“Casa de Bonecas” vira espetáculo em Belém

O espetáculo trata da vida, aparentemente, perfeita de uma família da classe média norueguesa, no século XIX.

Bruna Lima
fonte

"Casa de Bonecas", do dramaturgo Henrik Ibsen, vira espetáculo com primeira montagem, em Belém, produzido por estudantes da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará. A estreia será nesta quinta-feira (8) com sessões entre 8 a 11 e de 15 a 18 deste mês, sempre de quinta a domingo, às 18h e 20h. Ingressos R$20,00 com meia entrada a R $10,00. Estudantes da Etdufpa e da Fadan não pagam entrada.

Apesar de ser um texto conhecido mundialmente, é a primeira vez que é levado para o teatro em Belém. O espetáculo é resultado do trabalho de professores e alunos da disciplina Criação de Espetáculo I. De acordo com a professora Larissa Latif, que assina a direção ao lado da professora Karine Jansen, desde o início do semestre o trabalho começa a ser elaborado.

"Começamos as primeiras leituras do texto e o estudo das personagens. Em outubro, já na disciplina Criação de Espetáculo I, continuamos o trabalho com a encenação e os ensaios, para que a criação dos personagens se aprofunde e o espetáculo ganhe ritmo e colorido próprios deste grupo de atores, que são alunos do primeiro ano do Curso Técnico em Ator da Escola de Teatro e Dança da UFPA", detalha a professora.

VEJA MAIS

image Teatro paraense reconta história de serial killer no Brasil Império
Espetáculo “Bárbara dos Prazeres- a bruxa do Arco do Telles” estreia neste sábado (3)

image Artistas do Pará estão na equipe de espetáculo que estreia em SP
Profissionais de outros estados da Amazônia também fazem parte do espetáculo

As equipes de cenografia e figurino também são formadas por estudantes da ETDUFPA, dos cursos de Cenografia e Figurino. "Eles também começam o trabalho no início do semestre, criando os projetos de cenografia e de figurino, de acordo com o texto escolhido para a montagem e em diálogo com a direção do espetáculo. A partir de outubro, enquanto os atores ensaiam, os cenógrafos e figurinistas trabalham na construção prática da visualidade", completa a docente.

O espetáculo trata da vida, aparentemente, perfeita de uma família da classe média norueguesa, no século XIX. No decorrer da trama, segredos e tensões ocultas são revelados, levando a um desfecho inesperado. "Pela ousadia, Casa de Bonecas sofreu muitas críticas negativas na Noruega, mas o apoio do movimento feminista, na Alemanha, acabou por reabilitar o texto, que se tornou um marco na dramaturgia mundial e um grande expoente do naturalismo", observa Latif.

Os personagens principais do espetáculo são Nora e Torvald Helmer. Torvald ganha um bom emprego no banco e as expectativas são muito boas para a família. Mas Nora guarda um grande segredo que pode abalar toda a felicidade do casal. A chegada e Cristina Lindt, uma amiga de escola de Nora e a presença inesperada de um homem chamado Niel Krogstad acabam por precipitar as coisas e, além dos segredos, traços ocultos das personalidades de Nora e Torvald acabam por ser também revelados, chegando a um final surpreendente.

Sobre a execução do trabalho em parceria entre docentes e os alunos, Larissa Latif diz que o o resultado é positivo. "É sempre um grande desafio e requer muito empenho e disciplina de todas as pessoas envolvidas. Afinal, são três cursos da ETDUFPA trabalhando juntos, uma equipe grande, dividida pelas funções, mas que deve articular tudo muito bem para que o espetáculo aconteça. É apaixonante também, claro, e a alegria é muito grande quando as portas se abrem e mostramos o nosso trabalho à cidade", pontua.

O dramaturgismo, que é a adaptação do texto original, foi feito por Lennon Bendelak, egresso da Especialização Técnica em Dramaturgia da ETDUFPA.

A orientação de cenografia é de Paulo de Tarso. A orientação de figurino é de Ézia Neves. O elenco é formado pela turma de 2022 do Curso Técnico em Ator. Cenógrafos e assistentes de cenografia: estudantes do Curso Técnico de Cenografia. Figurinistas e Assistentes de figurino: estudantes do Curso Técnico de Figurino da ETDUFPA.

Serviço:

Casa de Bonecas

Sessões: 8 a 11 e de 15 a 18 deste mês

Hora: às 18h e 20h

Ingressos R$20,00 com meia entrada a R $10,00. Estudantes da Etdufpa e da Fadan não pagam entrada.

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA