Áurea Martins comemora 80 anos em live com repertório de MPB nesta quarta-feira

A artista trará um apanhado dos mais de 50 anos de carreira, com canções de Lupicínio Rodrigues, Dolores Duran, Dona Ivone Lara, Moacyr Luz e Cartola, entre outros

Redação Integrada

Live Shows

Prestes a completar quatro meses no ar, a série Música #EmCasaComSesc prossegue com novas apresentações, sempre às 19h, no Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo. Nesta quarta-feira (12), a cantora Áurea Martins comemora seus 80 anos com um apanhado de seu repertório

Segue até o dia 29 de agosto, o festival digital “Sdss de um Festival” que reúne 23 artistas da música independente do estado. O evento on-line criado pelo jornalista e produtor cultural Gustavo Aguiar vai celebrar a saudade de um show ao vivo. A cada dia, serão postadas na conta do Instagram do jornalista (@aguiarogus), sessions inéditas enviadas pelos artistas. Todo dia, um vídeo diferente apresentando atrações que são novidade na música de Belém. No line-up estão nomes como Anna Suav, Aeroplano, Liège, Marisa Brito, Blocked Bones, Tangerina, Toussaint e mais. 

O Oi Futuro, em parceria com o Estúdio Toca do Bandido, apresenta o Festival LabSonica, que vai reunir 21 artistas e bandas independentes de 10 estados brasileiros em shows on-line gratuitos, nos dias 14, 15 e 16 de agosto. O público terá a chance de conferir os artistas de música pop, rock, rap e indie, entre outros gêneros, em performances inéditas, apresentadas ao vivo no canal do Oi Futuro no YouTube. O paraense Lucas Estrela está no line-up, e se apresenta no sábado, às 18h. 

A casa de espetáculos Vivo Rio, inicia o projeto “Vivo Rio em Casa”. No dia 15 de agosto, às 18h, a cantora Alcione faz o show on-line de sua turnê “Tijolo por Tijolo”, transmitido direto do local. A apresentação será transmitida pelo Onstage, plataforma criada em parceria com a Eventim Brasil. Os ingressos para assistir a transmissão custam R$ 10, e a venda é feita pelo site.

O sambista Arthur Espíndola comemora seu aniversário em uma live especial, no domingo (16), às 14h30. Transmitido direto da Praia Grande (Mosqueiro), o show terá apresentação do humorista Epaminondas Gustavo, e marca ainda o pré-lançamento do clipe “Falta de Nós”. O show será transmitido pelo canal do artista no YouTube.

Toda quinta-feira do mês de agosto, o Festival Pará Live promoverá um ambiente de show virtual para artistas paraenses. As lives ocorrem nos dias 13, 20 e 27 de agosto, sempre de 19h30 às 22h, nos canais do Youtube e Facebook da Equatorial Energia Pará, patrocinadora do evento. 

Shows presenciais

Nesta quarta-feira, 12, a banda Farofa Tropikal se apresenta nas “Quartas Tropikais” do Espaço Cultural Apoena (Av. Duque de Caxias, 450 - altos). Em formato acústico, Layse e Gabriel Dietrich se apresentam às 20h, com couvert artístico de R$ 5.

Infantil

- O Itaú Cultural passou a oferecer, sempre aos sábados, dentro da programação IC para Crianças, aulas online de teatro, com a professora Thaís Póvoa. A iniciativa se junta as aulas de dança, às quartas-feiras e domingos, ilustração, às terças-feiras e quintas-feiras. Todos os vídeos são postados sempre às 11h nos dias estipulados para cada atividade no site e no YouTube da organização (www.itaucultural.org.br e https://www.youtube.com/user/itaucultural).

A plataforma online Colorindo o Dia, criada pela agência Purple Cow, oferece videoaulas gratuitas de desenho às crianças, com os temas "Play na Criatividade" e "Qualquer Forma é Qualquer coisa", ministrados por artistas parceiros da Faber-Castell. O intuito é disponibilizar conteúdos divertidos e ensinar novas ferramentas para que as crianças consigam inundar a internet com positividade, do jeito que só elas sabem, desenhando.

O Cartoon Network lança atividades digitais para crianças disponíveis no site do canal. A plataforma traz dicas de como as crianças podem se cuidar, inclusive aprender a lavar as mãos; vídeos tutoriais com lições de como desenhar os personagens favoritos; estímulos para se mexer; clipes dos melhores momentos dos shows favoritos; jogos online grátis no CN Games. As crianças podem ainda enviar os próprios desenhos na plataforma cnfanart.com/br/

Nos próximos domingos do mês de agosto (16, 23 e 30), a Viva e Deixe Viver promove Domingueiras de Histórias online especiais. A exibição será feita ao vivo, no canal do YouTube da entidade. A ação contará com a participação dos voluntários Contadores de Histórias que atuam nas regiões de Brasília, Recife, São Paulo, Salvador e Marília.

 

 

Cinema, TV e Espetáculos

De 14 a 28 de agosto, o Itaú Cultural exibe em seu site, um ciclo de filmes da obra do premiado cineasta Eryk Rocha. No total, são cinco produções, incluindo “Transeunte” (2010), “Campo de Jogo” (2015) e “Cinema Novo” (2016). Além delas, também entra em exibição um bate-papo descontraído entre o diretor homenageado e o cineasta Adirley Queirós.

A Sala Cecília Meireles apresenta no dia 15 de agosto, sábado, às 19h, dentro da série Sala Digital, o concerto do Conjunto de Metais da Petrobras Sinfônica, transmitido ao vivo pelo canal YouTube da Sala Cecília Meireles.

A série Teatro #EmCasaComSesc continua. A programação ocorre sempre às segundas, quartas, sextas e domingos, às 21h30, por meio do Youtube e Instagram do Sesc São Paulo. Nesta quarta-feira, 12, Regina Braga parte da sua experiência na peça Um Porto para Elizabeth Bishop

A programação da série Dança #EmCasaComSesc traz nesta semana uma nova apresentação para o público: “Gabinete de Curiosidades”, de Luciane Ramos-Silva, na quinta, 13. A série mostra novos trabalhos todas as terças e quintas, sempre às 21h30, através do YouTube do Sesc São Paulo e da página do Sesc Ao Vivo no Instagram, sempre com um espetáculo ao vivo de dança apresentado direto da casa do artista.

Rindo em Casa surgiu exatamente para suprir estas vontades, e com um plus a mais: para assistir no conforto do sofá. O primeiro festival de humor acontece nos dias 15, 16, 22, 23 e 29 de Agosto, com shows transmitidos ao vivo e online pela plataforma do Youtube.

Até 16 de agosto, a exposição Design na Quarentena, de Selma Montenegro, pode ser visitada no salão de exposições do Espaço São José Liberto. O local está aberta de terça a domingo, das 10h às 16h. A entrada é franca.

Colares de Selma Montenegro são marcados por formas geométricas. (Divulgação / Renata Cunha)

O Theatro Municipal de São Paulo, ligado à Secretaria Municipal de Cultura, disponibiliza na internet mais um espetáculo de seu acervo. A transmissão de O Sagrado e o Profano ficará disponível por um mês para o público ver e rever quando quiser, de graça e sem necessidade de cadastro.

O filme Mãezinha, terceira parte da Trilogia do Afeto, criado pelo cineasta Jean Mendonça como uma forma de reflexão sobre o difícil período de isolamento que a humanidade passa por conta da pandemia da Covid-19, fica em cartaz durante todo o mês de agosto, no canal da Cia Banquete Cultural, no YouTube.

Além das lives, o SescTV acaba de lançar uma série de documentários dedicados ao teatro: Cena Inquieta, com curadoria de Silvana Garcia e direção de Toni Venturi. A série é uma abrangente cartografia sobre a nova geração do teatro de grupo produzido no Brasil. Composta por 26 documentários de 55 minutos cada, o trabalho mapeou os mais importantes coletivos teatrais de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife.

O Itaú Cultural apresenta em seu site uma programação cinematográfica que retrata desafios provocado pela velhice na vida das pessoas. Inspirada em personagens que sentem na própria pele as adversidades do processo de envelhecimento, como a perda de entes queridos, abandono por parte da família e as barreiras enfrentadas no mercado de trabalho, a mostra Poética da Velhice exibe cinco filmes, entre curtas-metragens e longas-metragens.  As produções A Volta para minha casa, Acúmulo, Submarino, Pela Janela e Girimunho ficam disponíveis até o dia 17 de agosto no site.

O Cine CPFL retoma com a Mostra Cinema e Reflexão, em versão digital. A programação, disponível até 31 de agosto, reúne filmes aclamados pela crítica, além de dois debates com cineastas de longas apresentados na mostra. Os filmes ficarão hospedados na Looke, serviço de streaming brasileiro.

A Casa Guilherme de Almeida e a Casa Mário de Andrade mantêm a programação de cursos e palestras online gratuitas em agosto. André Graciotti, Alexandre Matias, Donny Correia e Lufe Steffen são os especialistas à frente da coordenação das atividades voltadas ao cinema, como os cursos O fim do futuro e Kleber Mendonça em foco; e a palestra Poesia Arlequinal na Pauliceia Desvairada.

Durante o mês de agosto, ocorre o 1º Festival de Teatro Online em Tempo Real do Rio de Janeiro. A mostra competitiva, promovida pela Cia Banquete Cultural, conta com 10 apresentações de teatro online em tempo real. Até o dia 15 de agosto, sempre aos sábado e domingos, serão apresentados ao vivo pela plataforma Zoom, os trabalhos dos artistas e coletivos teatrais selecionados. A participação é gratuita e os interessados em assistir ao vivo, devem enviar um e-mail para banqueteculturalproducoes@gmail.com. Já na segunda quinzena de agosto, de 16 a 30, os vídeos gravados das apresentações feitas em tempo real pelo Zoom serão exibidos pelo YouTube, no canal da Cia Banquete Cultural.

Até o dia 23 de agosto, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) apresenta a 2ª Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo, com filmes inéditos, palestra, debate e workshop on line e gratuitos pelo link: http://www.cinemaegipcio.com. Entre os destaques da mostra estão: o longa de terror “O elefante azul 2” (2019), de Marwan Hamed, o maior sucesso de bilheteria do cinema egípcio; os documentários “Joana d'Arc Egípcia” (2016), de Iman Kamel, e “Eu Tenho uma Foto”, de Mohamed Zedan; e a comédia “Como um palito de fósforo” (2014), de Hussein Al Imam.

A programação de cinema do #EmCasaComSesc disponibiliza gratuitamente cinco novos filmes em seu catálogo. O Sesc Digital disponibiliza a ficção Kapò – Uma História do Holocausto, do diretor italiano Gillo Pontecorvo; além do longa E Então Nós Dançamos, do sueco Levan Akin; a ficção Quase Samba, de Ricardo Targino  e a animação nacional infantil Peixonauta - Agende Secreto da O.S.T.R.A, de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo. 

O Oi Futuro lançou o Acervo Online MUSEHUM – Museu das Comunicações e Humanidades, plataforma digital que expõe mais de 3.800 itens inéditos de sua coleção, entre fotografias históricas, objetos e documentos. O museu pode ser acessado em oifuturo.org.br. Além disso, o OI FUTURO está exibindo online e gratuitamente quatro novos espetáculos teatrais até o dia 31 de agosto: "2500 por hora"; "A Paz Perpétua"; "SIRI" e "KRUM". As peças estiveram em cartaz no Centro Cultural Oi Futuro, com sucesso de público.

Distribuidores e exibidores de cinema se unem para disponibilizar filmes inéditos toda quinta-feira, por meio da plataforma cinemavirtual.com.br. Cada sessão custa R$ 24,90 e vale por 72 horas. Os filmes podem ser assistidos em até três plataformas diferentes, entre celular, TV, computador, tablet. O objetivo é manter 10 filmes disponíveis.

O Festival Varilux Em Casa disponibiliza gratuitamente uma seleção de 50 filmes, de edições anteriores do Festival Varilux de Cinema Francês. Com diversidade de títulos e gêneros, o festival vai até o dia 27 de agosto. Há comédias (Amor à Segunda Vista), dramas (A Viagem de Fanny), filmes históricos (A Revolução em Paris; Cyrano mon Amour) e thrillers (Carnívoras). E ainda estão disponíveis seis longas de animação dublados ou legendados para as crianças assistirem sozinhas ou com a família: Abril e o Mundo Extraordinário; A Raposa Má; O Menino da Floresta; Asterix e o Domínio de Deuses; Asterix e a Poção Mágica e Um Gato em Paris. Para ver os filmes basta acessar o link: www.festivalvariluxemcasa.com.br e fazer um cadastro simples.

Literatura

A atriz Maitê Proença será a convidada do ator e roteirista Cacau Hygino para a Live Conectados, nesta quarta-feira (12), às 19h, no perfil da @ubookapp no Instagram. Em um bate-papo descontraído, ela vai falar da carreira como atriz e também da vivência como escritora. Inclusive, Maitê aproveitará para comentar sobre a chegada à plataforma da Ubook do audiolivro "Uma vida inventada", narrado pela própria e com participação da também atriz Irene Ravache. O livro original teve sua primeira edição em 2015.

A Editora Mundo Cristão disponibiliza 18 audiolivros gratuitos no Deezer e Spotify: o best-seller de Gary Chapman, "As cinco linguagens do amor", "Novo Testamento" com texto da Nova Versão Transformadora (NVT); "O evangelho maltrapilho", "O anseio furioso de Deus", "O Peregrino", "Cristianismo descomplicado", "Louco Amor", "Ortodoxia", "Decepcionado com Deus", "Perdão Total", "O Deus que abre portas", "Jesus Copy", "Família indestrutível", "Formigas", "Discipulado", "Confissões", "Na jornada com Cristo" e "O impostor que vive em mim".

Antônio Fagundes e outros artistas narram histórias para crianças na Associação Viva e Deixe Viver, organização sem fins lucrativos que atua com voluntários contadores de histórias em 86 hospitais do País. O Tigre que queria voar", de Pedro Coutinho Neto e outras histórias, podem ser ouvidas no Bisbilhoteca Viva.

Arte e Cultura

A mostra fotográfica “Em casa com o papai”, aberta no Castanheira Shopping até 15 de agosto, revela que a ameaça da pandemia do coronavírus também serviu para aproximar os membros da família, que passaram a conviver mais tempo juntos. 

O Itaú Cultural deu início à quarta e última temporada da versão online da série Camarim em Cena, colocando no ar em seu site, o encontro com a atriz Laura Cardoso. Esta temporada final do programa – que reúne conversas realizadas com personalidades das artes sobre sua preparação antes de entrar em cena – contará, ao longo do mês de agosto, com os encontros com o ator Fernando Sampaio, a atriz, diretora e dramaturga Grace Passô, o diretor José Celso Martinez Corrêa e a atriz Andrea Beltrão, que encerra a série.

