Morre Vivienne Westwood, estilista britânica precursora na moda punk
Ela faleceu aos 81 anos, em sua casa, em Londres. Foi grande defensora de causas sustentáveis no mercado fashion

Faleceu nesta quinta-feira (29), em Londres, a estilista Vivienne Westwood, que teve uma atuação destacada no ativismo ambiental e sustentável no mercado da moda, além de ter sido precursora do estilo punk. Ela faleceu na própria residência de forma pacífica. A notícia foi postada no perfil oficial da estilista, no Instagram.
"Vivienne Westwood morreu hoje, pacificamente e cercada por sua família, em Clapham, no sul de Londres. Vivienne continuou a fazer as coisas que amava, até o último momento, projetando, trabalhando em sua arte, escrevendo seu livro e mudando o mundo para melhor. Ela levou uma vida incrível. Sua inovação e impacto nos últimos 60 anos foram imensos e continuarão no futuro", diz o comunicado em inglês.
VEJA MAIS
"Vivienne se considerava taoísta. Ela escreveu: 'Sistema espiritual do Tao. Nunca houve tanta necessidade do Tao hoje. Tao lhe dá a sensação de que você pertence ao cosmos e dá propósito à sua vida; dá a você um senso de identidade e força para saber que está vivendo a vida que pode viver e, portanto, deveria viver: faça pleno uso de seu caráter e pleno uso de sua vida na terra.' O mundo precisa de pessoas como Vivienne para fazer uma mudança para melhor", continua a postagem.
Vivienne foi reconhecida como uma rebelde da moda. Ganhou fama com a butique e a grife SEX, inaugurada em 1974, em Londres, que consolidou a influência do punk rock e do new wave na moda. Além disso, foi ativista ambiental, participando de protestos nas ruas e também trazendo as manigestações para as passarelas da moda quando apresentava suas novas coleções.
Em 1992, Vivienne foi condecorada com a Ordem do Império Britânico, concedida pela Rainha Elizabeth II.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA