'Boiuna' recebe prêmios de Melhor Atriz, Direção e Fotografia em Gramado
A premiação ocorreu na noite desta sexta-feira (22)

O curta-metragem paraense “Boiuna” recebeu três Kikitos de Ouro na 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado, realizada na noite desta sexta-feira (22). O filme havia conquistado nove indicações. O colunista do Grupo Liberal Ismaelino Pinto acompanhou a premiação.
VEJA MAIS
Naieme e Jhanyffer Santos dividiram o prêmio de Melhor Atriz, enquanto Adriana de Faria foi premiada na categoria Melhor Direção e Thiago Pelaes recebeu o Kikito de Melhor Fotografia.
Inspirado em uma lenda amazônica, o curta foi selecionado entre mais de mil inscritos e exibido no Palácio dos Festivais, em Gramado. O filme trouxe uma releitura da Cobra Grande. As filmagens ocorreram em Benevides, Benfica e na Ilha do Combu, com uma equipe composta majoritariamente por profissionais paraenses.
Em entrevista ao Grupo Liberal, a cantora e atriz Naieme comemorou a conquista dos três troféus do curta festival. Ela destacou a importância do reconhecimento para o cinema paraense e agradeceu aos profissionais que contribuíram para sua formação artística. "Uma honra imensa, acho que carimba muito a qualidade do nosso cinema, a cinema embaixo, toda a nossa potência, a nossa representatividade. Estou muito honrada, muito agradecida, porque também como cantora, compositora, receber um prêmio como atriz é muito especial", afirmou.
A diretora Adriana de Faria também falou sobre a premiação, ressaltando o impacto da conquista para o Pará e a valorização do trabalho local. Ela disse que receber os três Kikitos evidencia a competência técnica da equipe e a qualidade dos profissionais envolvidos no projeto. Adriana comentou ainda sobre um episódio durante o tapete vermelho: "Proferiram xingamentos para a gente. Uma pessoa falou que tinha confundido a bandeira com a da Venezuela. Isso mostra não só uma xenofobia, mas um desconhecimento total da realidade brasileira e do Pará. Mas esclarecemos a situação", disse.
Para a atriz Jhanyffer Santos, o prêmio representou uma grande surpresa, já que se tratava de sua primeira experiência profissional na atuação. Ela afirmou que a conquista é motivadora para seguir carreira. "Eu me sinto imensamente feliz. É meu primeiro papel, minha primeira vez atuando. Eu nunca imaginei ganhar um prêmio desse de suma importância. Então é tudo muito novo, estou muito feliz e espero seguir essa carreira e trazer muito mais prêmios para o Pará", declarou.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA