MENU

BUSCA

Bela Portugal: conheça a paraense que está no The Voice Brasil 2022

Em entrevista exclusiva para a Redação Integrada de O Liberal Bela relembrou o percurso e revelou como está se preparando para a próxima etapa do programa

Emanuele Corrêa

A estreia da paraense Bela Portugal no The Voice Brasil 2022 na noite da última quinta-feira, 25, último dia de "audições às cegas" impressionou os jurados e quase virou as quatro cadeiras. A voz doce, mas potente, faz parte do time de Lulu Santos. A cantora agora se prepara para a fase de "Tira teima" e em entrevista exclusiva para a Redação Integrada de O Liberal relembrou o percurso e revelou como está se preparando para a próxima etapa do programa.

Isabela Portugal, 26 anos, é bióloga de formação, mas tem o canto como vocação. Ela conta que a música sempre esteve presente em sua vida, já fez trabalhos solos e em banda, mas canta profissionalmente há dois anos. "Optei por me dedicar ao meu grande sonho que é cantar. Canto profissionalmente há mais ou menos dois anos, mas minha relação com a música é antiga. Sempre gostei de cantar. Desde muito nova já postava vídeos na internet, mas esse processo de me reconhecer como artista é recente", disse.

"Aos 15 anos postei meu primeiro vídeo no YouTube e este alcançou mais de 100 mil visualizações. Era um cover da música 'De janeiro à janeiro', de autoria de Roberta Campos e Nando Reis. Roberta deixou uma mensagem de carinho nos comentários. Além do trabalho solo, também faço parte de um projeto com amigos cantores, o grupo pop vocal Quadraphonic", completou.

Esta não é a primeira vez que Bela tenta ingressar no The Voice. Em 2019 a jovem chegou a passar por algumas seletivas, no entanto, não chegou a pisar no palco, relembrou. "Mesmo assim, eu sabia que não podia desistir. Por isso, durante esses anos busquei me dedicar à profissão buscando melhorar minha performance", pontuou.

Bela se prepara com método que alia a fonoaudiologia e música

A paraense se soma aos 11 candidatos do Time Lulu e para aprimorar a sua performance e mostrar o diferencial dentro do programa buscou o fonoaudiólogo Rodrigo Schumacher 25 anos, para fazer o acompanhamento vocal nesta fase de tira teima. Além de fonoaudiólogo, ele é cantor e professor de canto e há 3 anos aplica o método "Laboratório e Academia da Voz" (LAV), que desenvolveu com exclusividade durante sua especialização. Ele conta que esse método já é usado em alguns artistas de Belém e é o mesmo que Bela Portugal está fazendo. "O LAV é um método que aplico com profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho, com maior ênfase em cantores. Quando comecei a dar aula de canto eu percebia que os alunos tinham algumas dificuldades de ajustes. Também no meu estudo como aluno de canto, percebi que o aluno precisa de algo a mais que pudesse ajudá-lo a desenvolver melhor essa propriocepção", relembrou.

Assim que a cantora retornou da sua estreia no The Voice (a etapa do programa é gravada) começou a sua preparação e Rodrigo explica no que consiste. "Combinação da técnica vocal com a fonoaudiologia (utilizando, inclusive, aparelhos modernos para tratar cada caso). Com a junção consigo otimizar e evoluir a técnica vocal do meu aluno/paciente mais rápido e pontual", seguiu.

Paraense é a mais nova selecionada para o The Voice Brasil; vídeo
A apresentação de Bella Portugal encantou os jurados do programa com a música “No Time to die”, de Billie Eilish

"Na Bella que é uma cantora de alta performance nós aplicamos o protocolo de alta demanda vocal, para uma maratona mesmo, só que vocal, aumentando hipertrofia, prevenindo lesões, fadiga vocal, melhorando alcance de notas e maior tempo de atuação de voz plena", complementou.

Questionado sobre como fará o acompanhamento, além de trabalhar com os feedbacks do técnico dela, Rodrigo diz que também irão trabalhar o repertório. "Realizar um direcionamento especial voltado para o repertório que ela terá que cantar. Cada música tem um desafio, e o método ajuda o cantor a chegar lá de uma forma mais simples e confortável. Sem dúvida, o feedbacks dos jurados será muito importante, afinal estamos falando de um reality show, temos que entregar o que eles querem, mas sempre preservando a identidade vocal e as particularidades de cada cantor", concluiu.

Para quem quiser seguir a cantora Bela Portugal e acompanhar também a sua preparação com Rodrigo Schumacher pode seguir no Instagram as contas: @belaportugal @dr.rodrigoschumacher e @laboratorioeacademiadavoz.

Confira como está sendo a preparação da cantora:


Cultura