Conheça o influenciador que faz sucesso com animações 'Stop Motion' de cenas do BBB 24
Victor Brandão acumula mais de 250 mil seguidores no Instagram e no YouTube com vídeos que surgem a partir da montagem de várias fotos
O influenciador Victor Brandão está fazendo sucesso na internet com vídeos em "Stop Motion" de cenas polêmicas do BBB 24. Para fazer as animações, o artista confecciona bonecos que imitam os confinados no reality e faz uma montagem com várias fotos. Em entrevista exclusiva ao O Liberal, o jovem conta que o processo chega a durar quase sete horas e resulta nas filmagens que estão ganhando as redes sociais.
Entre as criações, Victor já recriou as discussões de Davi com Yasmin Brunet, Leidy e até a cena do tapa de Wanessa Camargo, que resultou na desclassificação da cantora. Este último inclusive é o vídeo, criado pelo influenciador, de maior sucesso sobre o reality. A produção de Victor sobre a polêmica "tamancada" da artista na perna do baiano já acumula mais de 300 mil visualizações e 21 mil curtidas.
Os trabalhos artesanais fazem parte da vida de Victor há bastante tempo. Desde pequeno, ele gostava de criar maquetes e bonecos usando massa de modelar. Por adorar realizar personagens com esses materiais. Em 2019, o brasileiro, natural do Maranhão, se mudou para a Alemanha e recuperou a prática da infância, retornando às criações enquanto aguardava o visto de trabalho sair.
VEJA MAIS
"Comecei a fazer bonecas de personagens da internet que eu gostava muito. Pensei: e se eu fizesse um 'stop-motion' curto, por diversão? A 'mulher pepita' foi a primeira personagem que recriei. Gostava de fazer bonecos de 'memes' que ainda não eram tão conhecidos na época. O hostel da joana foi uma produção autoral que fiz, focada nos memes, com roteiro próprio e cenário que fui produzindo", conta.
Em 2022, por conta da faculdade, o artista precisou pausar o trabalho artesanal com os personagens. Um ano depois, após a família do seu namorado descobrir o trabalho dele, Victor recebeu apoio e conselhos e, então, decidiu retornar ao que tanto amava, mas se adaptando aos conteúdos que viralizavam nas redes sociais, como os vídeos da influenciadora Leandrinha, resultando em mais de 10 milhões de visualizações, e, este ano, o BBB 24.
Quando surgiu a ideia de criar bonecos a partir de memes do Big Brother Brasil, o reality show já tinha iniciado e ele ainda não conseguia decidir qual confinado reproduzir. Em um dia, quando fazia um trabalho da faculdade, Victor viu a repercussão do atrito entre Davi e Wanessa.
"Peguei a boneca que já tinha pré-feita e transformei na Wanessa e no Davi. Trabalhei nesse projeto durante sete horas. Quando acordei descobri que o vídeo tinha viralizado e passado no BBB. Fiquei muito extasiado, porque nasci no Brasil, assistia TV globo desde pequeno e via tudo como algo distante, mesmo tendo muitas inspirações artísticas na emissora. Fiquei em choque".
Processo criativo
Victor já compartilhou com os seguidores os bastidores da criação dos personagens. Para gerar o vídeo final em Stop Motion (movimento parado), o influenciador organiza os bonecos no cenário, faz várias fotos movimentando os personagens aos poucos. No final, ele une todas essas imagens em sequência, gerando uma filmagem que cria a ilusão de movimento devido às diferenças na posição dos objetos.
Em alguns projetos, ele já precisou de, pelo menos, uma semana inteira para criar cenários e bonecos, trabalhando sem parar. Uma das vontades do artista era ser reconhecido por alguém da TV Globo, emissora que ele sempre acompanhou. Após seus vídeos viralizarem, ele inclusive recebeu parabéns pelo trabalho diretamente de Boninho, diretor do reality show e conta que ficou muito feliz.
"Foi um momento que me deixou muito alegre. Eu sou muito fã da Globo. Ainda quero fazer um boneco do Boninho. Quando a gente olha para as conquistas, a gente vê que está no caminho certo. Tinha passado por um período difícil quando fui apoiado pela família do meu namorado, que me acolheu e deu muita força. Consigo transformar as ideias em animações, mas precisei desse amor para desenvolver. Eles me deram no momento importante e na dosagem perfeita", relembra.
(*Juliana Maia, estagiária sob supervisão do Coordenador do Núcleo de Cultura de Oliberal.com, Abílio Dantas)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA