CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Artesanato do Pará será exposto no Rio de Janeiro

Cariocas poderão conferir os cheiros do Pará, gastronomia, carimbó, cerâmica e pratos típicos com tema do Círio de Nazaré.

Enize Vidigal O Liberal
fonte

O artesanato do Pará com a temática do Círio de Nazaré será exposto no Rio de Janeiro, a partir do próximo sábado, 2, até 30 de outubro, na uma sala do Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB). A exposição gratuita “Círio de Cores e Sabores” reúne objetos decorativos e utilitários típicos da região, confeccionados em cerâmica, fibras vegetais, cuias, tecidos, madeira, miriti e outros materiais. O objetivo é promover e estimular a comercialização do artesanato paraense. A abertura oficial será nesta sexta-feira, 1º, às 17 horas, com transmissão pelo canal oficial do CRABno Youtube.

O artesão de Icoaraci, Jessé dos Santos Mendes, de 54 anos, é um dos 25 artesãos que enviaram peças à mostra. Há 45 anos ele trabalha com cerâmica de design marajoara, como vasos e pratos decorativos. “É ótimo pra mim, é uma forma de divulgação e de reconhecimento, mas não só do meu trabalho, porque a cerâmica é feita por uma equipe, são nove etapas para chegar ao ponto de venda. Quando levo uma peça para exposição estou representando também os artesãos de Icoaraci”, comemora.

image Cerâmica (Divulgação)

Já o artesão Jefferson Cruz trabalha há 19 anos com miniaturas confeccionadas em arame, tecido e miriti com temas folclóricos. “Ali estou representando a cultura regional, o cotidiano paraense, destacando o açaí, as comidas típicas, as danças folclóricos e a procissão do Círio”, explica. “Criei várias peças representando o nosso Círio, como o promesseiro da corda, o pagador de promessa de joelhos, a berlinda e os carros de promessas. É importante (a exposição) divulgar a nossa religiosidade, cultura, arte e diversidade e sempre levantar o nome do nosso Pará”.

Na entrada da mostra, haverá a instalação “Mandingas do Veropa” com os Cheiros do Pará feitos com a mistura de ervas amazônicas para atrair bons fluidos. Os visitantes serão recebidos com uma roda de carimbó e a representação da Festa da Chiquita com o grupo carioca Letto e o Baile Norteado, que têm integrantes paraenses.

image Barco de miriti (Divulgação)

A gastronomia paraense será representada em uma mesa cenográfica do tradicional almoço do Círio, com pato no tucupi, maniçoba e arroz paraense. A mesa também apresentará os ‘sousplats’ de fibra de tucumã confeccionados pelos indígenas Arapiuns, de Santarém; pratos de cerâmica de Icoaraci; panelas de cerâmica refratária elaborados nas localidades de São Mateus e Vila que Era, de Bragança; porta guardanapo de miriti, de Abaetetuba. Haverá degustação de pratos típicos preparados pelo paraense Claudomiro Maués, o chef Bola.

Os visitantes devem agendar pelo link https://bit.ly/VisiteOCRAB e terão que cumprir protocolos de segurança sanitária, inclusive, apresentar a carteira de vacinação. A mostra ficará aberta de terça-feira a sábado, das 10 às 17 horas. A comercialização das peças será feita diretamente com os artesãos, por meio da plataforma amazoniamarket.com.br e a retirada dos objetos será no CRAB, ao final da mostra.

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA