Bragança sedia pela terceira vez o circuito Sabores do Caeté

A programação inicia nesta sexta-feira (30) em Bragança, com um festival na praça Armando Bordallo, e segue até o final do ano

As delícias culinárias e a criatividade dos restaurantes bragantinos podem ser conferidas na terceira edição do circuito Sabores do Caeté, evento do Sebrae no Pará criado para promover a riqueza da gastronomia do município. A programação inicia nesta sexta-feira (30) em Bragança, com um festival na praça Armando Bordallo e segue até o final do ano nos 11 restaurantes participantes.

Em 2018, 11 restaurantes criaram pratos exclusivamente para o evento, todos enaltecendo os insumos tipicamente bragantinos. Da inovação dos chefs surgiram delícias como a Patapioca com Molho de Açaí, Maniburger, um hambúrguer com recheio de maniçoba, e o Vatapioca de Mariscos.

Caroline Morales, da lanchonete Salgateua, testou a receita de sua tradicional massa, criada por seu pai, com recheios como chouriço bragantino, vinagreira, pernil, açaí e massa de peixe seco e criou um mix de salgados assados e fritos, batizado de Mix Salgateua. “Com o apoio do Sebrae, recebemos consultoria de um chef, que nos ajudou na elaboração e apresentação dos salgados. O resultado ficou maravilhoso e esperamos que todos venham provar”, diz a jovem empresária.

“É a terceira vez que participamos do Circuito e nossa expectativa é tornar nosso estabelecimento ainda mais conhecido e acessível, mostrando que temos produtos para todos os gostos”, explica ela.

Quem for à praça Armando Bordallo nos três dias do festival poderá provar todas as 11 deliciosas criações do Circuito com preços promocionais, curtir várias atrações culturais e levar pra casa o artesanato e produtos da gastronomia bragantina, como a famosa Farinha de Bragança. Os chefs da região também participam na Cozinha Show, mostrando passo a passo das suas receitas para o público. Quem quiser conhecer mais a fundo a origem dos pratos, pode ainda aproveitar a programação de turismo de experiência nos polos produtivos de farinha, cerâmica e cachaça.

Além da feira de exposição de produtos, que estará aberta ao público até dia 2 de dezembro, com entrada franca, o Circuito continua nos restaurantes participantes, que irão servir suas criações para o evento até o final do ano.

Serviço:

III Circuito Gastronômico Sabores do Caeté
De 30 de novembro a 2 de dezembro
Local: Estação Cultural Armando Bordallo, em Bragança
Os pratos do circuito também podem ser degustados nos 11 restaurantes participantes até dia 31 de dezembro

Cultura