Andreá Beltrão é uma das artistas convidadas do 'Camarim em Cena' (Divulgação)

Em celebração ao Mês Internacional da Fotografia, a Galeria Leme reapresenta uma conversa em que o fotógrafo Luiz Braga apresenta algumas de suas fotografias e comenta como foi a produção de cada uma delas e recepção pelo público. Em seu ateliê, Luiz Braga revisita uma série de obras que compõem sua trajetória como fotógrafo que foca na paisagem e vida amazônica, com foco especial na apreensão da vida cotidiana e simbólica de seus habitantes. O vídeo está disponível no canal da galeria do YouTube

Está aberta a exposição inédita do artista J. Carlos, com 84 de seus desenhos. “J.Carlos – Além do Tempo”, inaugurada pela Danielian Galeria com um tour virtual em 3D. Junto com o tour virtual, estará disponível gratuitamente no site da galeria o PDF do belo livro-catálogo da exposição, de 80 páginas.

A 18ª edição do festival internacional de dança contemporânea Dança em Trânsito ganha, em tempos de quarentena, sua primeira edição virtual e integralmente gratuita. De 15 a 22 de agosto, bailarinos, companhias de dança, coreógrafos, professores, estudantes e críticos de 68 cidades espalhadas por 18 países. Os solos serão apresentados em 16/8, às 17h; 17/8, às 14h e 19h; 20 e 21/8, às 17h, e no dia 22/8, às 11h. Programação completa e inscrições: dancaemtransitoonline.com

Nos próximos dias 14,15 e 16 de agosto, será realizado o evento Geek Nation Livestream. Na programação, os amantes de filmes e séries, jogos e cultura oriental poderão curtir diversas atrações do segmento, de forma gratuita e virtual. A transmissão ocorre nos canais da Geek Nation (Youtube, Twitter, Instagram, Tik Tok).

Editais e Concursos

O Banco da Amazônia vai abriu inscrições para três editais de seleção de projetos para 2021. Os Editais são: de Chamada Pública Lei de Incentivo à Cultura, de Pautas do Espaço Cultural, também denominado “Prêmio Banco da Amazônia de Artes Visuais” e o de Patrocínios 2021. As inscrições vão até 20 de setembro pelo email edital.patrocinios@bancoamazonia.com.br

O Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema recebe, até 8 de setembro de 2020, as inscrições para as mostras competitivas Ibero-americana de Longa-metragem e Brasileira de Curta-metragem da 30ª edição. Realizado anualmente de forma ininterrupta desde 1991, o Cine Ceará comemora três décadas neste ano e acontece de 28 de novembro a 4 de dezembro, em novo formato, presencial e virtual. As inscrições são gratuitas. Para participar, os interessados devem acessar o website www.cineceara.com, onde estão disponíveis o formulário de inscrição online e o regulamento.

O Red Bull BC One, famosa competição de breaking 1x1 do mundo, anuncia as datas para o programa de suas batalhas online chamado Red Bull BC One E-Battle. Os participantes podem acessar o site www.redbullbcone.com e enviar seus vídeos dançando para entrar da disputa. Este ano, o prêmio para os ganhadores é inédito: uma vaga na final mundial, que será realizada em 2021, em local a ser definido. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 31 de agosto.

Até o dia 30 de agosto, estão as inscrições para a 28° edição do Festival Mix Brasil da Cultura da Diversidade, considerado o maior evento cultural com foco em filmes relacionados com a sexualidade em suas diversas formas de expressão da América Latina. As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://bit.ly/mixbrasil2020. Em 2020, a programação ocorre de 11 a 22 de novembro.

O Sindtifes lança o edital do II Prêmio de Literatura. O sindicato segue no intuito de incentivar a verve literária dos técnicos-administrativos sindicalizados da UFPA, Ufra, Ufopa e Unifesspa. Poderão participar todos os técnico-administrativos da UFPA, Ufra, Ufopa e Unifesspa, Fadesp e EBSERH, devidamente sindicalizados; com trabalhos escritos em língua portuguesa. As inscrições vão até 31 de agosto, pelo site da instituição.

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM CULTURA