amigos do Futuro, e tem apoio do Canal Brasil, InnSaei.TV, Naymovie e CiaRio. Em 2021, a curadoria é assinada por Sílvio Tendler e Tania Montoro.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cinema
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM CINEMA

MAIS LIDAS EM CULTURA